Alumni USP em Destaque: Ricardo di Lazzaro

Egresso da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, Ricardo di Lazzaro tem uma trajetória  profissional notável  que une medicina, inovação em saúde e empreendedorismo. 

Ricardo di Lazzaro. Fonte: Medicina SA.

Ricardo di Lazzaro Filho, fundador da empresa Genera, atuou como diretor médico de Genômica e Bioinformática e atualmente ocupa o cargo de  Head de Consumer Genomics na Dasa, empresa que lidera os avanços em genômica — rede de saúde integrada líder no mercado latino-americano. Além disso, é assessor e membro de conselho de diversas empresas especializadas em biotecnologia. 

Após se formar em Farmácia-Bioquímica pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas em 2008, Di Lazzaro retornou à USP pelo curso de Medicina, que concluiu em 2014. Seguindo sua carreira acadêmica, realizou um mestrado em Aconselhamento Genético e Genômica Humana, e doutorado em Genética e Biologia Evolutiva — ambos no Instituto de Biociências da nossa Universidade.

Inspirado por seu interesse em genética desde o ensino médio, Di Lazzaro começou a dar forma à sua carreira durante a graduação. Foi em 2010, ao realizar um teste genético que só era oferecido no exterior, que ele teve a ideia de criar um projeto semelhante no Brasil. Ao lado de seu melhor amigo e colega da FCF-USP, André Chinchio, fundou a Genera, laboratório pioneiro em testes de DNA e ancestralidade no Brasil. Com financiamento próprio, fruto de seus salários e bolsa de Iniciação Científica financiada pela FAPESP, os jovens egressos criaram uma empresa que hoje é reconhecida como líder em genômica pessoal.

Compartilhando sobre a relevância da formação na Universidade de São Paulo para seu desenvolvimento profissional, Ricardo considera que sua experiência na USP foi fundamental em sua carreira. “Além de aprender a teoria, trabalhei na prática em laboratórios e desenvolvi uma visão completa e humana sobre o cuidado à saúde, graças ao contato direto com hospitais e ambulatórios” , comentou. Ele enfatizou também a importância das conexões feitas durante o período universitário, entre colegas, professores e outros profissionais que se tornaram grandes referências na sua trajetória.

Para ele, um dos maiores desafios das universidades é equilibrar um currículo atualizado com a realidade prática e a aproximação com a comunidade externa. Sendo a USP uma das maiores instituições produtoras de ciência do Brasil, Ricardo lembra a importância da divulgação científica acessível e reitera que “a comunicação com a sociedade não pode ser negligenciada; hoje vemos comunicadores científicos nas redes sociais realizando um trabalho excepcional, e considero fundamental que as universidades incentivem e se aproximem desse tipo de iniciativa”. Pensando sobre o papel do Ensino Básico na promoção de saúde, Di Lazzaro reforça a necessidade de políticas que incentivem a “descentralização do cuidado” de forma a levar saúde de excelência para todas as regiões de nosso país, que ainda é muito marcado pela desigualdade de acesso à recursos de higiene e tratamentos médicos.

O Escritório Alumni USP parabeniza Ricardo di Lazzaro pela sua brilhante trajetória de contribuições para a ciência e para a saúde pública, e deseja sucesso em seus próximos passos.

 

Texto por Ana Beatriz Marka Fraga Moreira e Maria Helena Palucci Marziale