85 anos da Universidade de São Paulo

No dia 25/01/1934 foi assinado o decreto para a criação da USP, que uniu algumas faculdades já existentes na cidade de São Paulo, entre elas a Faculdade de Medicina, a Escola Politécnica e a Faculdade de Direito. E fundou outras, em áreas diversas como a Faculdade de Farmácia e Odontologia e também a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, que contou com as chamadas missões francesas, de professores franceses que foram convidados para ajudar na fundação do pensamento acadêmico da Universidade.

A grandeza que a USP alcançou se prova por seus números. Está presente em 8 cidades de São Paulo (capital, Bauru, Lorena, Ribeirão Preto, Piracicaba, Pirassununga, Santos e São Carlos). Oferece 183 cursos de graduação e 269 programas de mestrado e doutorado. São mais de 58 mil alunos de graduação matriculados atualmente e 30 mil de pós-graduação. 67 bibliotecas, 19 museus, além de centros culturais, orquestras, observatórios astronômicos etc. O que proporciona uma produção científica de altíssima relevância.

E para falar sobre tudo isso, a Superintendência de Comunicação Social da USP preparou uma série de vídeos e entrevista com o atual Reitor, Prof. Dr. Vahan Agopyan, para falar mais sobre a importância da Universidade. Confira clicando nas imagens abaixo para ser redirecionado aos vídeos.

USP em números

Entrevista com o Reitor Prof. Dr. Vahan Agopyan

USP Ontem e Hoje
Aspectos históricos envolvendo a Universidade