Aplicativo desenvolvido na USP concorre a prêmio internacional

Fonte: each.usp.br

Projeto é o único brasileiro entre os 50 finalistas do SilverEco and Ageing Well International Awards

Foto: Divulgação

O SENSEM é uma criação do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação de São Carlos (ICMC) em conjunto com a Escola de Artes Ciências e Humanidades (EACH). O projeto só conseguiu o financiamento necessário graças ao empenho da Professora Doutora Meire Cachioni, do curso de Gerontologia,  e da Professora Doutora Maria da Graça Pimentel, responsável pelo sistema ESPIM, utilizado para monitoramento à distância e base para o funcionamento do aplicativo.

Seu principal objetivo é colaborar com o acompanhamento, estimulação e avaliação de idosos, enquanto estes utilizam um dispositivo móvel na realização de suas atividades cotidianas. De acordo com a professora Meire, os participantes do projeto tem o aplicativo, que ainda não se encontra disponível para o público em geral,  instalado em seus celulares ou tablets e recebem, ao longo do dia, informes de que devem realizar alguma tarefa . Além disso, todas as atividades estão relacionadas com o que é aprendido nos cursos de informatica dos institutos responsáveis pelo projeto. Dessa maneira, é possível perceber onde estão as dificuldades de cada aluno e quais são suas peculiaridades.

O SENSEM chamou a atenção do júri do SilverEco and Ageing Well International Awards, que concede prêmios às melhores iniciativas voltadas para a terceira idade no âmbito social. São, ao todo, 50 finalistas e o aplicativo da Universidade de São Paulo está entre eles, sendo o único representante brasileiro na competição. A fase da votação aberta, em que qualquer um poderia votar em seu favorito no site da premiação,  foi finalizada no dia 7 de março. Porém, ainda falta a avaliação feita por profissionais da Gerontologia. O vencedor será anunciado no dia 29 de março em uma cerimônia realizada em Paris, na França, com previsão de início para às 14h, no horário de Brasília.