Criar o Prêmio Destaque Alumni USP está entre as metas da nova coordenadora do Programa Alumni

Com larga experiência em gestão e comunicação institucional, a nova coordenadora do Programa Alumni, professora Maria Helena Palucci Marziale, também tem como meta alcançar 100 mil egressos cadastrados em 100 dias

Profa. Dra. Maria Helena Palucci Marziale. Foto: acervo pessoal.

Graduada em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP), especialista em Administração Hospitalar, especialista em Enfermagem do Trabalho, mestre e doutora em Ciências nas áreas de Psicobiologia e Enfermagem, respectivamente, a professora Maria Helena possui uma extensa lista de experiências acadêmicas na divulgação do conhecimento científico e em gestão, sendo pesquisadora 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, líder de núcleo de pesquisa  da USP e coordenadora de Rede internacional de pesquisa na área de Saúde Ocupacional. Atualmente, é coordenadora da Coleção de revistas REV@ENF/ SciELO/ Biblioteca Virtual de Saúde – Enfermagem,  presidente do Conselho Diretor da Revista Latino-Americana de Enfermagem, editora associada da Revista Brasileira de Saúde Ocupacional – FUNDACENTRO e da Revista NURE Investigación, além de ser membro do Conselho Universitário da USP, do Conselho Gestor do Campus USP de Ribeirão Preto, do Conselho Gestor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, do Conselho Gestor do Hospital Estadual de Ribeirão Preto e do Conselho Gestor do Centro de Referência da Saúde da Mulher de Ribeirão Preto – MATER.

Em um bate-papo com a Plataforma Alumni USP, a professora Maria Helena falou sobre suas metas e objetivos frente à coordenação do programa Alumni USP. 

Como surgiu o convite de assumir a coordenação do Alumni USP?

Maria Helena (MH) – Julgo que a minha vivência em questões relacionadas à gestão universitária, assumindo lideranças em comissões e colegiados, chefia de Departamentos e na Direção da EERP, e em atividades relacionadas à difusão de conhecimento científico e interação com a sociedade por meio do network ao longo das últimas três décadas como docente da USP foram características consideradas adequadas pelo professor Carlos Gilberto Carlotti Júnior para me convidar para assumir a coordenação do Alumni USP.  Me senti muito honrada com o convite e o aceitei com o compromisso de fazer o meu melhor em conjunto com os membros do Conselho Executivo, com a coordenação da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) e com o apoio da equipe do escritório Alumni para  manter a qualidade e ampliar as ações deste importante programa da USP.

Na sua opinião, qual a importância do Alumni USP para a USP e suas Unidades?

MH – O Programa Alumni USP é de extrema importância para a Universidade e para as Unidades, pois ele é um instrumento de gestão usado para melhorar o relacionamento entre a USP e seus diplomados por meio de uma rede de contato profissional e de interação com os seus ex-alunos diplomados na graduação e na pós-graduação (mestrado e doutorado), reconectando os antigos estudantes com os seus colegas de turma e os fazendo “pertencer” novamente à USP. Ao ser um Alumni USP, esse egresso tem uma série de benefícios e oportunidades, como ofertas de emprego, descontos e vantagens em vários setores, além da possibilidade de educação continuada e de estar em contato (por meio de newsletters, post nas redes sociais e informes na plataforma) com o que acontece na universidade e sobre atividades de ensino, pesquisa e extensão que estão sendo realizadas na comunidade, além de ter um e-mail alumni.usp.br.

Esse relacionamento com o ex-aluno diplomado é uma responsabilidade social da Universidade e serve como vitrine para as contribuições que a Instituição faz para a sociedade com a finalidade de ampliar essa interação e visibilidade.  Os diplomados colaboram com o feedback de quanto o ensino da USP está alinhado às exigências do mercado de trabalho e isso ocorre por respostas a questionários específicos, como os disponíveis no momento para os diplomados da graduação e pós-graduação. Esse retorno, agregado a análises do número de diplomados cadastrados, oferece subsídios para que os gestores das Unidades possam planejar ajustes quando necessário. 

Quais as metas frente a coordenação do Alumni USP?

MH Meta 1. Recompor e ampliar a Equipe de Trabalho para ampliar as ações do escritório Alumni USP.

M2. Atualizar e ampliar as potencialidades da plataforma Alumni USP. 

Rever e ajustar as funcionalidades da plataforma (usabilidade, extração e análise de informações). 

M3. Ampliar o cadastro de egressos na plataforma.

