Pesquisas da USP precisam de voluntários

Você sabia que a USP convida voluntários para participar de suas pesquisas? São organizadas pelos pesquisadores (professores e/ ou estudantes), visando pessoas com diversas características e condições, como fumantes, depressivos, hipertensos etc. As pesquisas visam ampliar o conhecimento científico acerca daquele sintoma e melhorar o tratamento para os pacientes.

Confira abaixo a lista dessas pesquisas. Entre em contato (e-mail ou telefone indicados) para verificar o processo para efetuar sua inscrição.

 

Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina

 

Novo tratamento do tabagismo: Estimulação magnética transcraniana profunda

Critérios: Homens e mulheres fumantes, entre 22 e 70 anos de idade, que tenham consumo diário de 10 cigarros ou mais e que estejam saudáveis (com exceção daqueles que têm doença crônica controlada). Pessoas com episódios de convulsões, crise epiléptica e dor de cabeça frequentes não podem se inscrever. Também não podem participar os interessados sob uso de medicação psicotrópica, terapia de reposição de nicotina, medicamento para auxilio da interrupção do fumo, abuso ou dependência de drogas.

Contato: secretaria [dot] tabagismo [at] incor [dot] usp [dot] br ou informarem-se pelo telefone 11-2661-5592, das 10h às 12h30 e das 14h30 às 17h, de segunda à sexta-feira.

 

Comprometimento cognitivo em pessoas com fibrilação atrial

Critérios: Homens e mulheres com mais de 70 anos de idade e fibrilação atrial diagnosticada, sem histórico de derrame (acidente vascular cerebral) ou de doença neurológica grave.

Contato: Contato com Mariana, pelo telefone (11) 2661-5376, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

 

Impacto do exercício físico no controle da hipertensão arterial

Critérios: Homens e mulheres com menos de 55 anos de idade e pressão alta diagnosticada, que não sejam tratados com medicamentos. Além disso, não podem apresentar doença cardíaca, renal, diabetes, colesterol alto e obesidade.

Contato: Elaine ou Patrícia, através do telefone (11) 3091-3183 ou pelo email haspesquisaincor [at] gmail [dot] com , de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

 

Apneia do sono

Critérios: Homens e mulheres, entre 40 e 70 anos de idade, com excesso de peso e histórico do ronco. Os interessados não podem ser fumantes e, tampouco, usar medicações regularmente.

Contato: O contato para inscrição deve ser feito pelo e-mail projeto [dot] apneia [at] gmail [dot] com

 

Teste da medicação Cabotegravir

Critérios: Jovens com menos de 30 anos de idade, gays masculinos e mulheres transexuais para participarem do primeiro estudo em larga escala para testar a nova medicação injetável de longa duração chamada Cabotegravir. Uma injeção intramuscular da droga, aplicada a cada dois meses, é capaz de manter níveis adequados do medicamento no sangue e poderá revolucionar a prevenção contra o HIV.

Contato: Telefones (11) 94996-6134 e (11) 2661-2275; pelo e-mail agendamento [dot] estudo [at] gmail [dot] com ou pelo Twitter @pec.hcfmusp

 

 

Instituto de Psiquiatria 

 

Também vinculado à Faculdade de Medicina da USP, o Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo está com um grande número de pesquisas precisando de voluntários (com depressão, dependência química, TOC, estresse pós-traumático, epilepsia, entre outros). Clique aqui para acessar a reportagem do Catraca Livre, para verificar todas as pesquisas vigentes em 2019.

 

 

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

 

Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade em Crianças

Critérios: Os meninos precisam ser alfabetizados e destros e, para esta fase do estudo, não devem apresentar o diagnóstico de TDAH. Os selecionados passarão por entrevista com um psiquiatra da infância e adolescência e por avaliações de funções cognitivas como atenção, memória, linguagem e percepção.

Contato: os interessados podem se inscrever pelo telefone (16) 9.8138-1715, das 8 às 12 horas e das 13 às 16 horas, com Mayara, ou pelo e-mail mayarascandar [at] hotmail [dot] com

 

Funcionamento dos pulmões

Os indivíduos participantes passarão por exame de função pulmonar (espirometria e oscilometria), indução de escarro e coleta de urina, todos realizados no Hospital das Clínicas, Campus da USP em Ribeirão Preto.Responsável pela pesquisa, o fisioterapeuta Tiago Henrique Garcia da Silva informa que esses voluntários integrarão o grupo controle de investigação quanto aos problemas respiratórios de frentistas de postos de gasolina

Critérios: Os voluntários devem ter entre 28 e 35 anos e ser, preferencialmente, do sexo masculino. Não devem apresentar asma ou bronquite e nem ser fumante (podem ter deixado de fumar há 5 anos ou mais). Diabéticos ou hipertensos podem participar desde que a doença esteja controlada e estável.

