Conheça as Unidades da USP que estão no Ranking Top 10 Alumni USP

A Universidade de São Paulo (USP) é uma autarquia de regime especial, com autonomia didático-científica, administrativa, disciplinar e de gestão financeira e patrimonial que tem como finalidade promover e desenvolver todas as formas de conhecimento, por meio do ensino e da pesquisa; ministrar o ensino superior visando à formação de pessoas capacitadas ao exercício da investigação e do magistério em todas as áreas do conhecimento, bem como à qualificação para as atividades profissionais; estender à sociedade serviços indissociáveis das atividades de ensino e de pesquisa.

Diante de seu compromisso de contribuir para o desenvolvimento da sociedade, a instituição busca, com base nas expectativas e nas exigências do mercado de trabalho, identificar os ajustes necessários para as propostas político-pedagógicas de seus cursos e programas de pós-graduação, visando à melhor qualificação e à formação acadêmica. No conjunto das ações desenvolvidas para esse fim, encontra-se o acompanhamento de egressos realizado pelo Programa Alumni USP.

O referido programa, além de fortalecer e estimular os elos existentes entre a universidade e seus ex-alunos, possibilitando o acompanhamento da vida profissional dos egressos diplomados nos cursos de graduação e nos programas de pós-graduação, promove um fantástico networking. Ser Alumni USP é sensacional, mas ver a Unidade em que você se diplomou no TOP 10 Alumni USP é ainda melhor, pois ela terá um número maior de informações para utilizar no aperfeiçoamento dos cursos que oferece.

Aos egressos diplomados são oferecidas vantagens e oportunidades tais como o e-mail @alumni, que possibilita a migração de todo o conteúdo do seu antigo @usp, disponibilidade para usar a rede Eduroam na USP e em outras universidades, o acervo digital da USP e o G Suite for Education (Google Docs, Hangouts, Drive ilimitado, Google +), consultar anúncios de vagas de emprego e ainda participar de atividades de educação continuada.

Para a Universidade, o programa oportuniza o acompanhamento da vida profissional dos egressos diplomados por meio de informações registradas na plataforma Alumni USP. Essas informações são fundamentais na concretização de um processo avaliativo que consolide as qualidades dos cursos e programas de pós-graduação e são relevantes na busca por melhor qualidade da formação de novas gerações e no atendimento das expectativas da sociedade. Por isso, a atualização das informações registradas pelos egressos na plataforma precisa ser uma constante. Ao atualizar os seus dados pelo https://www.alumni.usp.br, você poderá nos ajudar a entender a sua atuação na sociedade e contribuir com informações para aperfeiçoarmos o ensino oferecido na USP.

Alumni USP em números

No período de janeiro a julho de 2022, 8.994 novos usuários foram registrados na plataforma, representando um acréscimo 9,32% e totalizando 105.496 egressos, sendo 75.449 (30,67%) diplomados na graduação e 48.999 (37,18%) na pós-graduação – Mestrado e/ou Doutorado.

Ao analisar o perfil demográfico de usuários da plataforma no primeiro semestre de 2021 e no primeiro semestre de 2022, constatou-se que, em 2021, a faixa etária dos egressos com a maior adesão à plataforma foi entre 26 e 30 anos, seguida por 31 e 40 anos. As duas faixas totalizavam 64,40 % dos ingressantes na plataforma do ano de 2021. Em 2022, verifica-se que a faixa etária com maior adesão passou a ser entre 21 e 25 anos, seguida pela faixa entre 26 e 30 anos. As duas faixas com maior adesão totalizaram 60,63%.

Quanto à atuação profissional, 52,00% dos egressos informaram atuar na mesma área da graduação realizada na USP, 19,40% em outra área, 15,70% na mesma área da pós-graduação, 6,80% na área de todas as formações recebidas na USP e 6,1% não atuar profissionalmente.

As Unidades, Institutos e Museus que lideram o Ranking Top 10 Alumni USP, em número absoluto e em número relativo de usuários, são apresentadas nas tabelas a seguir.

Tabela 1- número absoluto de usuários da plataforma Alumni USP segundo Unidades de origem. Jul.2022

Dentre as TOP 10 – número absoluto, destacam-se a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFCH), com 12.911(31,83% do total de egressos diplomados na Unidade), Escola Politécnica (EP), com 10.123 (29,94%) e a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), com 6.346 (38,50%).  Parabéns aos egressos que se cadastraram voluntariamente na plataforma e as Unidades que empreenderam esforços para estimular os seus diplomados a continuarem pertencendo a USP.

Tabela 2- número relativo de usuários da plataforma Alumni USP segundo Unidades de origem. Jul.2022

Nesse ano, o Escritório Alumni USP inova na divulgação do ranqueamento esse ano, trazendo também o número relativo de usuários das Unidades, Institutos e Museus onde se destacam a Faculdade de Direito de Ribeirão Preto, o Instituto de Estudos Brasileiros, Instituto de Arquitetura e Urbanismo com as três primeiras colocações em números percentuais de egressos.