Centenário da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Em 2019 ocorre o centenário da FMVZ-USP. Para celebrar a data, serão realizadas atividades ao longo de todo o ano.

FMVZ-USP. 2018/12/10 Foto: Marcos Santos

Confira a programação dos eventos na imagem:

O Instituto de Veterinária foi criado em 1917 com a função de desenvolver pesquisas para a prevenção às zoonoses. Em dezembro de 1919 se iniciariam as atividades do primeiro curso de Veterinária da USP, vinculado ao Instituto Butantan. Em 1924 mudou-se para o bairro da Aclimação na capital paulista, quatro anos depois foi nomeada de Escola de Medicina Veterinária de São Paulo. Em 1934, a então Faculdade de Medicina Veterinária foi inaugurada como uma das seis faculdades que existem desde a criação da Universidade de São Paulo. Em 1969, agregou o curso de Zootecnia, do Instituto Butantan, e passou a ter suas instalações na Cidade Universitária da capital.

Confira a História no vídeo abaixo (clique na imagem) criado pelo serviço de comunicação da Faculdade:

Atualmente a estrutura na Cidade Universitária é composta pelos departamentos: Cirurgia, Clínica Médica, Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Animal, Patologia e Reprodução Animal. Além do Hospital Veterinário, da Biblioteca e do Museu de Anatomia Veterinária. Há também as atividades no campus de Pirassununga, com os departamentos: Nutrição e Produção Animal, Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Animal, Centro de Biotecnologia de Reprodução Animal, Centro Experimental em Pesquisas Toxicológicas e o Centro de Apoio ao Ensino e à Pesquisa.

A graduação em Veterinária dura 10 semestres, em período integral. São 80 vagas para novos ingressantes por ano. Há também sete programas de pós-graduação para pesquisadores de mestrado e doutorado, além de um programa interunidades em biotecnologia.

Mais informações no site http://portal.fmvz.usp.br/