65 anos da Escola de Engenharia de São Carlos

A Escola de Engenharia de São Carlos da USP, fundada em 1953, completa 65 anos. Anteriormente em um prédio no centro da cidade, em 1956 foi transferida para o atual campus universitário. Nas décadas seguintes foram fundados no campus também cursos das áreas de Matemática, Ciências da Computação, Física, Química e mais recentemente o Instituto de Arquitetura. Atualmente na EESC são 10 cursos de graduação e 11 programas de pós-graduação.

Em depoimento do atual diretor da EESC, ex-aluno de graduação e mestrado da Escola, o Prof. Dr. Paulo Sergio Varoto compartilha um pouco sua experiência:

“Comemorando 65 anos de uma rica história, a Escola de Engenharia de São Carlos atinge distintos índices de excelência e destacada posição nos meios acadêmico, técnico-científico e empresarial, assim como em diferentes rankings internacionais.

Certamente tal posição de destaque não é obra do acaso, mas sim consequência da união de esforços de seus talentosos docentes, da competência e engajamento de seus servidores técnicos-administrativos e do brilhantismo de seus estudantes. A Escola busca cada vez mais adaptar-se a um contexto multidisciplinar e global, se comprometendo com a evolução, inovação e desenvolvimento em todas as suas áreas de atuação. Sempre aberta, transformadora e colaborativa, a Escola vem instigando o espírito questionador de sua comunidade para que possa atingir em sua plenitude o cumprimento da missão institucional.

Ao longo de seus 65 anos de existência, a Escola vem contribuindo significativamente para a formação de milhares de profissionais em nível de graduação e pós-graduação nos mais importantes setores da engenharia contemporânea. No campo da investigação científica, a EESC destaca-se por suas pesquisas de elevada qualidade e distinção. Através de ações externas que refletem no contínuo aprimoramento de suas ações internas, a Escola busca continuamente estreitar seu relacionamento com a sociedade. Não se pode esperar outro destino reservado a esta grande Escola que não seja o de protagonizar mudanças importantes nos anos por vir, contribuindo para a geração de riquezas para o país e novas ideias para o mundo, consolidando sua posição de uma Escola de Engenharia de classe mundial.

Vida longa à EESC!”

Confira mais informações como os registros históricos da Escola, e depoimentos de ex-alunos no site 65 anos EESC e demais informações no site oficial EESC.usp.br

Alguns dos depoimentos de ex-alunos você pode conferir na sequência: