Coletânea de artigos “Por Onde a Água Passa” de geólogo ex-aluno da USP

Graduado em geologia na Universidade Estadual Paulista, a UNESP, com mestrado, doutorado e pós-doutorado em Geociências na Universidade de São Paulo, o pesquisador Heraldo Campos compartilhou conosco 74 artigos seus que foram publicados no jornal Gazeta de Ribeirão de Ribeirão, entre 2006 e 2012. O próprio pesquisador os define:

“Por onde a água passa produz modificações. Pode dissolver os minerais das rochas e arrastar seus componentes bem distantes para a deposição. Pode formar rios, lagos e oceanos, acumulando um volume considerável de espécies aquáticas. Pode tanto recarregar os aquíferos como transbordar em áreas de inundação e causar prejuízos econômicos em áreas urbanas.”

Área de recarga e descarga local do Aquífero Guarani na Chapada dos Guimarães, Mato Grosso. Foto: Heraldo Campos

Se tem interesse em entender mais o assunto, acesse o documento com os artigos, disponibilizado pelo Centro Regional para la Gestión de Aguas Subterráneas da UNESCO, clicando aqui.