Alumni USP Talks VI – Egressos compartilham experiências e análises sobre as direções futuras em economia

Com ex-alunos dos cursos de Administração, Economia, Sistemas de Informação e Física da Universidade de São Paulo (USP), o evento organizado pelo Escritório Alumni USP debateu questões sobre os novos cenários na economia global e o papel da Inteligência Artificial (IA) no mercado de trabalho, além da importância da formação recebida na USP para o sucesso na carreira profissional dos egressos.

Reg. Alumni USP Talks. Economia e Negócios. 2025/04/28 Foto: Leonardo Liberatoscioli


A Universidade de São Paulo (USP) tem como missão formar profissionais líderes e cidadãos conscientes de seu papel social,  produzir, transmitir e aplicar o saber e a ciência em benefício da sociedade por meio de ensino, pesquisa, inovação, extensão, cultura, arte e difusão do conhecimento.
Dessa forma, busca capacitar profissionais capazes de impulsionar o desenvolvimento econômico e social. Nesse contexto, a sexta edição do Alumni USP Talks aconteceu em 28 de abril de 2025, reunindo egressos da universidade para compartilhar suas experiências profissionais e aprendizados, promovendo um diálogo enriquecedor entre ex-alunos e fortalecendo os laços com a comunidade acadêmica.

Participaram do evento os egressos Eduardo Baer — Bacharel em Administração pela Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA/USP), um dos fundadores do iFood e da DogHero e  atualmente CEO da Nomad; Marta Veloso Alves Pereira — economista, formada pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP/USP), diretora da Fitch Ratings para a América Latina; Samuel de Abreu Pessôa — físico pelo Instituto de Física (IF/USP), doutor em Economia pela FEA/USP, chefe do Centro de Crescimento Econômico do Ibre-FGV e colunista da Folha de S.Paulo; e Guilherme Sanches Flôres Queiroz — formado em Sistemas de Informação pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC/USP), atua como engenheiro de software no BTG Pactual. 

O evento foi aberto pela coordenadora do Escritório Alumni USP, Maria Helena Palucci Marziale, que destacou a importância do Programa Alumni USP ao estabelecer a rede de contatos da universidade com os ex-alunos diplomados nos cursos de graduação e os titulados nos cursos de mestrado e doutorado.  “Atualmente nós temos 145 mil egressos cadastrados na plataforma. Isso representa 40% do total de egressos titulados e diplomados na Universidade”, ressaltou a coordenadora, evidenciando a grandiosidade da plataforma no contexto latino-americano.

Reg. Alumni USP Talks. Economia e Negócios. 2025/04/28 Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Precedido por uma brilhante apresentação do Quinteto de Sopro da Orquestra Sinfônica da USP (OSUSP), o bate papo com os ex-alunos, mediado pela jornalista e radialista da Rádio USP Roxane Ré, levantou discussões tanto sobre as novas perspectivas para a economia global quanto sobre o momento de inflexão tecnológica provocado pelo uso da Inteligência Artificial (IA), devido ao seu potencial de impactar profundamente os processos de trabalho, as formas de emprego e os negócios.

Inicialmente, as perguntas foram direcionadas para Samuel Pessôa e Marta Veloso, tratando das perspectivas de crescimento econômico no contexto da guerra tarifária que está acontecendo no mundo atualmente. Samuel defende que há uma tendência desinflacionária no cenário brasileiro, mas com ressalvas. “Porém, o crescimento econômico no mundo será menor, o que acaba nos impactando negativamente”, afirma.

Reg. Alumni USP Talks. Economia e Negócios. 2025/04/28 Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Sobre o cenário na América Latina, Marta também afirma que os impactos das tarifas devem ser mais indiretos, comentando sobre as baixas tarifas impostas aos produtos brasileiros pelos EUA em comparação com outros países. “Essa é a uma realidade na América Latina como um todo, justamente por ser uma região exportadora de commodities que são escassas lá no outro lado (nos Estados Unidos)”, diz a economista. 

Em seguida, o debate se voltou para a questão de como as inovações tecnológicas impactam nos negócios. “A Inteligência Artificial (IA) vai mudar muito a produtividade das pessoas, a definição de negócios e a definição do que é um emprego”, diz Eduardo Baer.  Por isso, considera que os avanços tecnológicos terão um impacto maior na vida das pessoas e nas curvas de produtividade do que a própria crise econômica, a qual ele acredita que deve ser superada em breve. “Nós vamos ganhando tecnologia, e com isso produtividade e consequentemente bem-estar social”, afirma o empresário.

Reg. Alumni USP Talks. Economia e Negócios. 2025/04/28 Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Reg. Alumni USP Talks. Economia e Negócios. 2025/04/28 Foto: Marcos Santos/USP Imagens

 

 

 

 

 

 

 

Guilherme Queiroz comenta sobre a importância da proteção de dados ao lidar com a Inteligência Artificial: “precisamos manter os dados da empresa na empresa”, no sentido de selecionar que informações podem ser fornecidas para programas de IA de terceiros. Também foi salientado no debate a necessidade de capacitar os trabalhadores para o uso eficaz dos recursos tecnológicos oferecidos pela IA para enfrentar essas novas demandas do mundo do trabalho.

Os egressos também compartilharam suas trajetórias profissionais, desafios e oportunidades enfrentados ao longo de suas carreiras. Essas experiências inspiraram os estudantes presentes e fomentaram um diálogo enriquecedor entre a academia e profissionais de diferentes gerações.

Para assistir ao evento, que foi transmitido ao vivo, acesse o canal no Youtube do Alumni USP

 

Texto: Vinícius Palamarczuk Rocha e Maria Helena Palucci Marziale