120 anos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Criada em 1898, é uma das unidades da USP que existem desde antes da fundação da Cidade Universitária

A graduação em Farmácia-Bioquímica na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP é oferecida no período integral (5 anos de duração) ou noturno (6 anos). Em nível de pós, o estudante de mestrado ou doutorado desenvolve sua pesquisa em uma das nove áreas de concentração: Bromatologia, Nutrição Experimental, Tecnologia de Alimentos, Tecnologia de Fermentações, Tecnologia Químico-Farmacêutica, Análises Clinicas, Insumos Farmacêuticos, Produção e Controle Farmacêuticos e Toxicologia e Análises Toxicológicas. Além do programa interunidades em Nutrição Humana Aplicada. Ao longo de sua história, são mais de 7 mil ex-alunos graduados, além de por volta de 1800 títulos de mestre e 1100 de doutorado.

Fundada em 1898 sob o nome de Escola Livre de Pharmacia de São Paulo, ocupava um prédio alugado na Rua Brigadeiro Tobias, nº 1, na região da Santa Ifigênia, no centro da cidade de São Paulo. Os cursos de Obstetrícia (que depois passou para a Escola de Enfermagem da USP) e Odontologia (hoje Faculdade de Odontologia da USP) também surgiram vinculados à Escola. A então Faculdade de Farmácia e Odontologia foi uma das tradicionais escolas que integraram a Universidade de São Paulo na sua fundação em 1934. Em 1962, houve o desmembramento e foi então decretada a criação da Faculdade de Ciências Farmacêuticas.

Gravura do edifício da Escola Livre de Pharmacia de São Paulo, na região da Santa Ifigênia

A história é relembrada no vídeo institucional a seguir, divulgado pela comunicação da unidade:

Clique aqui para assistir ao vídeo no Youtube

Diversas atividades foram realizadas em outubro e novembro para celebrar sua história junto da comunidade de estudantes, professores e funcionários – ativos e antigos. Assim como também ocorreu uma homenagem na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, no dia 09/11. Uma exposição no Centro Universitário Maria Antônia chamada “Da Eschola de Pharmacia à Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, 120 Anos de Excelência” foi inaugurada e ficará aberta ao público até dia 28/02/2019.

A exposição é uma iniciativa do Centro de Memória da FCF (Cemef), órgão que visa pela preservação e divulgação de acervos documentais relacionados à história da Faculdade, sob curadoria da atual diretora, a Profa. Dra. Primavera Borelli. O visitante pode conhecer mais sobre a história, produção acadêmica, professores e alunos da FCF.

Exposição: “Da Eschola de Pharmacia à Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, 120 Anos de Excelência”

Alunos da FCF-USP

Linha do tempo com a história da FCF-USP

O Centro Universitário Maria Antônia está localizado na Rua Maria Antonia, 258, Vila Buarque, São Paulo-SP. A entrada para a exposição é gratuita.

Texto e fotos: Rodrigo Rosa