Alumni em destaque: Régis Varão

Professor com pós-doutorado na Universidade de São Paulo ensina matemática em seu canal no youtube

Régis Varão, graduado em Matemática e com pós-doutorado em Sistemas Dinâmicos e Teoria Ergódica nas Universidades de Chicago e de São Paulo, atualmente, dá aulas na Universidade de Campinas (Unicamp) e em seu canal no youtube Fantástico Mundo Matemático. Sua carreira na área de exatas começou com o interesse que tinha em se tornar cientista. “Quando prestei o vestibular, eu já sonhava em virar professor universitário para fazer pesquisa. Havia várias vagas para a modalidade Física/Matemática/Matemática Aplicada e  eu pensei ‘Vou tentar isso’”.

Foto: Reprodução/Youtube

A paixão pela matemática, então, veio com o tempo, apenas depois da intenção de trabalhar nesse ramo. “Existe um equilíbrio entre o quanto você ganha e o quanto perde que te faz gostar de alguma coisa. Se a proporção for adequada você se fascina ou detesta. Por razões que fogem do meu controle as coisas deram certo no sentido de eu me apaixonar pela matemática”, diz.

O professor ainda conta que, apesar do interesse por pesquisas, não sabia exatamente o que significava trabalhar nessa  área. Para ele, seu material de leitura foi o fator determinante para decidir-se: “Eu gostava de ler livros sobre ciência, sem dúvida isso foi uma influência importante”.

Mesmo com esse pouco conhecimento que tinha sobre a profissão escolhida, Régis fala que não se arrepende. “Se fosse possível voltar no passado e mostrar a minha vida de hoje para mim, enquanto estava na escola, eu tenho certeza absoluta que esse eu mais jovem diria: ‘É exatamente essa vida que eu quero ter.’”

Após completar sua graduação na Unicamp e pós-graduação no Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), o Professor Varão realizou seu pós-doutorado em Sistemas Dinâmicos e Teoria Ergódica no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo e na Universidade de Chicago. “A Universidade de Chicago ajudou no contato de pessoas do exterior e a USP foi excelente para mim, uma vez que hoje, como trabalho no Estado de São Paulo, eu mantenho um vínculo forte com os pesquisadores de matemática de São Paulo e o contato com a USP facilitou estreitar esses laços”

Fantástico Mundo Matemático

A criação do canal no youtube foi uma junção de diversos fatores: comunicatividade, desejo de divulgar assuntos relacionados a ciência e disponibilidade: “Eu gosto de contar histórias e sempre fui muito comunicativo. Trabalhar com divulgação científica também foi algo que ficou latente em mim. Em algum momento eu iria fazer alguma coisa nesta direção. Enquanto aluno eu tinha outras prioridades, estava focado na minha formação acadêmica, em virar um pesquisador. Agora, como professor universitário, o próprio contexto me ajuda a trabalhar com divulgação, uma vez que os conteúdos do Youtube estão relacionados com a matemática universitária.”, conta.

O principal objetivo do Fantástico Mundo Matemático, conforme o que diz seu criador, é fazer com que as pessoas vivenciem a matemática em seu dia-a-dia e aprendam a viver com a “filosofia matemática de ser”: “A matemática é um estilo de vida. É como eu sou, como eu me comporto, como eu interajo com as pessoas e principalmente como eu lido com problemas sejam eles de matemática ou não. E as pessoas não precisam ser matemáticos profissionais para adotarem esse estilo de vida. Basta não terem medo de aprender, basta serem curiosas e não ter medo de lidar com problemas. Na matemática, como você lida com um problema é muito importante e é assim na vida real também, não?  Eu quero também passar isso para as pessoas e quem sabe as pessoas não adotam cada uma à sua maneira um estilo matemático de ser”.

O canal tem registrado resultados bastante positivos. “Como eu sou professor da Unicamp ele foi naturalmente percorrendo a academia e agora começa a chegar aos alunos do segundo grau”, conta.  A divulgação por parte de instituições, como a Sociedade Brasileira de Matemática, também contribuiu para seu crescimento. Mas, de acordo com Régis Varão, é o modo divertido de ensinar, utilizado nos vídeos, que faz diferença e atrai o público. “O principal é que tudo isso é feito com bom humor. Diga-se de passagem, com ajuda do meu colega Joaquim, que é muito bem humorado. Se divertir falando de matemática, dar risada pensando em problemas de matemática é essa a experiência que eu e o Joaquim queremos levar às pessoas”.

Texto por Nathalia Giannetti