Voluntários para pesquisas na USP – novembro/ dezembro

A Universidade de São Paulo convida voluntários para participarem de suas pesquisas. Com supervisão de professores, elas buscam pessoas com diversas características e condições, como fumantes, depressivos, hipertensos etc. A intenção é ampliar o conhecimento científico acerca daquele sintoma e melhorar o tratamento para os pacientes.

Confira abaixo a lista dessas pesquisas vigentes neste final de ano. Entre em contato (clicando no link indicado) para verificar o processo para efetuar sua inscrição.

Centro de Pesquisa Aplicada em Bem-Estar e Comportamento Humano

Cheiros te trazem memórias? Responda pesquisa da USP sobre o assunto

Estudo quer identificar as memórias olfativas da população brasileira; questionário está disponível on-line.

Escola de Educação Física e Esporte

Cafeína e desempenho esportivo

Público-alvo: Homens de 18-40 anos; Não serem fumantes; Fisicamente ativos; Baixo consumo regular de cafeína- quantidades menores ou iguais a 150mg de cafeína/dia (+- 125 ml de café filtrado/dia); Não apresentar complicações cardiovasculares e/ou metabólicas; Não apresentar complicações renais.

Atividades desenvolvidas: Avaliação da capacidade física (VO2MAX); Avaliação da composição corporal PADRÂO OURO (Pletismografia); Avaliação e retirada de possíveis duvidas nutricionais durante participação do estudo; Certificado com 12 horas complementares para graduandos.

Treinamento de força e perfil poligênico

Requisitos: Homens entre 18-40 anos; Não estejam praticando musculação.

Procedimentos: Treinamento de Musculação por 8 semanas; Avaliação da composição corporal; Aconselhamento Nutricional; Avaliação de Força e Hipertrofia muscular.

Contato: (11) 9 9984-9016

Efeitos do treinamento físico em idosos hipertensos

Público-alvo: Homens e Mulheres com  hipertensão arterial diagnosticada e mais de 59 anos.

Característica da coleta: Participação gratuita em programa de treinamento físico durante 10 semanas (3 sessões por semana); Avaliação da capacidade física; Realização de exames para avaliação da saúde cardiovascular (medida de pressão arterial e eletrocardiograma).

Contato: Leandro Brito – (11) 971393962 ou 3091-8792

Luan Azevêdo – (79) 9938-6522

Efeitos do treinamento de força na hipertensão arterial

Público-alvo: Homens (30 a 65 anos) com diagnóstico de hipertensão arterial

Característica da coleta: Participação gratuita em programa de treinamento físico durante 10 semanas (3 sessões por semana);  Avaliação da capacidade física (força muscular e aptidão cardiorrespiratória).

Realização de exames para avaliação da saúde cardiovascular.

Contato: Rafael Fecchio – (11) 9 9181-4040

Julio Sousa – (11) 9 8238-3041

Faculdade de Medicina

Quem tem mais de 50 anos pode participar de estudo sobre acesso à saúde

Quem tem mais de 50 anos e mora no Brasil pode participar de um estudo do Serviço de Geriatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. A pesquisa vai avaliar possíveis barreiras de acesso à saúde no País e propor medidas para melhorar o sistema de saúde, e, assim, auxiliar na estruturação de um modelo capaz de cuidar daqueles que estão envelhecendo.

Mais informações: clique aqui.

Mulheres com hipertensão e artrite podem participar de estudo da USP

Voluntárias passarão por avaliação física e farão exames gratuitamente, em São Paulo; pesquisa vai avaliar os efeitos de uma sessão de exercício.

Instituto de Psiquiatria da USP busca pessoas com transtorno bipolar

Os voluntários selecionados terão acompanhamento médico-psicológico por seis meses.

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

Gosta de jogos on-line? Pesquisa da USP precisa de voluntários

Participação é com preenchimento de um questionário; os interessados podem ser “gamers” que jogam casualmente ou de forma profissional.

Faculdade de Odontologia

Pessoas com câncer podem fazer tratamento odontológico na USP

O Laboratório Especial de Laser em Odontologia (Lelo) da Faculdade de Odontologia (FO) da USP em São Paulo seleciona pacientes oncológicos para participar de pesquisa.

Contato: (11) 3091-7645/8455.

Mais informações: clique aqui.

Pessoas com implantes dentários doentes podem fazer tratamento na USP

Está com problemas em seu implante dentário? Um projeto de pesquisa da Faculdade de Odontologia (FO) da USP, em São Paulo, estudará a ação do tratamento contra a peri-implantite, doença que atinge a área ao redor dos implantes. A peri-implantite é uma doença que atinge os implantes osseointegrados – integrados ao osso – provocando a perda óssea e até mesmo do implante.

Os interessados devem entrar em contato através do Whatsapp (11) 94528-3581 ou pela página no Facebook, Projeto Peri-Implantite da FOUSP.

Mais informações, clique aqui.

Seleção de voluntários com parestesia para pesquisa clínica

Pacientes com parestesia (perda de sensibilidade/ sensação de anestesia) em língua, pós cirurgia de extração do dente de siso.

Laserterapia para pacientes oncológicos

Prevenção/ tratamento de mucosite e sensação de boca seca com efeito na cicatrização, alívio da dor e aumento da produção de saliva.

Instituto de Biociências

É mãe de bebês gêmeos ou trigêmeos? Participe de estudo da USP sobre microbiota

O Projeto Microbioma Humano, desenvolvido no Centro de Pesquisas em Genoma Humano e Células-Tronco da USP, em São Paulo, está recrutando voluntários na capital paulista.

Instituto de Psicologia

Cães voluntários podem ajudar em pesquisa da USP

Pesquisadoras do Laboratório de Cães do Instituto de Psicologia (IP) da USP, em São Paulo, estão realizando um estudo para avaliar como os cães reagem diante de uma pessoa precisando de ajuda.