As Vantagens de ser um Alumni USP

Confira aqui a entrevista do vice coordenador do Alumni USP, Prof. Dr. Fernando Josepetti Fonseca, da Escola Politécnica, sobre sua visão em relação às vantagens que o Alumni USP tem a oferecer para o quadro de ex-alunos inscritos e com os dados atualizados, em sua plataforma. Assim como é importante para a direção das unidades no levantamento de dados e pra USP de uma maneira geral, para, por exemplo, aprimorar suas estruturas curriculares diante de novas demandas do mercado de trabalho.

“A plataforma não pode ter uma única direção. Todos que estão envolvidos têm que ter interesse por ela, a Universidade ou os ex-alunos que a utilizam. A USP como um todo, mas também cada Unidade tem interesse em saber onde estão os seus ex-alunos. É um levantamento muito importante. Para o diretor da unidade, há também vantagens, como poder entrar no banco de dados da plataforma e ter acesso a uma série de profissionais que se formaram em seu Instituto, estejam eles atuando no Brasil ou no resto do mundo, e entrar em contato. Para o dirigente é interessante porque ele avalia como o profissional de sua área está diante do mercado de trabalho.

Algumas áreas são mais fáceis de mapear, outras nem tanto, pois há profissionais que trabalham em vários setores ao longo dos anos. Ou seja, não se lida apenas com o recém-formado. Então tem de haver na plataforma vantagens para as diversas etapas da carreira profissional do ex-aluno. Por exemplo, no início da carreira, há uma grande preocupação com empregabilidade, após o estágio, o profissional está buscando se colocar. O que ele pode fazer na plataforma é entrar contato com formados no curso dele que já estejam atuando há muitos anos.

A USP quer primeiro acompanhar a carreira das pessoas, esse é o lance que as pessoas estão interessadas. A USP tem orgulho dos seus profissionais, só que às vezes ela não tem como quantificar e avaliar, pois eles estão dispersos. É uma iniciativa de acompanhar e poder dizer onde estão os profissionais e hoje isso é restrito a relações pessoais, entre professores e determinados ex-alunos ou entre colegas. A USP como um todo não sabe onde estão os profissionais. Saber é importante também no sentido de poder fazer encontros, interagir com esses profissionais.

Depois de certo tempo formado, passado 10 ou 20 anos, o ex-aluno segue sua vida profissional, mas eventualmente busca mudar de área. Ao buscar oportunidades ele pode, novamente, entrar em contato com colegas. Para saber onde eles estão, bater um papo, saber se o mercado está bom. Às vezes há alguma insatisfação com a área mas o mercado estaria de fato mais complicado do que se gostaria etc.

Mais para a fase final da carreira, com o profissional bem estabelecido, por que buscar sua antiga turma? Ele pode querer ter uma memória afetiva dos colegas. Onde ele encontra esses colegas após 40 anos? Hoje, redes sociais ajudam muito, mas principalmente para a geração dos nativos digitais, que já nascem com aquela cultura. Os profissionais que estão há mais tempo no mercado não têm essa cultura.

Portanto a plataforma Alumni USP permite que todos acessem as informações que ali estão, de maneira independente, não precisam solicitar ao Escritório Alumni para localizar onde está tal pessoa. É só entrar na plataforma, ver se ela já tem o cadastro e escrever para ela. É a Universidade abrindo a possibilidade para esse tipo de contato. Pode-se entrar em contato com antigos colegas ou USPianos de outras áreas, para buscar oportunidades. Por exemplo, se tem uma empresa e gostaria de abrir uma filial em determinado local, pode buscar agregar profissionais para o seu negócio. Fora da plataforma, é necessário fazer uma busca em sites de emprego, que em sua maioria são pagos. Por outro lado, no Alumni USP é possível, por meio da busca de pessoas, fazer filtros, de carreiras, épocas. Com o grande diferencial, a questão da afinidade, de serem formados na USP. A busca é feita pelo curso e unidade em que se formou. A outra maneira de se procurar é diretamente na ferramenta de empregos, não somente na busca por pessoas, para ver as oportunidades que estão abertas. No mundo inteiro, as plataformas Alumnae são tradicionalmente para busca e oferta de empregos.

O emprego, na verdade, não foi a ênfase da nossa plataforma mas ela também precisa contemplar essa função. E todas essas vantagens que são dadas são principalmente para que as pessoas mantenham seus dados atualizados. Suponhamos que haja boas oportunidades de emprego oferecidas para profissionais da USP. Qualquer profissional da USP pode hoje já oferecer duas oportunidades de emprego na plataforma. Por que não mais? Porque queremos que aquelas vagas sejam para exatamente aquela especificação que o profissional está procurando naquele momento e assim que ele conseguir um novo funcionário, ele ofereça uma nova vaga. Não queremos concorrer com plataformas de emprego e sim gerar valor para a plataforma. Mantendo os dados atualizados, há informação interessante para o ex-aluno. Por que você volta num site ou plataforma que você já visitou? Quando há informação interessante ali, não é simplesmente registrar e nunca mais aparecer, é oferecer serviços para que o ex-aluno frequente a plataforma e o site.