Contato: os interessados devem entrar em contato diretamente com o pesquisador pelo telefone 19 99375843 (WhatssApp) ou e-mail tiago_hgs [at] usp [dot] br

 

Análise de exames bioquímicos e composição corporal (bioimpedância)

Pesquisa do Laboratório de Estudos em Nutrigenômica, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, envolvendo análise de exames bioquímicos e composição corporal (bioimpedância).

Critérios: Podem participar homens e mulheres com idade entre 25 e 45 anos e Índice de Massa Corporal (IMC) entre 18,5 kg/m2 a 24,9 kg/m2, que não possuam nenhuma doença e tenham registro no Hospital das Clínicas da FMRP.

Contato: O estudo é dos alunos de doutorado Caroline Welendorf, Flávia Ferreira e Heitor Bernardes, com orientação da professora Carla Nonino.Os interessados podem entrar em contato pelo e-mail voluntarios [dot] meg [at] gmail [dot] com.

 

Eficácia do exercício físico no controle da pressão arterial e na qualidade de vida

Critérios: Homens e mulheres entre 30 e 65 anos de idade, devem apresentar hipertensão arterial (pressão alta). Mas somente as mulheres precisam estar em tratamento com o princípio ativo Enalapril ou Losartana. Os homens devem ser hipertensos que não usam nenhum medicamento. Nenhum voluntário deve ser fumante ou diabético.Para as mulheres, serão avaliados parâmetros cardiovasculares antes e após a menopausa. Para os homens, análise comparativa dos efeitos do treino físico aeróbico sobre as condições cardiovasculares dessas pessoas.Os candidatos precisam também ter interesse e disponibilidade para participar de programa específico de exercícios físicos que ocorrerá no Centro de Educação Física, Esporte e Recreação (CEFER) da Prefeitura do Campus da USP em Ribeirão Preto durante quatro meses, três vezes por semana.

Os estudos serão conduzidos pelas pesquisadoras Tábata de Paula Facioli e Stella Vieira Philbois, orientadas pelo professor Hugo Celso Dutra de Souza, no Laboratório de Fisiologia do Exercício e Fisioterapia Cardiovascular do Departamento de Ciências da Saúde da FMRP.

Contato: os interessados podem procurar pelas pesquisadoras de segunda a sexta-feira, horário comercial, no fone 16 3315.0742 ou nos celulares/WhatsApp 16 993091387 (Tábata) e 16 981066186 (Stella) ou por e-mail: stella [dot] philbois [at] usp [dot] br e tabatafacioli [at] usp [dot] br

 

Depressão

O programa de pós-graduação em Saúde Mental da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP busca voluntários para pesquisas sobre a depressão.

Projeto CBD-Depressão busca voluntários para avaliar os efeitos agudos centrais do canabidiol em dose única por meio de neuroimagem funcional e sobre o reconhecimento de emoções faciais em pacientes com transtorno depressivo maior.

Critérios: Os interessados devem ter diagnóstico de Transtorno de Depressão Maior com idade entre 20 e 50 anos, e Índice de Massa Corporal (IMC) entre 18 e 30. O IMC se mede dividindo o peso pela altura ao quadrado.  Não podem: estar tomando antidepressivos, ter outra doença ou transtorno, ter claustrofobia, fazer uso de cigarros (ou ter parado há um mês) ou substâncias ilícitas, possuir aparelho dental fixo ou implantes de metais no corpo. Mulheres não podem estar grávidas.

Procedimentos: os voluntários passarão por uma entrevista com psiquiatra para diagnóstico,  receberá uma explicação sobre a pesquisa, o termo de consentimento e irá preencher um questionário clínico e uma ficha para cadastro na pesquisa. Os selecionados terão que comparecer ao Hospital das Clínicas da FMRP (HCFMRP) em dois domingos, das 7h30 às 11h30,  com intervalo de 14 dias. Nos dois dias de testes e serão realizados exames de urina, avaliação psicológica e receberão uma dose do medicamento. Logo após, farão tarefas de reconhecimento de expressões faciais de emoções, ressonância magnética sem contraste e coleta de sangue.

Contato: os interessados devem se inscrever pelo e-mail: projeto [dot] cbd [dot] depressao [at] gmail [dot] com

 

Musculatura do assoalho pélvico

Critérios: Pessoas do sexo feminino, maiores de 18 anos, alfabetizadas e não gestantes. Para o estudo, a pesquisadora Natalia Devechio Aleixo seleciona mulheres que apresentam disfunção dessa musculatura íntima e também mulheres com a função normal.

