Festa do Livro da USP chega à maturidade batendo recorde de vendas

Festa do Livro

Foto: Sofia Calabria (Edusp)

A 21º edição da Festa do Livro da USP, tradicional evento do universo uspiano e paulistano, encerrou suas atividades com saldo de vendas recorde – simplesmente mais de 450 mil exemplares vendidos! São os dados que começam a chegar das editoras participantes. Para se ter uma ideia, em volume de exemplares, isso é mais ou menos a venda de 2 a 3 meses em uma loja física feita em 4 dias.

O evento reúne todo ano, desde festejadas editoras – e suas filas homéricas – até caçulas do mercado editorial, que têm na feira uma excelente oportunidade de aparecerem para um grande público – muitos dos quais, animados e dispostos a investir o décimo terceiro salário em cultura e informação.

As filas já fazem parte do imaginário do visitante fiel”. É o que ressalta Simone Oliveira, 30, egressa do curso de Letras e Editoração da USP e, atualmente, concluindo um curso de pós-graduação na ECA. “É uma oportunidade tão bacana de economizar e conhecer o que está sendo publicado que a fila acaba não importando” relata.

O evento, que nos últimos anos têm trazido dezenas de milhares de pessoas, nem de longe lembra o longínquo ano de 1999, quando a festa teve sua primeira edição – com a modesta participação de 30 editoras no vão do prédio da História/Geografia da FFLCH-USP. Desde então, a cada ano ficava mais difícil transitar entre as editoras. Com isso, a partir de 2015 a festa ganhou uma ampla tenda junto ao Cepeusp. Em tamanho, foi de 200 m² em 1999 para mais de 4.000 m². Crescendo a cada ano, e vinte vezes maior que em sua primeira edição, em 2019 a feira contou com 260 editoras e lançamentos para todo tipo de gosto e necessidade – de física quântica até os simpáticos livros infantis, passando pelas histórias em quadrinhos e livros acadêmicos.

Escritório Alumni-USP esteve presente no evento

Aproveitando a festa, que contou com a participação de milhares de pessoas, o escritório Alumni-USP esteve presente com um estande de divulgação. Grande parte do público é composto por ex-alunos da USP, que aproveitam os festejos para retornar à Universidade, sendo “bem vindos de volta à Universidade de São Paulo”, como o slogan da plataforma Alumni-USP, veiculado nos intervalos da Rádio USP, nos lembra.

Foto: Thiago Garcia (Alumni-USP)

“Este contato é importante, tanto para divulgação junto àqueles que ainda não conhecem a plataforma, quanto para receber uma devolutiva dos usuários já cadastrados” relata Claudia Pires, secretária do escritório Alumni-USP.

“Pudemos ter este contato com os usuários, receber sugestões, tirar dúvidas e falar das vantagens. Além de divulgar para quem não conhecia. Todos que passaram pelo local puderam levar a régua-marcador de página do Alumni”.

Foram cerca de 80 mil pessoas que não se intimidaram com o temporal que atingiu a zona oeste da cidade de São Paulo. A professora doutora Marisa Midori, da Escola de Comunicações e Artes, fez em sua coluna um balanço desta 21ª edição da festa. O conteúdo veiculado pela Rádio USP pode ser ouvido no player abaixo: