Exposição “Polimorfos” apresenta novas utilidade aos materiais descartados em laboratórios

Por Beatriz Cristina

Instalada no Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), a exposição “Polimorfos” apresenta obras realizadas pela artista Anita Colli nos últimos quatro anos e faz parte das comemorações de 50 anos do Instituto. As obras são feitas de materiais de laboratórios científicos já utilizados e com destino final do descarte. A composição das obras apresenta diversos tipos de pipetas e frascos, além de outros objetos.

Foto: Beatriz Cristina

O desenvolvimento das construções artísticas possuem formas, volume e transparência, juntamente com a curiosidade do observador ao perceber a nova utilidade dos materiais fora de seus lugares convencionais. Segundo a artista, o  interesse por materiais descartáveis surgiu em 2010, quando a artista buscou se desprender da pintura e encontrar novos métodos de criação: “Roupas que eu gostava que rasgaram, coisas de materiais de construção, bazares ‘chinfrim’, flores do meu jardim e o resto era descarte” comentou a artista durante a abertura da exposição.

Naquela época, começou a reunir descarte doméstico, como escovas, rolhas, tampas, chaves e abridores de lata. A ideia de incluir peças de laboratório veio da doação dos técnicos do laboratório de trabalho de seu marido, Walter Colli, no Instituto de Química da USP: “Os frascos eram da Graduação e seriam descartados” comenta.

Frascos utilizados pela artista seriam descartados pelo Instituto de Química. Foto; Beatriz Cristina

Anita Colli é formada pela Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) e já expôs suas obras em diversos institutos da USP, como o Instituto de Química (IQ) e o Centro Universitário Maria Antônia .

A visitação pode ser feita entre 31 de maio até o dia 13 de setembro. De segunda à sexta-feira das 9h às 16h.

Entrada gratuita.

Endereço: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) III – Saguão da Diretoria