Acontece na USP Setembro de 2022

Confira os principais eventos organizados pela Universidade de São Paulo para Setembro de 2022

Feira USP e as Profissões 2022

De 1 a 3 de Setembro, das 9h às 17h, ocorre a anual feira de profissões da Universidade de São Paulo.  Localizado na Praça do Relógio (Campus Butantã), é um evento destinado aos vestibulandos e a todos os demais que desejam conhecer os cursos de graduação oferecidos pela USP. Para a participação é necessária inscrição prévia. Mais informações aqui.

Bioética para Pesquisa em Ciências da Vida

Curso gratuito a distância promovido pelo Instituto de Biociências da USP oferece formação centrada na pesquisa em ciências biológicas.

Ocorre de 22 de setembro a 11 de novembro de 2022. As inscrições vão de 1 a 15 de setembro no Sistema Apolo. Mais informações aqui.

Observação Noturna

No dia 3 de setembro, oferecida pelo Parque CienTec da USP, ocorre a observação astronômica das 17h às 20h30. Evento gratuito com entrada até 18h30, deverá ser feito um agendamento prévio pelo e-mail agendaparque [at] usp [dot] br (com limite de vagas). Mais informações no telefone: (11) 5077-6312 de segunda a sextas das 8h30 às 16h30.

Integração das Investigações sobre as Missões Jesuíticas nos Territórios Guaraníticos

Evento público e gratuito que promove a apresentação de investigações sobre as missões jesuíticas e territórios guaraníticos.

Acontece no dia 8 de setembro, das 14h às 17h, com transmissão pelo site do Instituto de Estudos Avançados da USP. Mais informações aqui.

Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia

Promovido pela Sociedade Brasileira de História e Ciência, congrega pesquisadores de várias especialidades e linhas de pesquisa. Conta com conferências, mesas, simpósios, cursos, lançamentos de livros e atividades socioculturais.

Ocorrerá de 5 a 9 de setembro, das 8h às 18h, na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da USP. Os valores variam de R$ 70 a R$ 160, e as inscrições podem ser realizadas no site.

Mostra CINUSP

Com obras para refletir sobre as questões do Brasil através de antigas produções cinematográficas, a mostra Cinema Pensa o Brasil está em cartaz até o dia 9 de setembro.

Com sessões às 16h e às 19h no CINUSP Paulo Emílio (Rua do Anfiteatro, 181), gratuito e aberto ao público em geral. Confira a programação no site.

Oficina: TEATRALIDADES NEGRAS, com Salloma Salomão // DIASPÓRICAS: RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS

Oficina para constituição de práticas e pesquisas em torno do teatro negro e de teatralidades e performatividades de matrizes afrodiaspóricas. Ocorre entre os dias 12 e 15 de setembro das 14h às 17h.

Programação gratuita, com inscrições para a oficina até 9 de setembro. Mais informações aqui.

Teatro USP

A peça explora diálogos do clássico “As Três Irmãs”, de Anton Tchékhov (1860-1904), e desenvolve uma discussão sobre o universo do trabalho no nosso tempo.

Em cartaz até dia 18 de setembro, de quinta a sábado às 20h e aos domingos às 18h no TUSP – Teatro da Universidade de São Paulo (Rua Maria Antônia, nº 294 – Vila Buarque –SP). Ingressos entre R$ 10 e R$ 20 em https://www.sympla.com.br/produtor/moscouparaprincipiantes. Mais informações aqui.

Semana Franco-Uspiana de Cooperação Científica

Entre os dias 19 e 23 de setembro, ocorre a “Semana Franco-Uspiana de Cooperação Científica”, iniciativa do Consulado Geral da França em parceria com o Instituto de Estudos Avançados e a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin da USP.

Acontece no auditório do Conselho Universitário, situado no prédio da Reitoria. É necessária inscrição prévia. Mais informações aqui.

Curso de Astronomia para 60+

Parceria entre o Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP e o Programa USP 60+ da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, o curso promove uma visão geral de astronomia para a comunidade.

As aulas ocorrerão no próprio IAG, durante as terças e quintas-feiras, das 14h às 16h, do dia 4 de outubro até 3 de novembro. As inscrições podem ser realizadas até o dia 23 de setembro no Sistema Apolo. Mais informações aqui.

Festival CORAL USP

Evento gratuito que reúne coros independentes e semiprofissionais de bolsistas, de 25 de setembro a 1 de outubro. No Anfiteatro Camargo Guarnieri aos domingos às 11h e às 17h, de segunda a sexta às 20h30 e aos sábado às 18h. Mais informações aqui.

Prêmio DASA

Estão abertas as inscrições para a premiação DASA, que reconhece projetos, instituições e profissionais de saúde reconhecidos nas áreas científica, clínica e assistencial.

As inscrições para indicação estarão abertas até o dia 23 de setembro. Os interessados devem enviar um e-mail para premioinovacaomedica [at] gmail [dot] com contemplando todas as informações solicitadas e todo o material que acharem que pode ser relevante para os jurados. Mais informações aqui.

Exposição Neblina

De Evandro Carlos Jardim, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, a exposição conta sobre a cidade onde nasceu e viveu em 50 gravuras. Com entrada gratuita, fica em cartaz até 16 de outubro, no Instituto Tomie Ohtake de terça-feira a domingo, das 11h às 20h. Mais informações aqui.

Exposição Machado de Assis Primeiras Edições e Raridades

site da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin disponibiliza, para consulta pública e gratuita, todas as primeiras edições de obras de Machado de Assis, publicadas entre 1861 e 1908. O acervo pode ser acessado no site da biblioteca.