Site comemorativo mostra trajetória do Instituto de Psicologia da USP

Fundação do instituto completa 50 anos e comemorações resgatam a memória dos principais eventos em página na internet

Por Jornal da USP

Instituto de Psicologia reúne em site eventos de sua trajetória de 50 anos – Imagem: Reprodução/IPUSP 50 anos

Para comemorar os 50 anos de sua fundação, o Instituto de Psicologia (IP) da USP elaborou um site para apresentar a trajetória da instituição nesse período. O IPUSP 50 anos traz uma linha do tempo com os principais acontecimentos desde a sua criação e uma área com várias imagens que mostram desde os dirigentes, professores e funcionários até o cotidiano da vida universitária, eventos e aspectos das instalações físicas e da natureza que cerca seu espaço. Uma das páginas reúne os professores eméritos da unidade, como Eclea Bosi, Lino de Macedo, Carolina Martuscelli Bori e Maria Helena Souza Patto, entre outros, e conta as suas trajetórias.

Alguns dos professores eméritos do IP têm a trajetória contada no site: Eclea Bosi, Carolina Martuscelli Bori, Lino de Macedo e Maria Helena Souza Patto – Fotos: Reprodução IP USP

O IP surgiu a partir do decreto estadual 52.326, de 16 de dezembro de 1969, que aprovou a reestruturação da Universidade de São Paulo. Suas atividades se iniciaram em janeiro de 1970 na Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, no campus da cidade de São Paulo.

Antes disso, o curso fazia parte da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP, e funcionava no Palacete da Alameda Glete, no bairro dos Campos Elíseos, que foi adquirido em 1937 para abrigar diversas seções e cadeiras da faculdade. A existência de uma grande figueira no local tornou-se símbolo de uma geração de alunos que se formaram lá e até virou livro publicado pelo Centro de Memória do IP. Uma das mudas da antiga figueira foi plantada no jardim do Instituto, na Cidade Universitária, como forma de manter a memória dos primeiros tempos do curso. A figueira também inspirou a criação do selo comemorativo dos 50 anos do IP.

Palacete da Alameda Glete onde funcionou inicialmente o curso de Psicologia antes da criação do Instituto de Psicologia, na Cidade Universitária – Foto: CAP FFLCH/USP

Atualmente, o instituto conta com 80 docentes e 129 servidores técnico-administrativos, 400 estudantes de graduação e 561 de pós-graduação, e é dividido em quatro departamentos: Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade; Psicologia Clínica; Psicologia Experimental; e Psicologia Social e do Trabalho.

Confira o site comemorativo no link: https://sites.usp.br/ipusp50anos