Biblioteca Brasiliana apresenta: Monteiro Lobato Sem Fronteiras

Mostra exibe as mais de 130 obras traduzidas do autor até o dia 27 de julho

A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM)  apresenta, até o dia 27 de julho, a exposição Monteiro Lobato Sem Fronteiras, aberta de segunda à sexta, das 8h30 até 18h30. A iniciativa foi organizada por meio de uma parceria entre o Porviroscópio  Projetos e Conteúdos Culturais, o Instituto de Estudos Monteiro Lobato, a Universidade de Taubaté e a Universidade de São Paulo.

Com entrada gratuita, a mostra exibe mais de 130 obras de Lobato e procura destacar a internacionalização de seu trabalho, tratando-o de um modo diferente do qual o público está acostumado: como um autor traduzido e tradutor. O acervo da exposição pertence ao Instituto de Estudos Monteiro Lobato, localizado em sua cidade natal, Taubaté e que tem como principal objetivo incentivar estudiosos, produtores culturais, pesquisadores e admiradores do autor a trilharem novos caminhos sobre sua obra.  

No encontro Acervos de Lobato ocorrido no dia 15 de maio, que reuniu alguns especialistas sobre essa notável personalidade literária, o Professor Mauro Castilho Gonçalves da UNITAU (Universidade de Taubaté) destacou a importância da exposição: “É uma alegria estar aqui presente prestigiando e apoiando essa iniciativa pedagógica e cultural que é apresentar um Lobato internacionalizado. É muito interessante que essa reunião estabeleça parâmetros para entender esse grande escritor e o seu legado de um ponto de vista globalizado.”

Na sala em que ocorre a exposição, estão espalhadas seis mesas onde ficam organizadas as várias traduções dos livros mais famosos do escritor taubateano. É possível encontrar desde exemplares russos de “Reinações de Narizinho” até edições de “Negrinha” em japonês, publicadas, em 1989, pela Universidade de Tóquio. Há também versões publicadas na Argentina, China, Estados Unidos, França e Itália. Todos os livros físicos estão protegidos por uma redoma de vidro, mas, para aqueles que se interessarem, há painéis ao lado de cada mesa, que contém algumas obras digitalizadas disponíveis para uma rápida leitura.  

Nas bancadas encostadas em duas das paredes, encontram-se as traduções feitas por Monteiro Lobato, que foi o responsável por trazer diversos clássico da literatura mundial para o público brasileiro. Entre as obras deste trecho da mostra, está Adeus às Armas, de Ernest Hemingway.  

 

Monteiro Lobato Sem Fronteiras fica em cartaz de 7 de maio a 27 de julho, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h30, na sala multiuso da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, localizada na Rua da Biblioteca, s/n, na Cidade Universitária, em São Paulo.

Para obter mais informações, ligue (11) 2648-0320, ou acesse https://www.bbm.usp.br/

Texto e fotos por Nathalia Giannetti