A USP e o empreendedorismo

4 das 6 startups brasileiras que atingiram o valor de US$ 1 bi foram fundadas por ex-alunos USP

Ao utilizar um serviço, você provavelmente não pensa todas as vezes quem foi o fundador dele, mas é neste cenário de surgimento de novos aplicativos que visam facilitar ou até mesmo repensar antigos serviços – como chamar um táxi – que podemos notar a formação de um padrão nesse campo do empreendedorismo. No Brasil, 4 das 6 startups que atingiram ao menos US$ 1 bilhão de valor de mercado foram criadas por ex-alunos da Universidade de São Paulo. São elas 99, Gympass, iFood e Nubank. Entre os fundadores das 6 empresas, 16 pessoas, 10 são ex-alunos USP. Alguém, em algum momento, propôs empreender, inovar e investir na ideia (própria ou de enxergar mercado por aqui para um serviço estrangeiro), o que nestes casos acabou dando muito certo. E esse alguém, no caso das startups que você usa no seu dia-a-dia, é provável que tenha estudado na USP, com graduações em diferentes áreas de Humanas, como Administração e Economia, e das Exatas, como Engenharia de Produção e Mecatrônica.

Imagem: Annie Spratt

Existe até um termo para designar startups que atingem esse capital, são chamadas de unicórnios. E um dos fundadores de uma delas, Eduardo Baer, do iFood (aplicativo para solicitar entrega de comida), nós havíamos lhe apresentado nesta reportagem sobre um evento de empreendedorismo ocorrido na FEA ano passado. Eduardo hoje não faz mais parte do iFood e abriu uma outra startup, também já conquistando espaço e destaque, em que pessoas se disponibilizam para cuidar do pet de outras pessoas enquanto estas viajam, cobrando um valor combinado entres ambas as partes. Na ocasião, Eduardo comentou que teve mais participação na ideia e na fundação do iFood, não tanto no seu crescimento, pois quando ele saiu a empresa ainda era menor, com poucos funcionários. Entretanto, todos os outros fundadores também estudaram na USP. São eles Felipe Ramos Fioravante que, como Eduardo, fez Administração na FEA, Guiherme Bonifácio que se formou em Economia na FEA, além de Patrick Sigrist, que foi aluno da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, a Esalq.

Da Engenharia de Produção, na Escola Politécnica, única mulher entre as fundadoras das startups unicórnio, Cristina Junqueira, é co-fundadora do Nubank, empresa do ramo financeiro que oferece alguns serviços, como cartão de crédito internacional e empréstimos, tudo acessível via aplicativo. Em entrevista para Aline Naoe, do Jornal da USP, ela deu seu depoimento de que “algumas das principais características que um empreendedor precisa são a capacidade de aprender rápido, de se adaptar, entender o mudo ao seu redor e perseguir seus objetivos e isso, sem dúvidas, foi algo que comecei a desenvolver quando eu estava na faculdade. A Poli foi uma verdadeira escola nesse sentido e contribuiu muito para que eu adquirisse grande parte dessas habilidades”.

Da Faculdade de Economia e Administração, FEA-USP, saíram dois dos três fundadores do Gympass. Cesar Carvalho e João Thayro. O Gympass é um serviço que oferece acesso a diversas academias cadastradas, com opções de mensalidade ou diárias.

Outro grupo de fundadores em que todos são ex-alunos da USP é o da 99, aplicativo de celular para chamar táxi. Ariel Lambrecht, Renato Freitas e Paulo Veras foram todos da Engenharia Mecatrônica da Poli. A startup foi comprada por uma empresa chinesa em 2018. Também para o Jornal da USP, Renato Freitas deu seu depoimento: “Uma dica é se envolver em atividades extracurriculares e aproveitar as férias pra estudar assuntos relacionados a empreendedorismo. Além disso, qualquer coisa que exercite sua resiliência é bom: algum esporte ou aprender um instrumento musical, por exemplo. Eu tive uma disciplina de empreendedorismo na minha grade curricular. Foi bem legal, e ainda existem poucos cursos que têm isso.”

Imagem: Startup Stock

Conheça clicando aqui nossa reportagem sobre o Portal Solus, plataforma da Agência Usp de Inovação (AUSPIN), que recolhe dados sobre empreendedorismo de alunos e ex-alunos da USP.

Com informações do Jornal da USP, clique aqui para ler, em reportagem de Aline Naoe.