Ex-aluno da Escola de Educação Física de Esporte de Ribeirão Preto integrou a comissão técnica da Seleção Feminina de Futebol nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, ganhadora da medalha de Prata.
Luiz Guilherme Cruz Gonçalves, egresso da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EEFERP-USP), construiu sua carreira no futebol desde o início de sua formação e hoje é preparador físico do time feminino do Sport Club Corinthians Paulista. Neste ano, Luiz compôs a comissão técnica da Seleção Feminina de Futebol do Brasil para os Jogos Olímpicos de Paris como preparador físico, e compartilhou uma parte de sua trajetória acadêmica e profissional em entrevista concedida ao Escritório Alumni USP.
Seu vínculo com a USP se iniciou em 2013, ao ingressar no curso de bacharelado em Educação Física e Esporte na EEFERP. Seu trabalho de conclusão de curso já versava sobre o futebol profissional, e foi intitulado “Caracterização do perfil de jovens jogadores de futebol: uma análise das habilidades técnicas e variáveis antropométricas”. Graduado, Luiz realizou seu mestrado em Ciências pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP em 2016, onde defendeu a tese “Efeitos do treinamento pliométrico com restrição do fluxo sanguíneo sobre a performance musculoesquelética e o dano muscular em adultos jovens”.
O egresso destaca a forma como sua formação acadêmica na USP foi fundamental para sua trajetória no esporte profissional. A diversidade de perspectivas apresentadas no curso de Educação Física incentivou sua participação em pesquisas e projetos extracurriculares que contribuíram na construção de uma base sólida nas ciências do esporte, o que moldou Luiz Guilherme como um profissional crítico, inovador, e estratégico — características que fazem grande diferença no acompanhamento e desenvolvimento de atletas de alto rendimento.
Além da educação de excelência, a rede de contatos proporcionada pela Universidade também foi um ponto-chave na vida profissional de Luiz; sua carreira começou a partir do programa de estágios conveniados à USP e da participação em comissões técnicas de times universitários, e foi aprofundada por sua participação em grupos de pesquisa sobre o Futebol. O preparador físico conta que sua inserção no mercado de trabalho e a formação de parcerias ao longo do tempo foram fruto de relações construídas com professores e colegas de curso.
Nos Jogos Olímpicos de Paris de 2024, Luiz Guilherme participou do processo de treinamento da Seleção Feminina de Futebol, que conquistou a medalha de Prata para o Brasil. Em meio a diversos desafios, como “as exigências individuais de cada jogadora, a gestão do tempo para equilibrar descanso e a programação dentro e fora do campo”, o Alumni USP compartilha essa sua experiência:
“Cada etapa do treinamento foi cuidadosamente planejada, levando em consideração os planos de jogo que as atletas iriam executar, assim como o fortalecimento do espírito de equipe. Trabalhamos intensamente em sessões de treino para o aprimoramento do nosso modelo de jogo e na análise dos adversários. Além disso, foi fundamental promover um ambiente de confiança e colaboração entre as jogadoras e a comissão técnica, criando uma base sólida para o desempenho durante os jogos.”
O resultado deste trabalho, que uniu o conhecimento acadêmico, científico e profissional de Luiz Guilherme, foi a formação de uma equipe que levou o Brasil a ser premiado em Paris. Na performance da seleção feminina brasileira, pudemos ver como o comprometimento com a ciência esportiva, tanto por parte das jogadoras, quanto por toda a comissão técnica, colabora para a consolidação de um time vitorioso.
O egresso encoraja a USP a fortalecer a integração entre os cursos de graduação e as áreas de pesquisa, de forma a incentivar abordagens interdisciplinares. Espaços de colaboração entre departamentos e faculdades seriam, para o Alumni, uma ferramenta de ampliação das perspectivas dos alunos e inovação científica. Pensando em sua própria experiência profissional, Luiz levanta a importância do fortalecimento de conexões entre a Universidade e o mercado de trabalho; as parcerias entre a USP, empresas e organizações geram oportunidades de desenvolvimento profissional aos estudantes e devem ser fortalecidas.
O investimento em projetos de Cultura e Extensão são um ponto destacado pelo egresso, tendo em vista que as participações discentes nas atividades trazem benefícios para a população e enriquecem a formação acadêmica de alunos pela aplicação prática do conhecimento. No site da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão, é possível acompanhar as últimas iniciativas da USP para expandir sua conexão com a comunidade, como oficinas, atividades esportivas e cursos de extensão gratuitos e abertos ao público. Essa é uma das estratégias utilizadas pela Universidade de aproximação com a sociedade.
Nós do Escritório Alumni USP agradecemos ao educador físico Luiz Guilherme Gonçalves por suas contribuições, e o parabenizamos pela trajetória profissional de sucesso.
Texto por Ana Beatriz Marka Fraga Moreira