Alumni USP em Destaque: Jonatas Melo

Egresso da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP), Jonatas José de Oliveira Melo construiu uma carreira internacional de destaque na indústria petroquímica que inspira profissionais que desejam aliar excelência técnica, liderança global e compromisso com a sustentabilidade.

 

Jonatas José de Oliveira Melo. Fonte: Arquivo pessoal.

Jonatas José de Oliveira Melo é egresso da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP) e presidente da Baystar, empresa norte-americana do setor petroquímico. Ao longo de uma trajetória marcada por experiências em quatro continentes, ele tem se destacado pela liderança em projetos inovadores e sustentáveis. Em entrevista ao Escritório Alumni USP, Jonatas compartilhou os caminhos que o levaram da graduação em engenharia civil à frente de uma das empresas mais promissoras do setor.

Jonatas formou-se engenheiro civil pela EESC-USP no final de 1999, com destaque acadêmico reconhecido pela Láurea ao Mérito. “Tive a honra de receber a Láurea ao Mérito Acadêmico e participar da cerimônia na USP – São Paulo”, relembra. Pouco depois, concluiu um MBA pela Fundace (FEARP-USP), o que o impulsionou para novas oportunidades no setor industrial. Anos mais tarde, complementou sua formação com um prestigiado MBA internacional no IMD Business School (Suíça), onde se graduou com honras e distinções em liderança.

Atualmente, Jonatas é CEO da Baystar, joint venture entre a Borealis (Áustria) e a TotalEnergies (França), sediada no Texas, EUA. Lidera projetos que combinam tecnologia avançada e compromisso com a economia circular. Mas foi ainda na USP que seu percurso profissional ganhou base sólida. “A formação na USP me abriu portas na indústria do petróleo e contribuiu decisivamente em minha carreira profissional, me acompanhando até hoje.[…] A USP contribuiu muito mais do que a formação técnica em si, mas principalmente em ‘aprender a pensar’. Essa capacidade é cada vez mais crítica em um mundo cheio de informações”, afirma o egresso.

Durante a graduação, Jonatas participou de um projeto de iniciação científica com o professor Antonio Nelson Rodrigues da Silva. Juntos, desenvolveram material didático para um sistema de informação geográfica em transportes. A experiência foi determinante para consolidar competências como disciplina, profissionalismo e curiosidade intelectual, valores que ele leva consigo até hoje. “Continuo acompanhando o trabalho do Nelson e tenho muito que agradecer pelas palavras de encorajamento e sabedoria durante nosso trabalho juntos”, destaca.

Com mais de duas décadas de experiência internacional, Jonatas viveu e trabalhou na Europa, Oriente Médio, Ásia e América do Norte. Essa vivência multicultural contribuiu profundamente para sua visão de gestão, inovação e sustentabilidade. Ele destacou duas lições importantes de seus anos de aprendizado: “Um dos saltos mais difíceis para qualquer empresa é crescer internacionalmente. Os modelos, processos e cultura que funcionam em um local não necessariamente são ótimos globalmente e a internacionalização necessita quea liderança esteja disposta a transformar a empresa e se transformar para ter sucesso”. A outra lição envolve as conexões entre os departamentos: “Em muitos casos, o sucesso de uma empresa não está na capacidade de ser excelente em uma ou outra área em específico. Embora excelência departamental seja requisito, em geral, o segredo do sucesso está nas interfaces entre os departamentos. Processos e cultura organizacional trabalham como ‘lubrificantes’ entre esses grupos.” Destaca Jonatas.

Para fortalecer a formação dos alunos frente a esses desafios, Jonatas sugere que a USP promova ainda mais o intercâmbio com professores internacionais, amplie o ensino de idiomas e desenvolva competências como pensamento crítico, ética e trabalho em equipe. “O mundo mudou muito desde a minha graduação e continuará mudando. Eu acredito que seja fundamental que a universidade ensine, além da formação académica, o pensamento crítico, o ensino da ética e a capacidade de resolver problemas em conjunto. Essas são ferramentas que serão fundamentais para que os alunos possam navegar as revoluções tecnológicas que estão e continuarão acontecendo como o advento de Inteligência Artificial (AI), sem que percam a “bússola” ética do que é o certo a se fazer para o planeta e as comunidades”, acrescenta.

O Escritório Alumni USP parabeniza Jonatas Melo por sua trajetória exitosa e inspiradora, que conecta a formação de excelência da USP com uma atuação global orientada por inovação, sustentabilidade e liderança transformadora.

Para conhecer mais sobre a Baystar, acesse: https://www.baystar.com/

 

Texto: Vinícius Palamarczuk Rocha