Plataforma Alumni USP terá novos recursos para ex-alunos em 2019

Portal contará com um balcão de oportunidades de empregos e um Clube de Vantagens

Em 2019, a plataforma Alumni, rede social que reúne ex-alunos da Universidade, vai ter novidades. O portal passará a contar com um balcão de oportunidades, no qual empresas poderão anunciar vagas de emprego para os usuários.

Além disso, os ex-alunos cadastrados terão acesso ao “Clube de Vantagens”, com cupons que oferecerão descontos em atividades de lazer, educação e cultura.

Atualmente, a plataforma conta com quase  41 mil usuários cadastrados, o que representa 13,6% do total de diplomados da Universidade, que é de cerca de 300 mil estudantes. Do montante de cadastrados, 52% são de titulados na graduação, 22% na pós-graduação e 26% na graduação e na pós-graduação.

De acordo com a coordenadora do programa e professora da Faculdade de Odontologia (FO), Marina Helena Cury Gallottini , esse número vem aumentando nos últimos meses e a expectativa, até o final deste ano, é que essa marca chegue a 80 mil ex-alunos. Segundo ela, para alcançar essa meta, serão desenvolvidas ações para estimular a colaboração das Unidades de Ensino e Pesquisa no projeto e será intensificada a divulgação do programa nas mídias sociais da USP.

Atualmente, as Unidades de Ensino de Pesquisa com o maior número absoluto de ex-alunos cadastrados são a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), Escola Politécnica (Poli), Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), Faculdade de Medicina (FM) e Faculdade de Direito (FD).

O Escritório de Desenvolvimento de Carreiras, ligado à Pró-Reitoria de Graduação, também deverá desenvolver um estudo detalhado sobre o perfil dos alunos diplomados.

Avanços

Criado em outubro de 2016, o Alumni USP vem recebendo, nos últimos dois anos, uma série de novos recursos, como o diploma virtual, ferramenta que permite aos formados imprimir um diploma certificado direto do site; e o acesso ao acervo digital do Sistema Integrado de Bibliotecas (Sibi).

Os novos recursos se somam aos benefícios já oferecidos pela plataforma, como acesso aos serviços do G Suit da Google e a mentoria profissional, com ex-alunos mais experientes que se dispõem a orientar quem está ingressando no mercado de trabalho.

Outra possibilidade disponível é acionar a geolocalização para encontrar usuários do Alumni nas proximidades, por nome ou por área de formação — algo que pode ser usado durante congressos e viagens de intercâmbio para fazer novas conexões dentro do meio profissional e acadêmico.

O cadastro na plataforma é voluntário e gratuito.

Matéria originalmente publicada no Jornal da USP, pela jornalista Adriana Cruz.