Acontece em junho

O Alumni USP preparou uma agenda com as principais atividades gratuitas que irão acontecer nos campi da Universidade de São Paulo no mês de junho! Não Perca!

Cursos

08/06/2018 das 15h às 17h, estão abertas as inscrições para o minicurso básico gratuito sobre o Sistema Solar, oferecido pelo Observatório Dietrich Schiel do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP, campus São Carlos. O objetivo do curso é proporcionar uma visão geral sobre os aspectos mais relevantes do Sistema Solar para todos os interessados, sem formação prévia sobre o assunto e com idade igual ou superior a 14 anos. Mais informações aqui.

09/06/2018 das 8h às 18h, o Departamento de Engenharia de Biossistemas (LEB), da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, realizará a “5ª Oficina de QGIS para Agricultura de Precisão” (AP), no dia 9 de junho. As Oficinas de QGIS (software livre para atividades de AP) para Agricultura de Precisão, oferecidas pelo Grupo de Mecanização e Agricultura de Precisão (gMAP), apresentam e discutem a utilização de ferramentas dedicadas à AP no QGIS, na forma de um treinamento interativo de um dia. Mais informações aqui.

 

Palestras e seminários

02/06/2018 das 10h30 às 12h30, as mudanças climáticas globais estão trazendo importantes impactos sócio-econômicos. A temperatura média do planeta já aumentou 1 grau, e pode aumentar 3-4 graus, o que traz mudanças profundas em nosso clima. Secas em regiões importantes como o Nordeste brasileiro estão se intensificando. Para discutir estas e outras questões, o evento “Física Para Todos” promove a palestra “Mudanças Climáticas: Como Agir Para Proteger o Planeta?”. Mais informações aqui.

04/06/2018 das 8h30 às 17h30, o curso de Engenharia Ambiental da Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP, juntamente com os alunos do Centro Acadêmico de Engenharia Ambiental (CAEA) promovem o “II Encontro Acadêmico da Engenharia Ambiental da EEL-USP”, com o objetivo de contribuir para discussão e integração entre alunos de graduação e pós‐graduação das instituições de ensino de Lorena, Vale do Paraíba e outras regiões. Mais informações aqui.

04/06/2018 das 10h às 12h, a Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP recebe o seminário “Grandes nomes da Saúde Coletiva: onde estão as mulheres?”. O evento tem o objetivo de resgatar a discussão sobre a construção do campo da saúde coletiva no Brasil, seus grandes teóricos e propostas, com os quais temos pouco contato ao longo das formações na FSP. Mais informações aqui.

05/06/2018 das 8h às 18h45, o Instituto de Psicologia (IP) da USP promove o “III Seminário Avançado do Inter Psi/USP: A Ilusão entre a Ciência e a Arte: A Psicologia da Arte Mágica”. Mais informações aqui.

05/06/2018 das 9h30 às 12h, a influência que culturas diferentes exercem umas nas outras, ainda que separadas por fronteiras temporais e geográficas, será analisada por um grupo de pesquisadores das áreas de arqueologia, história e etnologia no seminário Complex Connections Through Material Culture (conexões complexas por meio da cultura material) do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP. Mais informações aqui.

07/06/2018 das 10h30 às 12h30, o Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP recebe a palestra “Unitização na produção de petróleo e gás natural”. O evento será ministrado pelo pesquisador Airton Hiroshi Okada, geólogo pela USP e mestre pela University of Texas, em Austin, nos EUA. Mais informações aqui.

07/06/2018 das 14h às 17h, a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP recebe o seminário Imigração e Raça. O evento integra as atividades acadêmicas complementares oferecidas pelo Departamento de Sociologia da FFLCH e dá continuidade a uma primeira edição ocorrida em agosto de 2016. Mais informações aqui.

08/06/2018 das 8h às 18h, em comemoração ao Dia Mundial dos Oceanos — o Instituto de Estudos Avançados (IEA) e o Instituto Oceanográfico (IO), ambos da USP, em parceria com a Scientific American Brasil, realizam  o evento O Futuro dos Oceanos: XII Seminário de Manejo Integrado. Participam do encontro pesquisadores, acadêmicos, jornalistas, membros de ONGs e do Ministério do Meio Ambiente (MMA). Mais informações aqui.

11/06/2018 das 14h às 16h, o  Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP recebe a palestra “Impactos Cumulativos de Mudanças Climáticas e Construção de Hidrelétricas em Terras Indígenas da Amazônia: contribuições teóricas e metodológicas”. O evento será ministrado pela pesquisadora Simone Athayde que atua como professora no Programa de Conservação e Desenvolvimento Tropical do Centro de Estudos Latinoamericanos da Universidade da Flórida. Além disso, Simone é líder, pela UF, da Rede Internacional de Pesquisa sobre Barragens Amazônicas. Mais informações aqui.

14/06/2018 das 9h às 12h, o Instituto de Psicologia (IP) da USP recebe a palestra “Apego ao lugar, exclusão social e formas de participação política e comunitária: psicologia e territorialidade em questão”. Mais informações aqui.

