Ex-alunos da Faculdade de Direito arrecadam recursos para reforma do prédio

Assim como muitas faculdades públicas, a Faculdade de Direito da USP (também chamada de São Francisco) sofre com problemas de infraestrutura. Criada em 1827, a São Francisco vê esses problemas se agravando desde 2014, quando a USP sofreu um aperto orçamentário.

Fachada do prédio da Faculdade de Direito . Local: Salão Nobre da FD. Foto: Cecília Bastos/USP Imagem

Pensando nisso, egressos da instituição elaboraram iniciativas que visam arrecadar dinheiro para reformar o prédio, incluindo a restauração da fachada, salas de aula e o pagamento de bolsa para estudantes carentes. A mobilização começou em 2018, quando o Prof. Dr. Floriano de Azevedo Marques Neto assumiu a direção.

“É um desafio que o orçamento público não pode suportar sozinho. E é isso que nós estamos tentando viabilizar que haja também uma contribuição, uma colaboração de recursos que venham de fora do orçamento público”, disse Floriano em entrevista à Rede TV! News.

Floriano então realizou uma chamada aos egressos que gostariam de participar da iniciativa e os advogados Pedro Guilherme de Souza e Kleber Luiz Zanchim foram dois dos que atenderam ao chamado. Ambos são sócios e integrantes da entidade Associação Trabalhar e, no final de 2018, aprovaram um projeto para financiamento pela Lei Rouanet. “Pouca gente sabe mas a Lei Rouanet tem um dispositivo que trata de melhorias de prédios públicos, patrimônio histórico e etc. Não é só pra destinação artística. Então, usando esse dispositivo, nós montamos um projeto e a partir daí começamos a captar recursos para reformar a fachada”, disse Pedro. Apenas em alguns meses levantaram o total de R$ 75 mil reais de 70 ex-alunos da turma formada em 2004.

Vista interna da Faculdade de Direito. Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Além da reforma do prédio, outro grupo de mais de cem egressos, com pequenas doações individuais, ajudaram também a custear bolsas auxílio de R$ 600 reais mensais para alunos carentes, destinadas a cobrir gastos com alimentação, moradia e transporte. A ideia veio diante da nova realidade que a instituição se encontra, onde assume diversas ações afirmativas.

Para Kleber, a reforma da São francisco tem um significado muito maior do que apenas consertar a infraestrutura. “Todo mundo vai poder voltar à faculdade ou passar no centro tendo uma experiência mais bonita. A gente acha que a São Francisco merece isso pela história que ela tem”.

Todas as entrevistas foram retiradas da RedeTV!News.

Texto por Gabrielle Yumi