USP e as Profissões em Movimento

Com visitas monitoradas aos institutos da USP e novo formato para a Feira das Profissões de 2024, o programa USP e as Profissões promove conexões e diálogos entre a comunidade universitária e alunos secundaristas que sonham em ingressar na Universidade.

Divulgação. Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo.

Desde 1990, o programa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão “USP e as Profissões” atua com o objetivo de aproximar estudantes do Ensino Médio e a Universidade de São Paulo. Ampliando o acesso à informação da gratuidade do ensino, cursos oferecidos e formas de ingresso na USP, o programa se desenvolveu e transformou ao longo do tempo para cumprir a função principal de atrair secundaristas da rede pública para a Universidade. Para demonstrar as inúmeras possibilidades acadêmicas e profissionais que o ensino superior público tem a oferecer, hoje o programa possui dois eixos de atuação principais: visitas monitoradas aos campi e institutos da USP, e o evento anual Feira das Profissões.  

Nos meses de agosto e setembro, serão realizadas mais de 40 visitas monitoradas a diversos institutos da USP, incluindo unidades como o Museu de Arqueologia e Etnologia (Campus Butantã), a Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto e o Centro de Biologia Marinha em São Sebastião. Nas visitas, que devem ser agendadas por professores e coordenadores das escolas, os alunos têm a oportunidade de conhecer de perto a realidade acadêmica e profissional das áreas de estudo, expandindo seus conhecimentos e despertando novos sonhos. Confira o calendário completo e orientações para inscrição no site oficial do programa. 

A Feira das Profissões USP, por sua vez, se reinventa e adota um novo formato em 2024. Nas últimas edições de 2022 e 2023, foram realizadas grandes feiras presenciais na Praça do Relógio do campus Butantã. Os secundaristas, se deslocando à USP, visitavam estandes de todos os institutos e cursos da Universidade para conhecer professores e alunos dispostos a dialogar sobre o ingresso e a vivência universitária. Já este ano, é a Universidade que vai de encontro às escolas e aos alunos que são o futuro da USP. Como explica Marli Quadros Leite, pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária da USP, a Feira será realizada em um modelo híbrido. 

“Docentes da USP apresentarão os cursos da USP diretamente aos alunos das escolas públicas, por meio digital, e os estudantes que ingressaram na USP pelo Provão Paulista atuarão como embaixadores da Universidade em suas escolas de origem. As escolas privadas que desejarem aderir ao programa também dele participarão.” 

O novo formato propõe dar continuidade à aproximação entre alunos do Ensino Médio público e as oportunidades que nascem do ingresso na USP ao levar ex-alunos das escolas, agora estudantes da USP, para compartilhar suas trajetórias e experiências com os mais novos. Além disso, a etapa digital da Feira possibilita expandir o alcance do programa para todas as escolas interessadas em participar das atividades. 

A edição de 2024 acontecerá no segundo semestre e está sendo desenvolvida pela PRCEU junto a Fuvest. Mais informações serão divulgadas em breve pelos meios de comunicação oficiais do programa. 

O Escritório Alumni USP também estabeleceu parceria com a Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP e estará presente nesta edição do programa. Serão disponibilizadas cápsulas de egressos da USP, por meio de mensagens de vídeo, de quem viveu a USP e tudo que a Universidade oferece na formação acadêmica e profissional. 

 

Texto por Ana Beatriz Marka Fraga Moreira