USP incentiva pesquisas na área de Inteligência Artificial

O orçamento investido na área será de R$ 1 milhão. Um novo Instituto com o apoio da USP também está sendo criado

A partir de iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP, ocorreu no final do ano passado a seleção de projetos de pesquisas, vinculadas às unidades, institutos e museus da Universidade que tivessem alguma relação com o campo da inteligência artificial, ou seja, que façam uso de sistemas digitais inteligentes, nas mais diversas áreas, como políticas de saúde, medicina de precisão, sistemas econômicos etc. Os grupos de pesquisa inscritos tiveram que se enquadrar em duas modalidades: a criação de grupos de estudo, orientados sempre por um docente da USP (composto por pesquisadores externos, estudantes – inclusive de graduação –, pós-doutorandos e funcionários). Ou também a possibilidade de enquadramento na modalidade de grupos compostos apenas por docentes, que podem ser de áreas distintas, para fins de interdisciplinaridade. Neste caso também foi possível convidar docentes externos à USP, inclusive de outros países. O orçamento para essas duas modalidades será de até 20 mil e até 80 mil reais, respectivamente. O orçamento gerido pelos grupos será, por exemplo, para custear a bolsa dos estudantes envolvidos no projeto de pesquisa. O edital está em andamento e o resultado sairá em março. O relatório final com o que foi produzido por cada um dos grupos de pesquisadores envolvidos deverá ser publicado até abril de 2020.

De maneira paralela a esse incentivo, nessa linha de conhecimento, um novo consórcio está sendo criado, chamado Instituto Avançado de Inteligência Artificial, o AI². Segundo descrição do próprio site do Instituto, a diretriz é a união dos pesquisadores comprometidos em resolver os problemas da área e trazer um alto impacto para benefício da sociedade. A proposta é agregar pesquisadores de universidades públicas e privadas, investimento de empresas do setor privado e parceiros de fora do Brasil. Ou seja, trata-se de um elo entre universidades e empresas.

Foto: Divulgação AI²

O que é Inteligência Artificial?

Para o Instituto, “O termo Inteligência Artificial compreende diferentes aspectos que incluem aprendizado de máquina, visão computacional, processamento de linguagem natural, reconhecimento de fala e imagem e robótica. O caráter transversal da IA ​​nos permite atacar uma ampla variedade de problemas que poderiam melhorar a sociedade e orientar novas políticas públicas. De veículos autônomos, diagnóstico médico, assistência física a pessoas com deficiência e idosos, segurança pública e na indústria de entretenimento, o impacto dos recentes avanços em IA tem sido enorme.”

A organização não terá uma sede própria, e a intenção é que se trabalhe com o caráter multidisciplinar desse ramo da ciência da computação, para que se atue nas diversas funcionalidades que a área pode ter.

Mais informações sobre a iniciativa podem ser verificadas no site do Instituto Avançado de Inteligência Artificial (AI²).