USP é a melhor latino-americana no NTU ranking de 2018

A USP ocupa a 52ª posição mundial em ranking que avalia produção científica

O “Performance Ranking of Scientific Papers for World Universities“, também conhecido por NTU ranking, elaborado pela National Taiwan University, divulgado neste mês de agosto, colocou a USP na posição 52 na classificação geral deste ano, num total de 800 instituições. Também é possível verificar a classificação por áreas do conhecimento. As listas podem ser acessadas clicando aqui. Divulgado desde 2007, é a melhor posição já ocupada pela USP, que nos últimos dois anos esteve em 56º.

Na imagem a seguir é possível ver a classificação e as notas da USP no ranking de 2018.

Fonte: NTU ranking de 2018

No geral, a Universidade de Harvard está na primeira posição, Stanford em segundo. Universidades como Toronto, Oxford, Londres, MIT e Cambridge estão entre as dez melhores. A USP está empatada com a Universidade de Nova York, e à frente de outras diversas instituições estadunidenses e europeias de prestígio. O critério utilizado leva em consideração a publicação de artigos acadêmicos pelos pesquisadores, citações, número de pesquisas publicadas. Não apenas a quantidade, mas também a qualidade dessa produção científica, conforme eles explicam em seu site.

Na imagem a seguir, está o histórico das posições gerais e por área do conhecimento ocupados pela USP.

A USP no NTU ranking ao longo dos anos. Fonte: NTU ranking