Acontece na USP em Dezembro

Dezembro está chegando, o ano acabando, mas as atividades na USP não param! A equipe do Alumni separou uma lista com as melhores atrações que ocorrem nos campi da Universidade no próximo mês! E melhor, todos os eventos são gratuitos. Não perca!

• 01/12 e 02/12, das 9h às 18h, a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) promove o II Fórum de Pesquisa do Laboratório de Proteção Cerebral na Infância, com ênfase em Epilepsia, Hidrocefalia e Oncologia. Serão discutidos temas como: Neuroncologia Pediátrica; Robótica; Cirurgia Fetal/Neonatal; Hidrocefalia; entre outros. Será realizado na Avenida Bandeirantes, 3900 – Ribeirão Preto – SP e as inscrições podem ser feitas até o dia 30/11. Mais informações aqui.

• 02/12, das 14h às 16h. A Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) de Pirassununga promove a palestra Inovação, Planejamento e Gestão de Custos na Agropecuária. As inscrições podem ser feitas até o dia 02/12 e o evento acontece no Anfiteatro Armando Chieffi (Av. Duque de Caxias Norte, 255 – Pirassununga, SP). Mais informações aqui.

• 03/12 a 08/12, das 8h às 17h. A Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) sedia a Semana de Ciência e Tecnologia Brasil – Colômbia 2017. Apoiado pelo Itamaraty e pela Embaixada Brasileira em Bogotá, o evento tem como objetivo consolidar uma rede de contatos entre a USP e as Universidade Colombinas, abrindo oportunidades de mobilidade e submissão de projetos conjuntos. A semana não possui inscrição prévia e acontece na Avenida Trabalhador Sancarlense, 400 – São Carlos – SP. Mais informações aqui.

• 15/12, das 14h às 18h. O Departamento de Informação Cultural da Escola de Comunicações e Artes (ECA USP) realiza o II Seminário de Informação e Documentação em Arte, no Instituto Itaú Cultural. O evento irá discutir as narrativas e representações produzidas nas coleções de bibliotecas, arquivos e museus, bem como a influência dessas nos discursos elaborados pelos pesquisadores e pelos usuários dos acervos. As inscrições podem ser feitas até o dia 10/12 e o seminário acontece na Av. Paulista, 149. Mais informações aqui.

• 15/12, das 9h às 19h. Acontece a 2ª Mostra de Jogos do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) em São Carlos. É um dos maiores eventos de desenvolvimento de games do interior de São Paulo e conta com palestras e mesas-redondas com desenvolvedores e pesquisadores, além de vários jogos em exposição para o público se divertir. O evento não possui inscrição prévia e acontece na Avenida Trabalhador Sancarlense, 400 – São Carlos – SP. Mais informações aqui.

• 07/12 e 08/12, à tarde. O Laboratório de Pesquisa Social (LAPS), da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) promove o Workshop Internacional “Tendências Recentes das Relações entre Sociologia e Vida Cotidiana”, com o professor Carlos Fortuna (Universidade de Coimbra). O evento não possui inscrição prévia e acontece na Rua do Lago, 717 – Cidade Universitária – São Paulo. Mais informações aqui.

• 11/12 e 12/12, das 9h às 17h. O Instituto de Energia e Ambiente (IEE) promove o workshop Evolução dos Padrões de Consumo, Convergência Econômica e Pegada de Carbono do Desenvolvimento: uma comparação Brasil-França (Projeto Ecopa). O evento tem o objetivo de analisar quão flexível é a ligação entre o nível de renda per capita e os padrões de consumo e, em sequência, projetar suas implicações em cenários futuros de emissões de GEE para o Brasil e para a França. As inscrições podem ser feitas até o dia 11/12 e o evento acontece na Av. Professor Luciano Gualberto, 1289 – Cidade Universitária – São Paulo. Mais informações aqui.

• 15/12, a partir das 19h. Será realizado, no Teatro Universitário da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB), o IV Encontro de Coros USP – 2017, com o objetivo de promover a arte musical e de estimular, desenvolver e aprimorar a prática do canto. Com a participação de corais de outros municípios, as inscrições podem ser feitas até o dia 10/12 e o evento acontece em na Alameda Doutor Octávio Pinheiro Brisolla, 75 – Bauru – SP. Mais informações aqui.

Confira aqui a programação completa do mês de dezembro.