O que está no acervo digital SIBiUSP?

Fonte: http://www.sibi.usp.br/acervos/

Saiba quais documentos podem ser acessados utilizando a  VPN da Universidade

Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Por meio do uso da VPN da USP, a Plataforma Alumni oferece, a todos os seus usuários, acesso aos acervos digitais do Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo, também conhecido como SIBiUSP.

Nele, estão disponíveis cerca de 270 mil e-books, majoritariamente nas línguas inglesa e francesa, fornecidos por portais como o Persee, livraria aberta de documentos científicos, e  American Psychological Association. Para encontrar algum título, autor ou fornecedor específico, basta acessar  Lista de Livros Eletrônicos. O SIBi USP também possui aproximadamente quatro mil títulos de revistas especializadas em diversas áreas do conhecimento, incluindo material jornalístico de veículos brasileiros. Eles podem ser  localizados na Lista de Revistas Eletrônicas (A-Z). Além disso, o sistema mantém 60 assinaturas de bases de dados, que estão disponíveis no Portal de Busca Integrada.

Portal Capes

A USP está entre as 200 instituições de ensino superior autorizadas a utilizar o Portal de Periódicos da Capes, que concede acesso a textos selecionados em mais de 31 mil publicações periódicas internacionais e nacionais e a publicações de resumos das mais variadas áreas de conhecimento.  A fundação de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior também possui importantes fontes de informação científica e tecnológica. Tudo isso pode ser acessado pelo Portal de Periódicos da CAPES  ou pelo Portal de Busca Integrada.

Outras bibliotecas digitais

Várias unidades da Universidade de São Paulo estão digitalizando seus acervo. Em breve, esse conteúdo poderá ser acessado pelo Portal de Busca Integrada, mas, por enquanto, pode-se encontrá-lo nos sites abaixo:

O Portal de Revistas USP oferece um acervo digital de publicações feitas por unidade de ensino e pesquisa, programas de pós-graduação e núcleos de pesquisa de docentes e alunos da USP. A produção científica e acadêmica está localizada na Biblioteca Digital da Produção Intelectual (administrado pelo SIBi USP) As teses e dissertações também se encontram no site www.teses.usp.br e são de acesso aberto.

A USP também possui bancos de vídeos e fotos. O IPTV USP é relativo a palestras, aulas, conferências e reuniões. O e-aulas trata das disciplinas e cursos oferecidos pela universidade. Há duas bibliotecas de fotografias, a USP Imagens e a Cifonautas, que se restringe a imagens de atividades científicas da área de  biologia marinha.