Encontro traz biologia sob olhar da filosofia e das humanidades

Matéria disponível em: http://jornal.usp.br/ciencias/encontro-traz-biologia-sob-olhar-da-filosofia-e-das-humanidades/

Mais importante evento mundial de história, filosofia e estudos sociais da biologia ocorrerá pela primeira vez na América do Sul.

De 16 a 21 de julho próximo será realizado, no Instituto de Biociências (IB) da USP, o Congresso de 2017 da International Society for the History, Philosophy  and Social Studies of Biology (ISHPSSB) e da
Associação Brasileira de Filosofia e História da Biologia (ABFHiB).

Esse é o mais importante evento mundial de história, filosofia e estudos sociais da biologia e ocorrerá pela primeira vez na América do Sul.

Comparação da pele do escalpo e cebola, Leonardo da Vinci, 1489- Unicamp-Warburg-Chaa

O congresso reunirá 400 estudiosos de 30 diferentes países. Destacam-se dois conferencistas convidados, Kevin Laland, um dos expoentes da nova síntese da teoria evolutiva dos seres vivos, e Naomi Oreskes, proeminente historiadora que discute as questões de autoridade do discurso científico frente à indústria e políticas de financiamento à pesquisa.

O programa vai incluir contribuições para entender o desenvolvimento histórico das ciências biológicas, questões filosóficas relacionadas à biologia, aspectos sociais da pesquisa biológica, impactos do desenvolvimento e pesquisa biológica na sociedade e aspectos éticos da biologia. Também serão discutidas contribuições à construção de teoria em diversos campos da biologia e a incorporação dessas temáticas nos cursos de formação de pesquisadores e professores das áreas afins.

O evento conta com uma newsletter própria na qual os interessados podem se inscrever para receber atualizações por este link.

A programação pode ser acessada no site do evento.
Mais informações: e-mail 

 

Maria Elice Prestes e Charbel El-Hani, com edição do Jornal da USP