Veja alguns eventos já disponibilizados para esse semestre

26 de maio de 2021: Educação presencial e pandemia: as razões da greve dos/as profissionais da rede municipal de São Paulo

Desde 10 de fevereiro deste ano, profissionais da rede municipal de ensino de SP estão em greve contra o retorno das atividades presenciais nas condições atuais da pandemia em São Paulo e no Brasil. Diariamente, vemos notícias sobre as escolas, que, em geral, expressam a fala de dirigentes das redes públicas e de escolas privadas e de profissionais da área da saúde. No entanto, pouco se discute sobre as razões das reivindicações das/os profissionais, as reais condições de trabalho e de acolhimento das crianças e estudantes, bem como sobre as condições objetivas fornecidas às/aos professoras/es e estudantes para o ensino remoto e o presencial.

Para mais informações, clique aqui.

25 e 27 de maio de 2021: Webinars “Minha Biblioteca”

A Universidade de São Paulo adquiriu a coleção de e-books das áreas de Medicina e Saúde da Minha Biblioteca, uma plataforma online que oferece acesso a milhares de livros eletrônicos das principais editoras do país. O Catálogo de mais de 3.000 e-books está disponível a docentes, alunos e funcionários.

Para conhecer melhor outras coleções e recursos da Minha Biblioteca, participe das reuniões online gratuitas e abertas que acontecerão nos dias 25 e 27 de maio de 2021.

Para se inscrever e saber mais sobre os encontros, clique aqui.

27 e 28 de maio de 2021:  III Seminário Internacional em Saúde do Adulto (III SISA 2021)

O III SISA terá como tema central as “Práticas Avançadas em Enfermagem” e abordará a atual situação, desafios e perspectivas futuras dessas práticas nas Américas e o potencial impacto na qualidade do cuidado aos pacientes, no alcance de metas em saúde e no desenvolvimento de pesquisas.

Para mais informações, clique aqui.

31 de maio de 2021: Como a Agenda Convergente Mobilidade Sustentável e Saúde pode contribuir para a Segurança Viária

A pandemia de COVID-19 está revelando uma nova forma de pensar a vida e os deslocamentos dentro e fora das cidades. No “novo normal”, cabe a toda a comunidade global o desafio de repensar as relações entre ambiente, sociedade e saúde. Com esta missão, a chamada Agenda Convergente Mobilidade Sustentável e Saúde, documento de referência da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), busca o planejamento de implementação de ações intersetoriais para a solução de problemas sociais, como a mobilidade e questões relacionadas ao trânsito nas metrópoles.

O encontro terá como norte a referida Agenda, buscando identificar e propor soluções sobre condições urbanas como a mobilidade e a segurança viária, tendo em vista a sustentabilidade econômica, social e ambiental.

Para mais informações, clique aqui.

05 de julho de 2021: Será que o Universo é “amigável” para a vida? – Física Para Todos

A palestra tratará sobre a questão da Habitabilidade no Universo, discutindo as condições para os ambientes extraterrestres abrigarem vida: fontes de energia, proteção da radiação e raios cósmicos, etc. Mostrará alguns “contra-exemplos” ao paradigma da fotossíntese que foram recentemente descobertos, sugerindo uma “quimiosfera” onde os organismos metabolizam produtos de reações sem intervenção da luz do Sol.

Examinará também as catástrofes cósmicas que podem ser determinantes para as biosferas (supernovas próximas, surtos gama, etc.) e algumas características importantes das chamadas Cinco Grandes Extinções, que permitem entender (e até modelar matematicamente) os efeitos destrutivos e a recuperação da Biosfera da Terra.

Essa palestra faz parte do ciclo 2021 do “Física para Todos”, projeto de extensão e divulgação de ciências do Instituto de Física da USP. Para mais informações sobre o programa, clique aqui.