Livro destaca egressos da Esalq

Publicação lançada durante a 60ª Semana Luiz de Queiroz traz relações de formandos de 1903 a 2016

Para comemorar a 60ª Semana Luiz de Queiroz, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP/Esalq), por meio da Divisão de Comunicação (DvComun) e do Serviço de Produções Gráficas (SvGraf), elaborou uma nova edição do livro que foi editado por ocasião dos 75 anos da USP (Universidade de São Paulo – 75 anos: contribuição da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz). Em sua 1ª edição, a publicação contemplava histórico da USP e da Esalq, relações dos reitores da USP, diretores da Esalq e prefeitos do Campus Luiz de Queiroz, dos ministros e secretários esalqueanos, dos professores, dos formandos (período compreendido entre 1903 e 2008), dos homenageados com a Medalha Luiz de Queiroz, entre outros.

“Esalq 2017 – a força da contribuição ao agronegócio brasileiro” é o título desta nova edição, agora disponível em versão digital no site da ESALQ. Além de apresentar conteúdo similar à obra anterior, atualiza a relação dos formandos até 2016, focaliza as comissões e serviços existentes no Campus Luiz de Queiroz, acrescenta símbolos e registros históricos da instituição, demonstrando que tal simbologia é a prova de que é possível contribuir com o desenvolvimento da sociedade paulista e brasileira valorizando ícones que se impregnam na alma dos que convivem nesse ambiente universitário.

O hino, a ode, a flâmula, a bandeira, a Medalha Luiz de Queiroz, a ata da primeira sessão ordinária da congregação da Esalq e a descrição e simbologia do Edifício Central são os símbolos e registros históricos que constam na edição. Todos os documentos apresentados foram revisados pelo professor Zilmar Ziller Marcos e pela assistente Carmen Pilotto, sendo artisticamente transcritos para pergaminho pelo calígrafo Carlos Gustavo Araújo do Carmo.

A nova edição apresenta, ainda, a relação dos egressos que foram entrevistados no Agrodestaque, projeto lançado em 08 de outubro de 2010, durante a 53ª Semana Luiz de Queiroz, para divulgar a importante contribuição que o profissional formado pela Esalq realiza, ao longo dos anos, nas áreas de Ciências Agrárias, Biológicas, Ambientais e Sociais Aplicadas. A iniciativa tem como finalidade apresentar a atuação profissional dos entrevistados, bem como seus posicionamentos acerca de aspectos relacionados ao mercado profissional e ao agronegócio brasileiro.

Mais uma conquista da Esalq é retratada no livro, a instalação da Cátedra Luiz de Queiroz e a posse de seu primeiro titular, ex-ministro de Agricultura Roberto Rodrigues. A Cátedra Luiz de Queiroz de Sistemas Agropecuários Integrados da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz é uma cadeira voltada para a discussão e realização de atividades destinadas a professores e estudantes de graduação e pós-graduação da Instituição. Tem por finalidade promover reflexões e ações interdisciplinares, regional e globalmente, sobre temas relativos ao desenvolvimento e sustentabilidade de Sistemas Agropecuários Integrados e suas aplicações com o ambiente e com a sociedade.

A partir da página 71 do livro “Esalq 2017 – a força da contribuição ao agronegócio brasileiro”, que contempla 261 páginas, o egresso pode conferir a lista de sua turma, relembrar os bons tempos de faculdade e exclamar “esta é a melhor turma formada na Esalq!”.

Acesse o livro: http://www.esalq.usp.br/acom/docs/livro.pdf

Trabalharam nesta edição: Alicia Nascimento Aguiar – DvComun (coordenação, edição e redação); Antonio Roque Dechen – diretor da Esalq 2007-2011 (coordenação e fotografia); Caio Albuquerque – DvComun (edição e redação); Carmen Maria da S. Fernandez Pilotto – cerimonial (colaboração); Gerhard Waller – DvComun (fotografia); Hamilton José Trevisan – Siesalq (elaboração e estruturação dos dados); José Adilson Milanêz – SvPGraf (projeto gráfico e layout da capa); Maria Clarete Sarkis Hyppolito – SvPGraf (projeto gráfico e editoração eletrônica)

Matéria realizada pela Divisão de Comunicação da ESALQ