15/06/2018 das 9h às 17h,o Instituto de Psicologia (IP) da USP recebe o “Seminário Internacional: A antropologia dual em relação com a psicologia e com a experiência religiosa”. O evento tem o objetivo de discutir as relações entre psicopatologia, fenomenologia e experiência religiosa. Mais informações aqui.

15/06/2018 das 10h às 12h, o Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP recebe o seminário Uso da biomassa como bloco de construção voltado para síntese orgânica.Mais informações aqui.

16/06/2018 das 9h às 12h, O Centro de Engenharia Automotiva da Escola Politécnica (EP) da USP e a Universidade Federal do ABC (UFABC) promovem o “Simpósio Internacional Competing in the Sky and on the Ground” (Competindo na Nuvem e no Solo), que debaterá a transformação por que passa o setor automotivo mundial e seus desafios tecnológicos para produzir o veículo conectado, elétrico/híbrido e autônomo. Mais informações aqui.

18/06/2018 das 9h30 às 12h30, o Grupo de Estudos Teoria Urbana Crítica, do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, promove o seminário Henri Lefebvre e a Utopia do Direito à Cidade. A mesa pretende trazer um pouco da profundidade do seu pensamento para refletir sobre o futuro através da compreensão do presente, contra o discurso que justifica, pela urgência em superar a crise, a ação do Estado reproduzindo a lógica do capital. Mais informações aqui.

21/06/2018 das 8h30 às 13h,o Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP recebe o Seminário sobre Qualidade dos Serviços Públicos. O encontro é realizado pelo Centro de Estudos Sociedade e Tecnologia (Cest) da Escola Politécnica da USP. O objetivo é discutir se a Lei 13.460, Lei de Proteção e Defesa dos Direitos do Usuário dos Serviços Públicos, realmente pode trazer algum tipo de melhora significativa para os cidadãos brasileiros no que diz respeito à melhoria da qualidade dos serviços públicos no Brasil.​ Mais informações aqui.

27/06/2018 das 8h às 12h, serão realizadas mais palestras do projeto Integrando Ensino-Serviço em Saúde Bucal, iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas da Faculdade de Odontologia (FO) da USP, em parceria com o Grupo Técnico de Saúde Bucal da rede Regional de Atenção à Saúde (RRSA4-Manaciais) e subsidiado por bolsas do CNPq e FUNDECTO/FOUSP. Os temas abordados são ATM Infantil e ATM Adulto. Mais informações aqui.

 

Workshops

05/06/2018 das 10h às 12h,  o Sistema de Integrado de Bibliotecas (SIBi) da USP, em parceria com a Biblioteca da Escola Politécnica (Poli) da USP, a Biblioteca do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP e a EBSCO, promove o Workshop “IEEE – Como aumentar o impacto de suas pesquisas e publicações”. Mais informações aqui.

06/06/2018 das 9h às 12h, o Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) da USP e a ORCID promovem no Auditório da Biblioteca do Conjunto das Químicas, Cidade Universitária, o “Workshop ORCiD na USP de São Paulo”. O ORCiD (Open Researcher and Contributor ID) é um identificador digital internacional gratuito, único capaz de integrar-se a outros identificadores (ResearcherID, ScopusID, GoogleID), e projetado para facilitar a troca de informações entre o pesquisador, as agências de financiamento, universidades e editoras, proporcionando também maior visibilidade das atividades e publicações. Mais informações aqui.

07/06/2018 das 10h às 12h30, o Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) da USP e a ORCID promovem no Auditório da Biblioteca da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP , o Workshop ORCiD na USP de Piracicaba.Mais informações aqui.

18/06/2018 das 8h às 20h, po Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, campus São Carlos o V Workshop on Applied Finance. A quinta edição do evento, que tem apoio do Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI/CEPID), traz diversas palestras de pesquisadores sobre aspectos teóricos importantes para aqueles que querem compreender a dinâmica do mercado financeiro. Mais informações aqui.

 

Outros

04/06/2018 das 16h às 19h, o CINUSP realiza a mostra “Tempos Críticos: Novo Cinema Alemão”, contemplando uma seleção especial de filmes deste movimento de inovação do cinema alemão que ocorreu da década de 1960 até o começo da década de 1980. Mais informações aqui.

07/06/2018 das 12h30 às 13h30, dando continuidade à série de Concertos de Cravo, que acontece mensalmente, o evento “Música na BBM”, da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, apresenta, no dia 7 de junho, às 12h30, o CORALUSP. No programa está o Recital IV de Bach, integrando O Cravo Bem Temperado – Livro I  (Cöthen, 1722) e Suíte Inglesa III em Sol Menor BWV 808 (Leipzig, 1724-5). Mais informações aqui.

07/08/2018 das 14h às 16h, a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin realiza o XXIV Colóquio Mindlin “Os Avessos do Grande Sertão: Veredas”. O evento será ministrado pelo professor Luiz Dagobert de Aguirra Roncari, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.Mais informações aqui.

08/06/2018 das 14h às 18h, o “HackathonUSP” é uma competição de desenvolvimento realizada pelo USPCodeLab (UCL), em parceria com o Núcleo de Empreendedorismo da USP (NEU), na qual os participantes se reúnem em times para desenvolver, em apenas 24 horas, um protótipo de software ou hardware que proponha uma solução criativa dentro de algum tema. Nesta edição, o “HackathonUSP” desafia os competidores a pensarem sobre Ciência de Dados, uma área em grande ascensão que é considerada, atualmente, o 4º paradigma da ciência. Mais informações aqui.

09/06/2018 das 11h30 às 12h30, o CORALUSP Azul, sob a regência de André Juarez, apresenta “Retrospectiva 20 anos – Grupo Azul canta Beatles”, no Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP. O projeto faz uma retrospectiva das duas décadas de atividades do Grupo Azul, apresentando um repertório com as obras que foram mais significativas na sua trajetória ao longo desse período. Mais informações aqui.

13/06/2018 das 13h às 17h, o Instituto de Psicologia da USP (IPUSP), em parceria com a University of Bath, realiza a oficina “Desafios na Prática do SUAS – Compartilhando estratégias em tempos de crise”. O objetivo é discutir as estratégias que são utilizadas cotidianamente pelas equipes interdisciplinares do SUAS – Sistema Único de Assistência Social – para transformar, de forma criativa e inventiva, as diretrizes da Política de Assistência Social em práticas concretas de intervenção. Mais informações aqui.

16/05/2018 das 8h30 às 17h30, para atender essa demanda, profissionais da indústria de alimentos e estudantes da área de análise sensorial e estudos com consumidores podem participar, no dia 16 de junho, do Treinamento de Métodos Temporais em Análise Sensorial de Alimentos. A atividade é organizada pelo Laboratório de Qualidade e Processamento de Carnes, do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP. Mais informações aqui.

19/06/2018 das 9h30 às 18h, acontece a Jornada “Mobilidade de políticas urbanas: rebatimentos locais de modelos globais“. Esta é a segunda jornada do projeto “Mobilidades de políticas urbanas”. A primeira aconteceu em Madri, no mês de março, e a terceira e última jornada acontecerá em Buenos Aires, em setembro de 2018. A etapa brasileira do projeto tem o objetivo de estimular discussões sobre as formas de circulação de modelos globais de políticas urbanas, com atenção seus impactos e uma maior ênfase para a realidade brasileira. Estão programadas conferências, mesas redondas, debates e ateliês de projetos, contando com a presença de convidados brasileiros e estrangeiros. Mais informações aqui.

19/06/2018 das 19h às 20h, dando continuidade à série de Concertos de Cravo, que acontece mensalmente, o evento “Música no MAC”, do Museu de Arte Contemporânea da USP, apresenta o CORALUSP.No programa está o Recital IV de Bach, integrando O Cravo Bem Temperado – Livro I  (Cöthen, 1722) e Suíte Inglesa III em Sol Menor BWV 808 (Leipzig, 1724-5). A entrada é gratuita e aberta ao público. Mais informações aqui.

20/06/2018 das 12h30 às 13h30, o “CORALUSP 12 em Ponto”, sob a regência de Eduardo Fernandes, apresenta “Secos e Baianos: 12 em Ponto” canta Secos e Molhados, no Auditório da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP. O projeto é baseado nas canções do primeiro disco do grupo Secos e Molhados, tendo músicas como O Vira, Rosa de Hiroshima, Sangue Latino e Mulher Barriguda. Mais informações aqui.

23/06/2018 das 11h30 às 12h30, o CORALUSP Todo Canto, sob a regência de Paula Christina Monteiro, apresenta gratuitamente “Mosaico – O todo sem a parte não é o todo, a parte sem o todo não é parte”, no Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP. O projeto tem um programa variado constituído a partir da seleção de músicas do repertório coral mundial, com obras da Europa às Américas, da Renascença à atualidade. De caráter sacro e profano, popular e erudito, as canções também se inserem no rol de obras folclóricas, barrocas, brasileiras e contemporânea. Mais informações aqui.

23/06/2018 das 11h às 12h, o CORALUSP Dona Yayá, sob a regência de Mauro Aulicino, apresenta Bixiga: a Música do Bixiga e de São Paulo, na Praça Benedito Calixto, em Pinheiros. O projeto tem como objetivo a investigação e a montagem de um repertório coral apresentando o ambiente sonoro do bairro e seu entorno através de peças originais para coro e arranjos vocais. Mais informações aqui.

24/06/2018 das 16h às 17h, o “CORALUSP Todo Canto”, sob a regência de Paula Christina Monteiro, apresenta “Jesu Meine Freude e outras peças sacras”, na Cripta da Catedral da Sé. O projeto engloba o moteto Jesu Meine Freude, BWV 227, também conhecido como moteto número 3 em mi menor de Johann Sebastian Bach, sendo um dos mais expressivos e populares do compositor, além de obras sacras de outros compositores, inclusive brasileiras. Mais informações aqui.