Confira abaixo as perguntas mais frequentes

Recebi a mensagem que vou perder meu e-mail@usp. Como faço para obter outro?
Para ter um novo e-mail @alumni.usp.br é necessário ter titulado em qualquer Unidade da USP nos cursos de graduação e/ou pós-graduação (strictu sensu). Reative o seu vínculo com a USP se cadastrando na Plataforma Alumni (www.alumni.usp.br) Clique em “Entrar” e preencha seus dados exatamente como solicitado. Após preencher suas informações, basta acessar a ferramenta de e-mail e criar seu endereço.
Qual ex-aluno é aceito na Plataforma Alumni?
São aceitos somente alunos graduados e pós-graduados (mestrado ou doutorado – strictu sensu).
Como preencher corretamente o cadastro na Plataforma Alumni?
Durante o preenchimento de seus dados no cadastro da plataforma Alumni, não utilizar todas as letras maiúsculas, não abreviar seu nome e nem o nome de sua mãe.  Utilize seu nome como foi cadastrado quando fez o curso. Se não era casado(a), por exemplo, utilize o nome de solteiro(a). Insira apenas seu RG ou apenas seu CPF. Ao inserir os dois dados, é possível haver conflito na validação em alguns casos.
Recebi a mensagem que meu cadastro foi para “validação manual”
Se você receber a mensagem que seu cadastro foi para a “validação manual”, significa que as informações que você cadastrou na Plataforma Alumni, não estão iguais ao seu cadastro na Unidade onde se formou. Esse processo de validação manual demora alguns dias, para a sua própria segurança.
Minha senha expirou. Como devo proceder?
Entre no site da Plataforma Alumni e clique na opção “esqueceu sua senha” e solicite uma nova.
Estou inserindo meu e-mail @alumni como login e não consigo entrar na plataforma.
O login na Plataforma Alumni deve ser feito com seu e-mail pessoal (gmail, hotmail, yahoo, etc.), o mesmo que inseriu no momento do cadastro.
Estou cadastrado(a) mas não consigo mais acessar a Plataforma Alumni, pois não acesso mais o endereço de e-mail pessoal que utilizei no cadastro. Como devo proceder?
Realize o seu cadastro novamente na Plataforma Alumni. Uma vez já cadastrado(a), suas informações serão recuperadas.
O que é a senha única?
Trata-se de uma senha diferente daquela usada para acessar a plataforma. Ela é utilizada para acessar o e-mail @alumni.usp.br e precisa ser solicitada pelo usuário aqui.
Não estou conseguindo cadastrar minha senha única
A plataforma necessita de um período de 48hs, a partir do primeiro acesso, para atualizar seus dados no sistema. Caso o problema persista, nos envie um print screen por e-mail.
Não estou conseguindo criar um e-mail na Plataforma Alumni.
Assim que selecionar a opção de que quer utilizar o e-mail Alumni, dentro da Plataforma Alumni, deve-se aguardar 48h. Esse é o tempo que o sistema leva para atualizar seu e-mail alternativo pelo utilizado no cadastro do Alumni. Após este período será possível dar andamento à criação do novo endereço.
Como posso acessar o meu e-mail?
Para acessar o e-mail basta entrar pelo endereço email.usp.br. Insira como login o seu e-mail @alumni.usp.br e senha única.
Informações sobre Configuração de VPN
Para configuração de VPN, acesse este link e siga o tutorial disponível para o seu sistema operacional.
Como acessar o acervo online?
Se você já obteve a senha única, já instalou o VPN e está ativo, basta acessar o Dedalus, Portal de Busca Integrada ou Portal CAPES para pesquisar artigos. Para maiores orientações sobre bases de dados, entre em contato com o bibliotecário da sua unidade ou acesse abcd.usp.br
Não consigo acessar meu diploma virtual
Apenas diplomas emitidos a partir de 2013 (Graduação) e 2014 (Pós-Graduação) possuem versão virtual. Para obtenção de diplomas anteriores a este período, entre em contato com a secretaria da sua unidade. Caso atenda aos requisitos acima e, mesmo assim, não consiga acessar o diploma, acesse aqui e consulte se seu diploma foi emitido. Se não, é preciso entrar em contato com a secretaria da sua unidade para saber se seu diploma já foi carregado no sistema da USP para ser disponibilizado virtualmente.
Meu diploma consta no sistema Netuno e mesmo assim não aparece na Plataforma Alumni. Como devo proceder?
Recomendamos que tente o acesso à Plataforma Alumni utilizando outro navegador e verifique se o problema persiste. Se persistir, entre em contato conosco pore-mail.
Gostaria de obter o meu histórico escolar. Onde posso acessá-lo?
Para obter o seu histórico escolar, deve entrar em contato com a secretaria da sua unidade.
Como faço para alterar meu e-mail alternativo?
Para alterar seu e-mail alternativo, entre em id.usp.br e, em seguida, clique na opção “Meus emails”. Lá é possível realizar esta alteração.
Não consigo mais acessar meu e-mail alumni. Como faço?
Acesse id.usp.br e renove sua senha única. Em seguida, tente o acesso novamente. Se não conseguir ainda, tente acessar por outro navegador.
Meu nome está errado na plataforma Alumni. Como posso alterar?
O Alumni não tem autonomia para alterar dados dos ex-alunos nos sistemas USP. Para isso, entre em contato com a secretaria de sua unidade para atualizar esta informação, pois só eles são autorizados a fazer ajustes nestes dados.
Quero deixar de receber a Newsletter
Para deixar de receber a Newsletter, nos envie um e-mail com o assunto “Descadastramento”.
Quero cancelar meu cadastro na plataforma. Como fazer?
Para cancelar seu cadastro, envie um e-mail para o endereço alumni [at] usp [dot] br solicitando esta operação. Suas informações serão completamente apagadas da Plataforma Alumni e você não terá mais acesso a nenhuma ferramenta disponibilizada, como e-mail, VPN, Wi-Fi, entre outros.
NÃO ENCONTROU UMA RESPOSTA? FALE COM A GENTE!