Alumni em destaque: Fernando Meirelles

O Alumni USP, Fernando Meirelles, é egresso da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP e se destaca internacionalmente por sua atuação como cineasta.
Fernando Meirelles

Imagem: Divulgação Internet

Formado em Arquitetura e Urbanismo pela FAU/USP no ano de 1981, Fernando não exerceu atividades profissionais na arquitetura, dedicando-se à área audiovisual. Junto com alguns colegas de turma da FAU, montou uma produtora de vídeo. Meirelles ressalta a importância dos estudantes trilharem a sua própria formação, o que lhe possibilitou trabalhar com TV, publicidade e cinema ainda quando estava na graduação na USP.

Fiz uma trilha de disciplinas optativas menos técnicas com mais cursos ligados à história da arte, à expressão e à história. Esta formação me ajudou  a estruturar meu  pensamento e visão de mundo. Fiz a faculdade num período de final da ditadura e da volta do movimento estudantil, e o ambiente da USP me fez questionar e entender melhor o que é a política e o Brasil“, comenta.

Atualmente, ele é sócio da produtora O2 Filmes, responsável por filmes nacionais e internacionais, inclusive o longa-metragem Cidade de Deus, por ele dirigido, e indicado ao Oscar.

Realizando projetos que retratam o imaginário brasileiro, Meirelles representou o Brasil inúmeras vezes em festivais internacionais (Cannes, Berlim, Tokyo, Toronto, San Sebastian, entre outros) e recebeu indicações diversas vezes em premiações de reconhecimento internacional como Oscar, Golden Globe e Bafta. Dentre trabalhos reconhecidos, ele dirigiu Ensaio sobre a Cegueira (Blindness), baseado no romance do escritor português José Saramago, o qual fez elogios à produção.

Ao mencionar a importância do papel da USP em sua trajetória profissional, menciona a liberdade de criação que recebeu ao produzir seu trabalho de conclusão de curso na FAU, “Como a FAU era uma escola tão aberta, foi permitido que a minha tese de graduação fosse um vídeo, não uma monografia ou um projeto. Foi por essa abertura da escola  que me envolvi com o cinema. Não teria feito o que fiz se não tivesse tido aquela formação”. Ressalta, ainda, a possibilidade de explorar bibliotecas, laboratórios fotográficos, equipamentos, marcenaria, sala de projeção que usava no cine-clube, e um espaço que proporcionava a troca entre os colegas. Pela oportunidade de frequentar aulas da ECA/USP, teve contato com equipamentos e conhecimentos fundamentais para sua atual carreira.

Visando a melhoria da qualidade de cursos, pesquisas e atividades oferecidas à comunidade universitária, o Alumni USP solicitou ao egresso sugestões direcionadas aos atuais gestores e professores da USP. Meirelles sugeriu uma maior interlocução entre os egressos e a Universidade, com convites para palestras, atividades e aulas magnas. Seguindo na linha da sugestão do ex-aluno, projetos como o Alumni USP Talks e Prêmio Alumni USP estão promovendo uma maior aproximação entre os egressos e a comunidade universitária. Por fim, como forma de prestigiar o Estado e a Universidade Pública, Meirelles ressalta a doação realizada por parte de sua produtora, de uma sala de projeção para a ECA, equipada com projetor 35mm, sistema de som e cadeiras.

O Alumni USP parabeniza o egresso por sua brilhante atuação e deseja a continuidade do sucesso em sua trajetória profissional!

Texto: Giovanna Pedroso Alteparmakian