Outra vantagem interessante é o da localização. Pra que interessa saber que em determinada cidade tem esse ou aquele profissional? É que eu posso tanto mudar para essa cidade, ou ir para um congresso nessa cidade, ou até mesmo a passeio. Então é possível fazer uma busca profissional, para que alguém do local compartilhe comigo uma dica. Por exemplo, vou para o exterior e vejo se tem lá um USPiano. Sendo ele brasileiro, ou possivelmente alguém de fora que fez a USP e mora ou está também naquela cidade. É possível interagir com uma pessoa do local, mesmo sem nunca ter ido para lá anteriormente, e obter informações daquela cidade, por exemplo, de congressos que estejam programados, até mesmo indicações de emprego etc. É um meio de comunicação e geração de network. O Alumni é um grande network de toda comunidade USPiana, independente da unidade de origem. O contato é feito pelo e-mail que o usuário registra no seu cadastro/ perfil da plataforma. Há o cuidado com a privacidade das pessoas. A busca para o envio da mensagem deve ser perfil por perfil. Não é automático de propósito, e sim manual, para não favorecer a prática do spam. Quando você manda uma mensagem pela plataforma, você não sabe o e-mail da pessoa que está contatando. Fica sabendo apenas caso ela responda, pois o seu aparecerá para ela, para ela ter a opção de responder ou não.

Mais uma oportunidade das vantagens que a plataforma atualmente é de que se tenha acesso ao VPN. O VPN é a possibilidade de se logar à USP estando em qualquer lugar do mundo. Para assim ter acesso a todas as publicações que hoje estão disponíveis no meio universitário, normas e periódicos. Se por uma curiosidade ou necessidade de trabalho precisa ter acesso a um periódico, é possível acessá-lo da mesma maneira como quando o ex-aluno era ativo na Universidade. Tudo aquilo que o estudante tem direito enquanto matriculado, estando em casa ou em outro país.

Sobre o e-mail há pontos interessantes. Não havia, antes do Alumni USP, uma base de dados na USP para saber onde estão os ex-alunos porque o e-mail @usp.br expira poucos meses após o aluno se formar. Assim, perde-se o contato com ele. O que está sendo oferecido é um e-mail que pode ser o mesmo que o aluno tinha no @usp.br mas enquanto ex-aluno ele tem oportunidade de usar o @alumni.usp.br. Isso faz com que ele tenha essa identificação para sempre. Ex-colegas que eventualmente lembram-se do “seuendereço”@usp.br podem simplesmente tentar enviar para o “seuendereço”@alumni.usp.br e, se o ex-aluno já efetuou o cadastro, a probabilidade do e-mail ser o mesmo é grande. A ideia é que não se mude o e-mail no Alumni. E isso se tornou um aval de quem tem diploma da USP. Ou seja, se a pessoa escreve de um “email”@alumni.usp.br é sinal que ela tem um diploma da USP. Só quem tem um diploma da USP tem o @alumni.usp.br. Mesmo o aluno que não conclui seu curso, durante um certo tempo, ele tem o @usp.br, funcionários e professores que não se formaram na USP, têm @usp.br, mas apenas quem se formou e tem um diploma na USP tem o @alumni.usp.br. Isso tornou um modo para caracterizar uma comunidade, graduação ou pós stricto sensu. A pessoa pode se apresentar como USPiano, para se inscrever em eventos em universidades estrangeiras por exemplo, usando seu e-mail.

A ideia desta vantagem então é oferecer um e-mail para todos ex-alunos, para que se estabeleça esse contato, ou seja, para fazer convites para ele participar de eventos da USP, dar opiniões, comunicá-los sobre acontecimentos recentes que envolvam a Universidade etc.

 

E para 2019…

Outro ponto que está para ser implementado é a possibilidade das empresas oferecerem vagas, mesmo que não sejam empresas de USPianos. Sempre em número reduzido, empresas selecionadas pelo Escritório dentro do perfil de ética e regras que a USP estabelece.

A outra questão que queremos que o ex-aluno volte a usar a plataforma são as vantagens que a Universidade já oferece: eventos, iniciativas de EAD, acesso aos bens culturais como orquestras, museus, tudo que o ex-aluno ainda pode usufruir, inclusive de maneira gratuita.

Está também para ser implementado que empresas de fora da USP, também seguindo regras estabelecidas por meio de edital a ser criado e divulgado, possam oferecer descontos para os seus serviços de lazer, entretenimento, restaurantes, para o quadro de ex-alunos registrados no Alumni.

 

Tudo isso faz que com o ex-aluno frequente a plataforma, e mantenha seus dados atualizados.”

 

Prof. Dr. Fernando Josepetti Fonseca
vice coordenador do Alumni USP

 

Transcrição e revisão: Rodrigo Rosa