Somos 70 mil alumni USP!

Maior plataforma de ex-alunos de uma Universidade brasileira mantém um padrão alto de novos cadastros diários

No último dia 19 de agosto, a plataforma Alumni USP alcançou a marca de 70 mil ex-alunos de graduação, mestrado e doutorado da Universidade de São Paulo cadastrados! Um número bem expressivo, principalmente considerando que a inscrição é voluntária e até a criação da plataforma, em outubro de 2016, não era muito comum haver outras plataformas de ex-alunos das universidades em nosso país.

São mais de 48 mil ex-alunos de graduação e 35 mil ex-alunos de pós. Considerando que parte destes fez graduação e também pós na Universidade de São Paulo, o número de pessoas diferentes cadastradas chegou agora em agosto nesse número de 70 mil.

Hoje, portanto, há mais de 20% dos diplomados pela USP reunidos nesta plataforma. Sendo que mais de 28% de todos os egressos de pós fazem parte.

Em relação à porcentagem de ex-alunos registrados, algumas unidades (faculdades, institutos ou museus) se destacam. É o caso da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP), que tem mais da metade (52%) dos seus ex-alunos na plataforma! E do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU), em São Carlos, que tem 48% de cadastros. Outros institutos, alguns que oferecem apenas cursos de pós, também têm uma porcentagem alta.

O Instituto de Medicina Tropical de São Paulo (IMT), 46%, o Museu de Zoologia (MZ), 46%, o Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE), 42%, o Museu de Arte Contemporânea (MAC), 41%, e o Instituto de Relações Internacionais (IRI), com 38%, se destacam como as unidades da capital com o maior número de inscritos.

Na sequência vem o Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG), 35%, o Instituto Oceanográfico (IO), 35%, a Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), 35%. A Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFE-RP), com 34%. A Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP), 34%. O Instituto de Energia e Ambiente (IEE), 33%. O Instituto de Ciências Matemáticas e Computação (ICMC), 33%.

Todos esses números foram consultados em 19/08/2020.

Neste atípico ano de 2020, com pandemia e isolamento social, o crescimento da plataforma se mostrou alto. E alguns novos serviços e parcerias foram criados, oferecendo descontos aos cadastrados e também a aplicação de um questionário de avaliação da pós-graduação. Além da continuidade dos serviços já oferecidos, como a possibilidade de criação de um e-mail @alumni.usp.br, que vale como um certificado de ex-aluno USP, pois apenas os formados na Universidade de São Paulo podem tê-lo. É possível que o ex-aluno migre todo o conteúdo de e-mails do seu @usp.br para o @alumni.usp.br seguindo o tutorial. Esta conta também dá direito a todos os serviços Google, como drive ilimitado. É possível ainda aos cadastrados na plataforma acessar via VPN os periódicos assinados pela USP. Além do acesso ao diploma virtual para quem se formou recentemente (2013 para graduados e 2014 para pós-graduados). Tudo isso tendo a possibilidade de se reconectar a ex-colegas de turma e estabelecer uma rede de contatos.

Se ainda não se cadastrou, acesse a plataforma e faça parte!

Texto: Rodrigo Rosa