20 anos do duplo diploma da Escola Politécnica da USP

Evento celebrou os 20 anos dos acordos de duplo diploma da Escola Politécnica com universidades estrangeiras

No dia 1º de julho de 2021, foi realizado o evento “20 years of double degree: internationalization for the students of Escola Politécnica”, em celebração aos acordos de duplo diploma entre a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e instituições de ensino superior estrangeiras. Em razão da pandemia de covid-19, o evento foi totalmente virtual e contou com a participação de professores, alunos, funcionários da USP, representantes de empresas e dirigentes das escolas estrangeiras.

Organizado pela Diretoria da Escola Politécnica e pela Comissão de Relações Internacionais da Poli, o evento abordou o papel do duplo diploma na formação de engenheiros e a evolução do programa de duplo diploma ao longo destas duas décadas. Para contemplar os sete países com os quais a Escola Politécnica possui parceria no programa – Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Itália, Peru e Portugal, o evento foi realizado em inglês.

Com discursos de abertura feitos pelo Prof. Dr. Vahan Agopyan, Magnífico Reitor da USP, pelo Prof. Dr. Valmor Tricoli, Presidente da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional e pela Profa. Dra. Liedi Légi Bariani Bernucci, Diretora da Escola Politécnica, o evento se estendeu por aproximadamente três horas e meia, abordando a história dos programas internacionais da Escola Politécnica – com ênfase no programa de duplo diploma -, o papel do programa de no treinamento de engenheiros, e melhorias que podem ser feitas nos programas de internacionalização, além de depoimentos de estudantes que participaram do programa.

Mariana Justo Pereira foi uma das estudantes que vivenciou essa experiência: “O duplo diploma foi decisivo na minha carreira e vida pessoal. Tive oportunidade de realizar estágios no exterior, praticando o uso de outras línguas e minha capacidade de adaptação, e sendo exposta a empresas de renome mundial. Mas, mais do que isso, foi a oportunidade concreta que tive de expandir o meu horizonte cultural e de entrar na vida adulta com independência e mais responsabilidade, e onde conheci pessoas que marcaram a minha vida, incluindo meu noivo e alguns dos meus melhores amigos”.

Outro aluno que teve a oportunidade de participar do programa foi o aluno Amon Ra Paixão Chaves, que comentou um pouco da sua vivência em seu depoimento: “As experiências vividas devido ao duplo diploma foram e continuam sendo essenciais para o meu amadurecimento pessoal e profissional. O aprendizado de novos conhecimentos e abordagens a partir de perspectivas culturais diferentes e o desenvolvimento de soft skills, como relacionamento interpessoal e adaptabilidade a novos contextos, tem sido alavancas para o meu crescimento”.

Em depoimento exclusivo ao Alumni USP, o Prof. Dr. Henrique Lindenberg Neto, Presidente do Comitê de Relações Internacionais da Escola Politécnica, ressalta a importância dessa data histórica: “O duplo diploma entre a Escola Politécnica e uma universidade do exterior configura o estabelecimento de um curso de engenharia conjunto, realizado pelo aluno em ambas as escolas, o que leva as instituições parceiras a se conhecerem muito bem e a criarem um relacionamento muito sólido, que possibilita que a colaboração entre elas se estenda além do programa. Cria-se uma forte e importante rede de relacionamento envolvendo a Escola Politécnica e as instituições parceiras. Outro ponto que deve ser enfatizado são os benefícios advindos da presença na Escola Politécnica dos alunos estrangeiros que nela realizam programa de duplo diploma e trazem aos estudantes e professores outros pontos de vista e uma outra cultura, tanto em sentido amplo como acadêmico”.

Com trilha musical do Acappolli, grupo de canto acappella da Escola Politécnica, o evento festejou os 20 anos de duplo diploma, apresentando aos alunos, grupos da USP e empresas de engenharia o papel dos programas na formação de profissionais e a importância  do aprimoramento desses para que futuros estudantes possam ser contemplados.

Para assistir ao evento e ter acesso a mais informações, acesse o site clicando aqui.