Atingir o total de 100 mil diplomados cadastrados na plataforma nos 100 primeiros dias de gestão à frente do Programa Alumni e aumentar em 20% o número de egressos cadastrados/ano. Para isso, planejo criar atrativos para obter novos egressos cadastrados na plataforma por meio da realização das seguintes ações: 

– Ampliar o número de ofertas de trabalho no balcão de oportunidades, incluindo também as oportunidades de vagas de emprego da USP;

– Realizar campanhas com as Associações de ex-alunos de diferentes áreas do conhecimento buscando a adesão de egressos e lideranças sênior, além de criar a Galeria de Turmas com disponibilização de fotos e um texto descritivo com destaques de interesse dos egressos, da Universidade e da sociedade;

– Estimular a maior participação dos egressos nas enquetes de interesse das Pró-reitorias de Graduação e da Pós-Graduação por meio da divulgação de seus resultados nos meios de comunicação utilizados pela Plataforma Alumni;

– Investir no marketing digital do site e das redes sociais para aumentar o número de seguidores, visando o aumento de egressos cadastrados na plataforma Alumni (20% de aumento de seguidores/ano no Facebook e no Instagram, além de criar uma conta Twitter Alumni USP).

M4. Ampliar a interação com os egressos Alumni USP e com a sociedade.

As seguintes ações serão desenvolvidas:

– Criar o Prêmio Destaque Alumni USP, como reconhecimento e homenagem a egressos USP que se destacam em diferentes áreas por suas marcantes contribuições e impactos no desenvolvimento humano, na melhoria da qualidade de vida das pessoas, no desenvolvimento sustentável do planeta e no ecossistema de inovação e empreendedorismo. A premiação ocorrerá anualmente em cerimônia que contará com a presença de autoridades acadêmicas e convidados ilustres;

– Criar o Fórum Científico Internacional Alumni USP com a participação de egressos USP como palestrantes. O tema abordado pelo evento será definido anualmente;

– Estimular as unidades a criar, em parceria com o Programa Alumni, cursos de aperfeiçoamento ou difusão para o oferecimento de educação continuada para egressos Alumni USP;

– Oferecer o Prêmio Alumni USP para egressos vencedores da Volta USP de atletismo.

M5. Ampliar os dados divulgados pela plataforma Alumni USP e a parceria com Pró-reitorias, Superintendências, Escritórios e Unidades.

Ampliar a divulgação de informações registradas na plataforma em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados em vigor (LGPD – lei 13.709) por meio das seguintes ações:  

– Divulgar experiências acadêmicas internacionais realizadas pelos Alumni durante a graduação extraídas do Sistema do Júpiter;

– Divulgar um relatório semestral por Unidade com dados analíticos sobre usuários Alumni USP;

– Divulgar 8 Newsletters/ano;

–  Ampliar parcerias com Pró-reitorias, Superintendências, Escritórios e Unidades; 

– Colaborar com parceiros na divulgação de ações desenvolvidas para captação de recursos, por exemplo, a campanha em prol do Novo Museu do Ipiranga.

M6. Acompanhar e avaliar a Plataforma Alumni USP e dar ciência dos resultados e das propostas para a reitoria e ao Conselho Universitário

Apresentar um relatório semestral.

Como nova coordenadora do programa Alumni, o que a senhora espera trazer de novo para esta gestão?

MH – Eu espero fortalecer a parceria existente entre o Escritório Alumni USP e a STI e ampliar a interlocução do escritório com as Pró-reitorias e Unidades por meio de uma gestão participativa visando o estímulo à cultura de pertencimento à USP e por meio da sistematização do cadastro de diplomados na plataforma Alumni USP com a finalidade de manter os egressos na rede de contato com a Universidade e com os colegas de turma. 

Eu também pretendo, com a colaboração da STI,  proporcionar uma ampliação da oferta de informações e oportunidades apresentadas na plataforma Alumni USP, como a disponibilização da informação sobre vagas de emprego da USP, dados de internacionalização do egresso enquanto graduando e disponibilizar com maior frequência dados analíticos numéricos dos diplomados para as Unidades, respeitando as diretivas da LGPD, para que possam ser utilizados em avaliações do ensino, em relatórios de gestão, em relatórios enviados à CAPES, em relatórios dos Projetos Acadêmicos das unidades e dos departamentos, entre outros. 

Além disso, eu destaco o oferecimento de oportunidades para maior participação de dirigentes, docentes e estudantes de pós-graduação diplomados na graduação da USP e representantes de ex-alunos no planejamento e desenvolvimento de ações do Escritório Alumni por meio da criação de grupos de trabalho (GT) para a elaboração e realização do Fórum Científico Internacional Alumni USP e para o Prêmio Destaque Alumni USP dentre outras atividades inseridas no plano de trabalho do biênio 2022-2023. 

Qual o contato que a senhora já teve com a plataforma e como a utilizou enquanto esteve à frente da Diretoria da EERP?  

MH – Eu utilizo as informações sobre o número de diplomados da Unidade cadastrados na Plataforma Alumni USP, tanto da graduação quanto dos programas de mestrado e doutorado oferecidos pela Instituição, na confecção de relatórios de gestão e publicações de notícias. No entanto, ainda não tivemos a oportunidade de receber relatórios analíticos e comparativos mais abrangentes, os quais certamente oferecerão maiores subsídios para avaliações dos cursos, elaboração do relatório do projeto acadêmico da Unidade e do relatório Sucupira/CAPES. Por isso, acreditamos que as funcionalidades a serem empregadas à plataforma oferecerão maior variedade de dados para serem utilizados pelas unidades.