SALA DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO – USP
O Prêmio Alumni USP reconheceu e premiou em sua terceira edição os egressos diplomados da USP que se destacaram por suas contribuições, em diferentes áreas de atuação profissional, e que impactaram positivamente a sociedade há mais de dez anos no Brasil ou no exterior.
Também foram premiadas unidades que tiveram bom desempenho de cadastros na plataforma Alumni USP nos últimos 12 meses.
Mestre e bacharel em Ciência da Computação pelo IME/USP, Dairton Bassi é docente da Fundação Getúlio Vargas, CEO do Agile Trends, empresa especializada em conferências de agilidade do país reunindo grandes empresas, instituições públicas, especialistas, executivos, gestores de diversos perfis e profissionais da área de tecnologia. e co-fundador da Agile Alliance Brazil, uma organização sem fins lucrativos dedicada ao apoio e disseminação de práticas ágeis no país, colaborando no desenvolvimento de startups através de treinamentos e palestras gratuitas para profissionais da área de tecnologia, contribuindo para a evolução e transformação da área de software no Brasil.
Mestre e doutora em Matemática pelo ICMC/USP, docente da Universidade de Brasília, é presidente da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e integra o Committee for Women in Mathematics da International Mathematical Union (IMU). Em seu trabalho na SBM, Jaqueline Mesquita atua com o objetivo de promover a diversidade e representatividade de grupos minoritários na Matemática, como o Programa de Mentorias para Mulheres da SBM/SBF, e a criação da Comissão de Relações Étnico-Raciais da SBM, ampliando o diálogo sobre inclusão e equidade na ciência. Foi ainda idealizadora do prêmio “Elas na Matemática” e do “Workshop de Mulheres da SBM”, contribuindo para a valorização da produção científica de mulheres brasileiras.
Jornalista graduado pela ECA/USP, é co-criador do Manual do Mundo, o maior canal do YouTube de ciência e tecnologia do Brasil, que reúne uma comunidade de mais de 19 milhões de inscritos. Através de seu trabalho, aproxima jovens e adultos da ciência de forma acessível, prática e lúdica, contribuindo significativamente para a popularização da Ciência e da Educação no Brasil.
Egressa do IFSC/USP, graduada em Ciências Físicas e Biomoleculares e mestre em Física. Atua na área de inovação de produtos para serviços financeiros, foi co-fundadora da fintech Brazilian Investment Technology e desenvolveu pesquisa entrelaçando a inteligência artificial e a análise de dados para o tratamento oncológico de pacientes com câncer de mama e pulmão. Seu projeto, que uniu a responsabilidade social à inovação científica, levou à criação da deeptech OncoAI que é uma startup focada na predição de recidiva de câncer superficial de bexiga. A empresa está atualmente participando do programa de aceleração Start Deeptech do Sebrae, que apoia startups inovadoras.
Egressa mestre em Ecologia pelo IB/USP e Doutora em Saúde Pública pela FSP/USP, é gerente do setor de Águas Litorâneas e coordenadora dos programas de Balneabilidade das Praias Paulistas e da Rede de Qualidade das Águas Costeiras da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB). Seu trabalho tem impacto na qualidade de vida de milhares de pessoas através dos projetos de Zoneamento Ecológico e Planos de Manejo das Áreas de Preservação Ambiental do Estado.
Egressa da FCF/USP, mestre e doutora em Nutrição Humana Aplicada, pesquisadora do Food Research Center – FoRC (CEPID/FAPESP) e compõe a equipe do Portal Latinfoods — programa que reúne países da América Latina para promover o acesso à informação contínua e atualizada de composição de alimentos. É autora de mais de quarenta artigos que visam a formulação de políticas públicas eficazes para a melhora da qualidade de vida da população brasileira e latino-americana através da alimentação.
Egressa do Programa de Doutorado Interunidades da EERP/USP e EE/USP, é docente e diretora do curso de Enfermagem na Universidade de Pernambuco. Liderou o projeto internacional SOLIDARIS em parceria com a Universidade de Sevilla- Espanha, que promove a inclusão e empregabilidade para estudantes em risco de exclusão social, e coordenou a criação da Red SOLIDARIS, projeto de cooperação internacional voltado à inclusão socioeducativa da comunidade universitária, em particular de estudantes e grupos com dificuldades especiais. Coordena o projeto de extensão “Mandala dos Saberes” da PROEC/UPE, voltado ao atendimento de populações vulneráveis por meio de ações que promovem o conhecimento e apoio em áreas da saúde e primeiros socorros nas escolas.
Egresso da FFLCH/USP, Alexandre Uehara é bacharel, mestre e doutor em Ciência Política. Professor e coordenador acadêmico de Relações Internacionais na ESPM desde 2023 e em 2024 tornou-se presidente da Associação Cristã de Moços de São Paulo (ACM), organização com mais de 30.000 associados que promove atendimentos de reforço escolar para crianças e adolescentes, distribuição de refeições para famílias e pessoas em vulnerabilidade social, e espaços de encontro e acolhimento para a população idosa de São Paulo.
Graduada em Geografia pela FFLCH/USP e mestre em Ciência Ambiental pelo IEE/USP, líder do Blue Keepers, programa da Plataforma de Ação pela Água e Oceano do Pacto Global da ONU. Durante nove anos foi coordenadora da publicação “Panorama dos Resíduos Sólidos” da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Ecológicos (ABRELPE) e de projetos como o Beco Limpo, uma iniciativa permanente da Prefeitura de Santos que realiza capacitação de jovens de comunidades palafitas para autogestão de resíduos.
Egresso do mestrado em Engenharia Elétrica da EP/USP, pesquisador especialista em soluções sustentáveis. Docente e coordenador do curso de Engenharia Eletrônica no Centro Universitário Fundação Santo André, é colaborador de projetos de tratamento de lodos em estações de tratamento de esgoto da Sabesp. Garcia desenvolveu uma tecnologia 100% nacional para transformação de resíduos urbanos em combustíveis de geração de energia por meio do uso do plasma térmico, promovendo a economia circular e a consolidação do conceito de “Lixo Zero” no processo.
Ator, diretor e pesquisador teatral, Lee Taylor é egresso da ECA/USP graduado em Artes Cênicas e mestre em Pedagogia do Teatro. Hoje é coordenador artístico-pedagógico do Núcleo de Artes Cênicas de São Paulo, um espaço de formação de cidadania cultural através do acesso gratuito e democrático ao estudo práxico da atuação e da linguagem cênica.
Egresso do curso de História da FFLCH/USP, tornou-se um dos mais destacados diretores de cinema brasileiro na contemporaneidade. Seus filmes, que buscam levar o público à uma reflexão sobre a exclusão de grupos minoritários na sociedade, já foram exibidos em festivais internacionais como o Sundance e a La Semaine de la Critique de Cannes. Seu longa-metragem “Deserto Particular” foi selecionado pela Academia Brasileira de Cinema como representante brasileiro ao Oscar de Melhor Filme Internacional de 2022.
O Alumni USP premiou em três categorias as unidades da Universidade mais engajadas com a plataforma, que aumentaram seu número de inscritos no último ano.
Em número absoluto, obteve 2.119 novos usuários em 12 meses.
Em número relativo, obteve 16,7% de aumento de usuários em 12 meses.
Em número absoluto, obteve 355 novos usuários em 12 meses.
Em número relativo, obteve 23,4% de aumento de usuários em 12 meses.
Em número absoluto, obteve 52 novos usuários em 12 meses.
Em número relativo, obteve 23,9% de aumento de usuários em 12 meses.