Conheça o Centro de Atendimento a Pacientes Especiais da Faculdade de Odontologia da USP

Importante contribuição da Universidade para a sociedade, centro que trata pacientes especiais, como portadores de HIV, completa 30 anos de existência

Criado pelos professores Ney Soares de Araújo e Myaki Issao, o CAPE – Centro de Atendimento a Pacientes Especiais da Faculdade de Odontologia da USP presta atendimento odontológico para pessoas portadoras de doenças infectocontagiosas, condições sistêmicas crônicas e distúrbios neuropsicomotores. Um público que enfrenta dificuldades para encontrar cirurgiões-dentistas capacitados a atendê-los. Nos anos iniciais de funcionamento, o público era basicamente composto por crianças, quadro que hoje vem felizmente diminuindo – o surto de HIV dos anos 1980 foi controlado – e os pacientes atualmente são, em grande parte, os mesmos, que cresceram e puderam ter uma melhor qualidade de vida devido o acompanhamento odontológico adequado e gratuito.

No âmbito da universidade e pesquisa, o centro conta com uma infraestrutura de ponta. Em 2005 houve a construção de novas instalações, amplas e bem equipadas. Um edital da Fapesp também proporcionou estrutura para atender a esse público externo à USP, no espaço do Hospital Universitário. Há uma procura bem grande dos estudantes de graduação da Faculdade de Odontologia para prestarem o atendimento no centro, mesmo sendo uma atividade vinculada a uma disciplina optativa (Patologia Bucal). Ao longo dos anos, o atendimento realizado no CAPE contou com dezenas de cirurgiões-dentistas, centenas de alunos de graduação e atendeu em torno de 11 mil pacientes. São mais de 1500 procedimentos diferentes realizados. Além de muitas citações em artigos acadêmicos e pesquisas de especialização, mestrado e doutorado. A atual coordenadora, Profa. Dra. Marina Gallottini, comenta que os colegas pesquisadores do exterior sempre ficam muito impressionados com a estrutura do centro, que já foi, inclusive, capa de revista acadêmica internacional.

No final de agosto deste ano, ocorreu um evento comemorativo para celebrar os 30 anos da criação do CAPE, contou com a presença do Magnífico Reitor, Prof. Dr. Vahan Agopyan, que destacou como o centro dá visibilidade para a sociedade da importância da universidade; do Professor Emérito da FOUSP e fundador do CAPE, Prof. Dr. Ney Soares de Araújo que recordou a trajetória do ambulatório e suas dificuldades ao longo dos anos; do Diretor da unidade, Prof. Dr. Rodney Garcia Rocha, que comentou a importância da universidade atender uma necessidade da sociedade e agradeceu o apoio do reitor e dos demais presentes na mesa e do Chefe do Departamento de Estomatologia, Prof. Dr. Giuseppe Alexandre Romito que destacou o comprometimento dos professores fundadores, da coordenação atual e dos funcionários. O evento contou, além das falas, com exibição de um vídeo e algumas músicas cantadas pelo CoralUSP.

Profa. Dra. Marina Gallottini, coordenadora do CAPE

Mesa do evento de celebração dos 30 anos do CAPE

Apresentação do CoralUSP

Para conhecer melhor o CAPE, assista ao vídeo exibido no evento. Clique na imagem.

Texto e fotos: Rodrigo Rosa