Procedimentos: Com orientação da professora da FMRP Cristine Homsi Jorge Ferreira, Natalia realizará avaliações fisioterapêuticas das voluntárias em dois encontros com intervalo de sete dias entre eles. Entre os ítens da pesquisa estão: perda de urina ou fezes; bexiga caída e problemas relacionados à relação sexual.

Contato: As avaliações serão realizadas no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HC-FMRP) e as interessadas podem se inscrever pelo telefone (19) 99245-2736 ou pelo e-mail natalia [dot] aleixo [at] usp [dot] br

 

Alterações na onda P300 pelo treinamento auditivo formal em crianças e adolescentes expostos ao álcool na gestação

A pesquisa “Alterações na onda P300 pelo treinamento auditivo formal em crianças e adolescentes expostos ao álcool na gestação” avalia o processamento auditivo (como o cérebro interpreta os sons ouvidos) e deve comparar os resultados obtidos com esses voluntários com os de indivíduos que sofreram a ação do álcool nas gestações.

Critérios: Crianças e adolescentes saudáveis, com idade entre 7 e 17 anos,Os voluntários saudáveis, sem problemas neuropsicológicos ou comportamentais e que não foram expostos ao álcool na gestação, passarão por avaliação completa da audição e realizarão treinamento auditivo.

Contato: Os interessados podem entrar em contato com a secretaria da Psiquiatria no terceiro andar do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto pelo telefone 16 3602.2727 ou diretamente com o pesquisador Humberto, celular 16 981269841 (WhastsApp).

 

 

Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto

 

Correlação entre a avaliação funcional e testes de força muscular em indivíduos com reconstrução do ligamento cruzado anterior

Critérios: Homens, praticantes de atividades físicas, com lesão do Ligamento Cruzado Anterior do joelho que não foram operados, idade de 18 a 40 anos, IMC 29,9 Kg/m2 (estar com peso corporal bom), lesão do Ligamento Cruzado Anterior confirmada por exame de Ressonância Magnética, estar praticando atividades físicas pelo menos 03 vezes por semana.

Contato: Para maiores informações clique aqui: https://site.hcrp.usp.br/precisa-se-de-voluntarios-para-pesquisa/

 

 

Escola de Educação Física e Esporte

 

Música e desempenho

Critérios: Homens saudáveis (entre 18 a 35 anos) e sedentários (ausência de prática regular de exercício físico nos últimos seis meses).

Serão necessárias 4 visitas ao laboratório com duração de 40 minutos, com a realização de exercício em bicicleta ergométrica, Eletrocardiograma de repouso e relatório de desempenho.

Contato: Marcelo Marques – (11) 99178-0378 / marcelomarques [at] usp [dot] br

Responsável: Prof. Dr. Emerson Franchini

 

 Aprendizagem Motora

Estimativa de erro e conhecimento de resultados autocontrolado na aprendizagem motora

Público-alvo: Universitários

A tarefa é realizada em um computador, simulando um jogo de vídeo game.  A coleta ocorre em dois dias consecutivos, um primeiro dia com duração de 30 minutos e um segundo dia com duração de 10 minutos.

Contato: Maria Teresa Marques, por e-mail marquesef [at] usp [dot] br ou por telefone (11) 9 3050-5946

 

Identificação de um perfil poligênico associado às respostas do treinamento de força.

Critérios: Homens entre 18-40 anos e que não estejam praticando musculação.

Procedimentos: Treinamento de Musculação por 8 semanas;avaliação da composição corporal e aconselhamento Nutricional, Avaliação de Força e Hipertrofia muscular.

Contato: (11) 9 9984-9016/  salomao [dot] silva [at] usp [dot] br

 

Efeitos do treinamento físico em idosos hipertensos

Critérios: Homens e Mulheres com  hipertensão arterial diagnosticada e mais de 59 anos.

Procedimento: Participação gratuita em programa de treinamento físico durante 10 semanas (3 sessões por semana), avaliação da capacidade física e realização de exames para avaliação da saúde cardiovascular (medida de pressão arterial e eletrocardiograma).

Contato: Leandro Brito – leandrobrito [at] usp [dot] br – (11) 971393962 ou 3091-8792

Luan Azevêdo – luan [dot] azvdo [at] gmail [dot] com –  (79) 9938-6522

 

Efeitos do treinamento de força na hipertensão arterial

Critérios: Homens (30 a 65 anos) com diagnóstico de hipertensão arterial

Procedimento: Participação gratuita em programa de treinamento físico durante 10 semanas (3 sessões por semana), avaliação da capacidade física (força muscular e aptidão cardiorrespiratória) e realização de exames para avaliação da saúde cardiovascular.

