USP mostra relevância ao longo dos anos em ranking nacional e internacional

Todos os anos, a comunidade acadêmica, os alunos e a sociedade como um todo, acompanham na mídia os resultados dos ranking globais de universidades. A USP, responsável por mais de 20% da produção científica do país, assume a liderança tanto nacionalmente quanto entre as latino-americanas.

Criada em 1934, USP é uma universidade pública, mantida pelo Estado de São Paulo e ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O trabalho de docentes, alunos e funcionários têm sido reconhecidos por diferentes rankings mundiais, criados para medir a qualidade das universidades a partir de diversos critérios, principalmente os relacionados à produtividade científica.

Esse desempenho é mostrado ao longo dos anos pelos principais rankings, confira:

The Higher Education

A The Higher Education (THE) é uma revista inglesa que publica notícias e artigos referentes a educação superior. Para realizar o ranking, a THE leva em conta cinco áreas: ensino (o ambiente de aprendizado), pesquisa (volume, renda e reputação), citações (influência na pesquisa), panorama internacional (equipe, estudantes e pesquisa), renda industrial (transferência de conhecimento).

Veja a evolução da USP no ranking THE desde 2011 — Foto: Editoria de Arte/G1

Em 2017, 2018 e 2019 a universidade manteve a mesma posição. A USP ainda continua como a universidade brasileira melhor classificada no THE.

RUF: Ranking Universitário Folha

A Folha de São Paulo é um jornal brasileiro editado na cidade de São Paulo, além de ser o jornal de maior circulação do Brasil. Abaixo é possível ver as colocações da Universidade de São Paulo em um dos maiores ranking brasileiros ao longo dos anos recentes.

Veja a evolução da USP no ranking RUF desde 2015— Foto: Alumni

A RUF, além de divulgar a posição de cada universidade avaliada, publica também as notas em cada indicador utilizado. A USP, em 2019, ocupou a primeira posição em três dos seis indicadores. Confira:

Foto: RUF

Nesses e em outros rankings a USP – que conta com diversos campi distribuídos pelas cidades de São Paulo, Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, além de unidades de ensino, museus e centros de pesquisa situados fora desses espaços e em diferentes municípios – mostra sua relevância e permite à USP integrar um seleto grupo de instituições de padrão mundial.

Texto: Gabrielle Yumi