SALA DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO – USP
O Prêmio Alumni USP reconheceu e premiou em sua segunda edição os egressos diplomados da USP que se destacaram por suas contribuições, em diferentes áreas de atuação profissional, e que impactaram positivamente a sociedade.
Estavam aptos a concorrer ao prêmio diplomados do curso de graduação e pós-graduação (Mestrado e Doutorado), que tivessem se destacado durante sua trajetória profissional percorrida há mais de dez anos no Brasil ou no exterior.
É egressa do ICMC-USP, com doutorado em Ciência da Computação e mestrado em Ciência da Computação pela USP. Cientista de dados sênior e embaixadora sênior de quantum na IBM Client Engineering LA, exerce papel de liderança como chefe do conselho global de Ciência de Dados na IBM. Recebeu, ainda, título de Master Inventor e registrou mais de 58 patentes, além de ser a primeira mulher a obter a certificação de Ciência de Dados L3 na América Latina.
Doutora em Astronomia pelo IAG-USP. Vice-Reitora da Catholic University of America (UCA) e, atualmente, responsável pela internacionalização da universidade. Foi a primeira mulher a ocupar o cargo de professora titular do Departamento de Física da universidade. Foi pesquisadora do NASA Goddard Space Flight Center, para o qual continua colaborando pelos estudantes, brasileiros e estadunidenses, que a procuram buscando oportunidades de pesquisa. Dentre esses estudantes, 9 brasileiros obtiveram o título de PHD e 20 realizaram estágios.
Graduado em Engenharia Agronômica pela ESALQ-USP e mestre pelo programa de Fisiologia e Bioquímica de Plantas da ESALQ, é Professor Titular e Chefe Assistente do Departamento de Horticultura Ambiental da Universidade da Flórida. Wagner atua colaborando com a vinda de estudantes brasileiros para programas internacionais em seu laboratório, como ciência sem fronteiras e bolsas sanduíches para alunos de doutorado no Brasil.
Egresso de Engenharia de Materiais da EP-USP, é uma das maiores autoridades em empreendedorismo espacial nos Estados Unidos. É fundador e sócio-diretor da Seldor Capital, empresa de investimento baseada em Nova York, e compõe o corpo docente da School of International and Public Affairs (SIPA) da Universidade Columbia. Atua ainda como co-fundador, consultor e mentor de inúmeras startups e organizações empreendedoras, liderando iniciativas em colaboração com instituições de classe mundial, como NASA e Google.
Egressa do curso de Química do IQ-USP, Gisele atua para promover facilidades para a sociedade, nas áreas automotiva, agrícola e em saúde e medicina. Além de ter atuado como executiva em multinacionais, desenvolveu soluções para o setor de saúde utilizando inteligência artificial, promovendo um tratamento de saúde de ponta a um custo sustentável. É, ainda, co-criadora da start-up Evolve, que desenvolve soluções de dados e inteligência artificial para melhorar a experiência do paciente.
Renata Càssar é nutricionista formada pela FSP-USP com bacharelado em Nutrição e Dietética, e obteve seu mestrado em Saúde Pública com foco em Nutrição pela mesma universidade. Com o compromisso de melhorar a saúde global, atuou para melhorar o perfil nutricional de centenas de produtos alimentícios e bebidas no Brasil e no exterior, além de operar como especialista em assuntos científicos e regulatórios, trabalhando nos segmentos de alimentos e farmacêuticos.
Egressa do curso de Ciências Biológicas do IB-USP, Flávia atuou como coordenadora de comunicação do Observatório Covid-19 BR, além de ser a co-fundadora do coletivo #TodosPelasVacinas. Atualmente dirige o Instituto Mario Schenberg, no qual lidera campanhas que disseminam informações críticas e promovem mudanças positivas; a iniciativa foi premiada com o Prêmio TikTok4good do TikTok Awards de 2021.
Egressa do curso de Química com Atribuições Tecnológicas, Mestrado e Doutorado em Química Analítica na USP, atua como pesquisadora no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares desde 1995. Sua linha de pesquisa é o aproveitamento de resíduos agroindustriais de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e da AGENDA 2030. Além disso, trabalha estimulando a inclusão de jovens negras e negros na Ciência.
Mestre em Comportamento do Consumidor pela FEA-USP e especializada em Neurociência, Cláudia foi presidente Américas e CEO da América Latina nos últimos dez anos e, antes disso, executiva C-level em multinacionais. Além disso, é a fundadora e atual CEO e investidora da rede AngelUs, que conta com mais de 250 mulheres reconhecidas nas mais diversas áreas, preparando colaboradoras na luta pela equidade de gênero na liderança.
Engenheiro Ambiental pela EESC-USP, Yugo Matsuda conferiu contribuições na sustentabilidade ambiental com iniciativas de combate às mudanças climáticas. Atua com a recuperação de terras degradadas no Bioma Amazônico e com a implantação de florestas biodiversas e multifuncionais com espécies nativas da região. Além disso, promoveu a conservação e recuperação de 1 milhão de hectares em quatro biomas brasileiros e de mananciais hídricos mineiros.
Egresso do curso de Física pelo IF-USP, foi também o primeiro mestre formado pelo IAG-USP no curso de Geofísica. Atuou no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE na área de radioatividade ambiental, onde desenvolveu e patenteou um equipamento inédito para mediar gás radônio em tempo real. Organizou também o Laboratório de Modelagem e Estudos de Recursos Energéticos Renováveis – LABREN que desenvolve atividades de pesquisa e ensino em meteorologia energética com foco na transição energética limpa.
Doutor egresso do programa de Ciências da Comunicação da ECA-USP e, atualmente, realiza a produção e difusão das Histórias em Quadrinhos (HQs) e Fanzines como arte. Sua cocriação, o fanzine Matrix, foi premiado pela I Bienal de HQ do Rio de Janeiro e pelo HQMIX em 1991. Sua pesquisa de doutorado recebeu, ainda, troféu como melhor tese na área das HQs pelo HQMIX, que premia os melhores da área quadrinhística. Finaliza agora o pós-doc pelo PPGACV da FAV-UFG, como bolsista do PNPD-CAPES).
Egressa do curso de Licenciatura em Letras pela FFLCH-USP e mestre pelo programa de Linguagem e Educação da FE-USP, Carolina atua com ensino da língua e da literatura, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades essenciais de leitura, escrita e comunicação. Realiza o projeto “Poemas e Aquarelas”, no qual alunos fazem oficinas elaborando poemas e aquarelas, resultando em um livro impresso e digital. Seu projeto foi considerado modelo a ser seguido no site finlandês de educação Hundred.org.
O Alumni USP premiou em duas categorias as unidades da Universidade mais engajadas com a plataforma, que aumentaram seu número de inscritos no último ano.
Maior crescimento em número absoluto na Plataforma Alumni USP
Maior crescimento em número relativo na Plataforma Alumni USP