85 anos da Escola de Educação Física e Esporte

Data é celebrada em agosto de 2019. Relembre a trajetória da Escola ao longo das décadas

No dia 4 de agosto de 2019 a Escola de Educação Física e Esporte (EEFE-USP) completou 85 anos. Por conta disso, houve uma celebração na reunião de Congregação, que contou com uma homenagem a docentes recém-aposentados e uma apresentação do CoralUSP. No mesmo evento houve o relançamento da Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (clique aqui para acessar o site).

Congregação da EEFE celebrou os 85 anos da unidade

Após a cerimônia na Congregação, o CoralUSP fez sua apresentação cantada e cênica baseada em canções dos Novos Baianos e Secos e Molhados.

Apresentação cênica do CoralUSP

Criada em 1934 como um instituto, foi integrada à USP em 1969. Foi a primeira instituição civil da área no Brasil. No início era mais focada em aulas práticas, para graduar professores para atuarem no ensino formal. A partir dos anos 1970, aumentou-se a preocupação com a fundamentação teórica e acadêmica, ao incluir novas disciplinas na grade. Até que em 1977 foi criada a pós-graduação, inicialmente com o grau de mestrado e em 1989, o doutorado. Ambos programas pioneiros na América Latina na área. Em 1992 reestruturou-se novamente a grade para atender os graduandos que se formavam em licenciatura mas não atuariam em escolas e sim em outros campos do Esporte e Educação Física. Assim em 1992 se estruturou a graduação em bacharelado e licenciatura em Educação Física e também o bacharelado em Esporte.

Prédio da EEFE logo após sua transferência para a Cidade Universitária, em 1975

Primeira turma de ex-alunos da EEFE em 1934

Atualmente uma de suas principais preocupações é no fomento à área de pesquisa, estabelecendo uma integração da produção de conhecimentos básicos, aplicados e na área de tecnologia. Isso ocorre nos três departamentos da unidade: Esporte, pedagogia do movimento do corpo humano e biodinâmica do corpo humano.

Confira o vídeo no YouTube que conta um pouco da trajetória da EEFE ao longo das décadas, clicando aqui.

Com informações e fotos da Assessoria de Imprensa da EEFE-USP.