Voluntários para pesquisas na USP

A Universidade de São Paulo convida voluntários para participarem de suas pesquisas. Com supervisão de professores, elas buscam pessoas com diversas características e condições, como fumantes, depressivos, hipertensos etc. A intenção é ampliar o conhecimento científico acerca daquele sintoma e melhorar o tratamento para os pacientes.

Confira abaixo a lista dessas pesquisas vigentes. Entre em contato (telefone ou e-mail indicados) para verificar o processo para efetuar sua inscrição.

 

Escola de Educação Física e Esporte

 

Homens com “pressão alta” podem participar de atividade física na USP

Voluntários de 30 a 65 anos terão treinamento físico durante 10 semanas na Escola de Educação Física e Esporte, em São Paulo

Interessados podem entrar em contato com os pesquisadores Rafael Fecchio, pelo telefone (11) 99181-4040, ou Julio Sousa, (11) 98238-3041.

Mais informações, clique aqui.

 

 

Escola de Engenharia de São Carlos

 

Estudo da USP colhe informações sobre a qualidade das viagens em rodovias

Como é para você o tráfego nas rodovias do País? O número de faixas é suficiente? Há caminhões demais? Uma pesquisa da USP está avaliando esses fatores.

Contato: Telefone (16) 3373-9613

Mais informações, clique aqui.

 

 

Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto

 

USP, em Ribeirão Preto, precisa de voluntárias para testar novo protetor solar

Núcleo de Estudos Avançados em Tecnologia de Cosméticos (Neatec), da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP, precisa de voluntárias mulheres, entre 18 e 40 anos, para estudo que vai avaliar a eficácia de protetores solares que contêm nanopartículas de óxido de zinco. 

Contato: (16) 3315-4726

Mais informações, clique aqui.

 

 

Faculdade de Medicina

 

HC recruta pessoas que sofreram AVC para pesquisa clínica

O Departamento de Neurologia Clínica do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina (FM) da USP convida voluntários para participarem de estudo clínico que avaliará os resultados de reabilitação de pessoas afetadas por Acidente Vascular Cerebral (AVC). Podem participar, homens ou mulheres que sofreram o derrame, há mais de seis meses, e tenham ficado com um dos braços mais fraco.

Contato: (11) 2661-7955

Mais informações, clique aqui.

 

 

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

 

Voluntárias com dificuldades em controlar peso

O Laboratório de Práticas e Comportamento Alimentares (PratiCA) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP necessita de mulheres adultas que queiram melhorar sua relação com a alimentação para participar de oficinas sobre comportamento alimentar.

As interessadas devem entrar em contato com Carina pelo telefone (16) 98168-9748.

Mais informações, clique aqui.

 

Estudo busca melhorar atendimento a mulheres vítimas de violência sexual

O Ambulatório de Estudos da Sexualidade Humana do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (AESH – HCFMRP) está realizando um estudo conduzido por um médico psiquiatra, uma ginecologista e um psicólogo para avaliar as consequências da violência sexual para a saúde mental e vida da mulher. Para isso, eles precisam de voluntárias, entre 18 e 35 anos, que acreditem ter passado por situação de abuso sexual ou estupro antes dos 18 anos. 

Mais informações, clique aqui.

 

 

Faculdade de Odontologia

 

Pessoas com implantes dentários doentes podem fazer tratamento na USP

Está com problemas em seu implante dentário? Um projeto de pesquisa da Faculdade de Odontologia (FO) da USP, em São Paulo, estudará a ação do tratamento contra a peri-implantite, doença que atinge a área ao redor dos implantes. A peri-implantite é uma doença que atinge os implantes osseointegrados – integrados ao osso – provocando a perda óssea e até mesmo do implante.

Os interessados devem entrar em contato através do Whatsapp (11) 94528-3581 ou pela página no Facebook, Projeto Peri-Implantite da FOUSP.

Mais informações, clique aqui.

 

Seleção de voluntários com parestesia para pesquisa clínica

Pacientes com parestesia (perda de sensibilidade/ sensação de anestesia) em língua, pós cirurgia de extração do dente de siso.

Mais informações, clique aqui.

 

Laserterapia para pacientes oncológicos

Prevenção/ tratamento de mucosite e sensação de boca seca com efeito na cicatrização, alívio da dor e aumento da produção de saliva.

Contato: (11) 3091-7645

Mais informações, clique aqui.

 

 

Instituto de Física de São Carlos

 

Estudo da USP para atenuar efeitos do Parkinson busca pacientes voluntários

Pesquisadores do Grupo de Óptica do Instituto de Física de São Carlos da USP, em parceria com o Centro Universitário Central Paulista (Unicep) em São Carlos e a Universidade Martin Luther de Halle-Wittenberg, na Alemanha, reuniram esforços para tentar reduzir os efeitos da doença. Eles testaram um protocolo que diminui as dores musculares, a rigidez dos músculos e dos tremores desses pacientes, utilizando uma combinação simultânea de laser e de sucção dos músculos.

Pelo sucesso alcançado nos testes preliminares, o grupo está convocando pacientes voluntários com Parkinson para se cadastrarem na Unidade de Terapia Fotodinâmica pelo telefone (16) 3509-1351. Com um maior número de voluntários, a técnica estará mais rapidamente disponível a quem precisa.

Mais informações, clique aqui.

 

Estudo busca voluntárias para tratamento de lesões causadas pelo HPV

Mulheres entre 18 e 60 anos que apresentem lesões do tipo verrugas causadas pelo vírus HPV na região genital podem participar de uma pesquisa desenvolvida pelo Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP. O estudo irá comparar a terapia fotodinâmica com o tratamento convencional, com o objetivo de tornar o primeiro procedimento uma realidade para tratar condilomas (verrugas).

As interessadas em participar do estudo podem entrar em contato com a Unidade de Terapia Fotodinâmica da Santa Casa pelo telefone (16) 3509-1351.

Mais informações, clique aqui.

 

 

Instituto de Psicologia

 

Estudo quer desvendar sentimento das pessoas com o lugar onde moram

Como se dá a participação das pessoas em atividades realizadas nos lugares onde moram e como elas se sentem em relação a esses lugares? Uma pesquisa coordenada pelo professor Gustavo Martineli Massola, do Instituto de Psicologia (IP) da USP, em São Paulo, busca responder questões como essas.

Contato:  (11) 97648-1602

Mais informações, clique aqui.

 

USP recruta tutores e cães para participar de estudo sobre comportamento canino

O Laboratório de Cães do Instituto de Psicologia (IP) da USP, em São Paulo, está recrutando tutores e cães para participação em uma pesquisa sobre comportamento canino.  A pesquisadora responsável é Juliana Werneck Mendes, orientada por Carine Savalli e Briseida Resende.

Mais informações, clique aqui.