Contato: Rafael Fecchio – rafael [dot] fecchio [at] usp [dot] br – (11) 9 9181-4040

Julio Sousa – julio [dot] sousa [at] usp [dot] br –  (11) 9 8238-3041

  

 

Faculdade de Saúde Pública

 

Investigando a relação entre depressão e obesidade

 O Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública em parceria com o Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP, está selecionando voluntários para participarem um novo projeto de pesquisa “INVESTIGANDO A RELAÇÃO ENTRE DEPRESSÃO E OBESIDADE “ Maiores informações: pelo site: https://neurofatusp.wixsite.com/neurofat

  

 

Instituto de Psicologia

 

Relação entre movimento muscular e dor

Seu objetivo é analisar como alguns parâmetros de movimentos de determinados músculos se modificam pela indução da dor através de choques elétricos.

Aqueles que podem participar são indivíduos sem nenhuma queixa de dor. Os interessados devem comparecer ao Laboratório de Comportamento Humano do Instituto de Psicologia (IP) da USP – sala C6 do Bloco F, na Av. Professor Mello de Morais, 1.721, campus Cidade Universitária, onde as coletas estão sendo realizadas.Os critérios de exclusão para o experimento são: ter alguma dor no momento do teste, utilizar medicação analgésica no dia do teste ou alguma medicação que possa alterar a sensibilidade da pele, história de dor crônica, possuir algum déficit sensorial ou psicológico grave, usar marcapasso e ter praticado atividade física no dia da coleta.Os resultados da pesquisa visam a levantar hipóteses para pesquisas clínicas, que tentam prevenir e/ou reverter as queixas de dores a partir de movimentos do corpo em pacientes reais. Dessa forma, é possível elaborar tratamentos mais específicos e eficazes.

Contato: Rafael Alaiti pelo e-mail rafael [dot] alaiti [at] gmail [dot] com ou pelo celular (11) 99830-6952.

 

  

Faculdade de Odontologia de Bauru

 

Sensibilidade nos dentes

 Critérios: Homens e mulheres, entre 18 e 50 anos, que possuam sensibilidade no dente, raiz exposta e dor ao toque, ao frio, ao quente ou a alimento doce. Não podem participar da pesquisa pessoas com aparelho ortodôntico e grávidas.

Os voluntários selecionados vão responder um questionário e receber um entre três tipos de tratamento não cirúrgico para diminuição da sensibilidade.Após o término da pesquisa, tendo um dos tratamentos sido mais eficaz do que os outros, este será oferecido gratuitamente a todos os participantes. O tratamento tem duração média de 30 minutos.

Contato: os interessados devem ligar ou entrar em contato pelo aplicativo WhatsApp, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, por meio dos seguintes números: (14) 98111-3212, (14) 99866-6147, (14) 98181-6363 ou (16) 99961-2132.

 

 

Santa Casa da Misericórdia de São Carlos

 

Tratamento de úlceras

A Unidade de Terapia Fotodinâmica (UTF) localizada nas instalações da Santa Casa da Misericórdia de São Carlos (SCMSC) está realizando uma chamada de voluntários para pesquisa no tratamento de úlceras.

Contato: Os pacientes voluntários poderão se inscrever na Unidade de Terapia Fotodinâmica da Santa Casa da Misericórdia de São Carlos através do telefone – (16) 3509-1351. Para informações sobre os critérios da pesquisa consulte aqui: https://www2.ifsc.usp.br/portal-ifsc/pesquisa-para-tratamento-de-ulceras/

 

 

Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto

 

Nova formulação cosmética

Trata-se de estudo que avalia eficácia de uma nova formulação cosmética com ativos de origem natural para prevenir a degradação do colágeno e, assim, melhorar a aparência da pele. Para se candidatar, além de diabéticas, as mulheres precisam apresentar um de dois tipos de pele: fototipo II, que define pessoas com pele, olhos e cabelos claros e que se queimam rapidamente ou se bronzeiam pouco quando expostas ao sol; e fototipo III, aquelas de pele morena clara, olhos claros ou não e cabelos escuros e que se queimam moderadamente. Os testes duram três meses com três avaliações não invasivas na região do rosto realizadas com aparelhos específicos de biofísica e análises de imagem da pele.

Critérios: Mulheres entre 39 e 60 anos com diabetes tipo 1 e 2.

 Contato: A responsável pela pesquisa é a pós-graduação Verônica Rego de Moraes que trabalha sob orientação da professora Patrícia Maia Campos, do Setor de Cosmetologia da FCFRP. Mais Informações pelo telefone (16) 3315-4307 e pelo e-mail: usp [dot] neatec [at] gmail [dot] com