50 anos da Pós-Graduação da USP

Responsável por boa parte da produção científica do país, USP organizou, em setembro, uma cerimônia e também prêmios para enaltecer o trabalho de seus pesquisadores

No dia 13 de setembro ocorreu no Anfiteatro Camargo Guarnieri, no Campus da capital, a celebração dos 50 anos de criação da Pós-Graduação da Universidade de São Paulo. Com a presença e discursos do pró-reitor de pós da USP, Prof. Dr. Carlos Gilberto Carlotti Junior, o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Prof. Dr. Anderson Ribeiro Correia, e a diretora de avaliação da Capes, Profa. Dra. Sônia Bao. O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Prof. Dr. Marco Antonio Zago, e o Magnífico Reitor da USP, Prof. Dr. Vahan Agopyan.

O Prof. Dr. Anderson Correia (Capes) enalteceu as universidades pelo desenvolvimento da pesquisa no país e parabenizou a USP por sempre aparecer bem colocada em rankings de avaliação internacional. Ele ainda frisou que está havendo um esforço para que sejam mantidas as bolsas de mestrado e doutorado pela Capes. Sobre a crise da verba, o Prof. Dr. Vahan Agopyan escreveu um artigo publicado na Folha de S. Paulo dia 18/09 em defesa das bolsas, que pode ser lido no Jornal da USP, clicando aqui.

Na sequência, o Prof. Dr. Marco Antonio Zago (Fapesp) destacou a importância pesquisa no desenvolvimento do país e da manutenção da verba destinada à Fapesp, o que, ele explicou, é um direito que está na Constituição. O Prof. Dr. Carlos Gilberto Carlotti Júnior, em sua fala, explicou que está para ser implementado um projeto que oferecerá estágios de pesquisa na área governamental, visando aumentar a interação entre os pós-graduandos e as políticas públicas do Estado de São Paulo. O Reitor Vahan Agopyan enalteceu o esforço e o trabalho de todos os envolvidos com pesquisa na USP, e pela busca contínua por qualidade.

Vista área Praça do Relógio. Foto: George Campos/ USP Imagens

De 1969 até hoje, a grande maioria das pesquisas feitas no Brasil é desenvolvida pelas universidades públicas. Atualmente, a USP oferece 267 programas de mestrado e doutorado. Por ano se formam 4 mil mestres e 3 mil doutores. Confira a relação de todos os programas, ao clicar aqui.

Prêmios

Este ano a Universidade contou com 2 eventos para premiar os seus pesquisadores. O prêmio Vídeo Pós-Graduação USP selecionou produções audiovisuais elaboradas pelos pós-graduandos, das várias áreas, onde eles apresentaram o tema e o impacto de seu trabalho para a sociedade. Confira aqui a playlist no YouTube com todos vídeos selecionados.

O outro evento foi o Tese de Destaque USP, em que há uma premiação em dinheiro para o pesquisador e seu orientador, também abrangendo as diversas áreas do conhecimento: Ciências agrárias, biológicas, exatas e da terra, da saúde, humanas, sociais e aplicadas, engenharias, linguística/ letras e artes e multidisciplinar. Confira, clicando aqui, os vencedores e suas teses.

Com informações do Jornal da USP.

Texto: Rodrigo Rosa