Alumni em destaque: Euclides Matheucci

Sócio fundador e Diretor Científico e de Inovação da empresa DNA Consult Genética e Biotecnologia e Professor Visitante do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da UFSCAR, Euclides Matheucci realizou toda a sua formação profissional na Universidade de São Paulo

Foto do perfil de Euclides Matheucci Jr.

Fonte: Linkedin de Euclides Matheucci.

Em entrevista concedida ao Alumni USP, o egresso ressalta a importância da formação recebida na USP em atividades curriculares e oportunidades extracurriculares em sua carreira como pesquisador e empreendedor.

Realizou graduação em Ciências Biológicas na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto USP, pela qual teve oportunidade de participar do programa de iniciação científica supervisionado pelo Prof. Dr. Wilson Roberto Navega Lodi do Departamento de Bioquímica da FMRP-USP e, na ocasião, também estudou com o Prof. Dr. Héctor Terenzi. Já na Pós-Graduação, realizou mestrado e doutorado no Instituto de Química da USP, onde teve a oportunidade de aprender e pesquisar com grandes professores como Walter Coli, Fernando Reinhardt, Hamza El-Dorry, Pio Colepicollo, entre muitos outros nomes importantes na área. Além da formação na USP, o egresso realizou formações complementares no Instituto Empreender Endeavor / Fapesp,  W Institute, EMPRETEC e Universidad Católica de Santiago de Chile.

Em 1998, Euclides fundou a empresa DNA Consult, que trabalha com análises de DNA, clínico e em animais e que garante prognósticos e diagnósticos genéticos que melhorem a qualidade de vida. Atualmente, a empresa conta com um CEO que também é ex-aluno da USP.

O egresso relata que sua perspectiva de mercado diferenciada deve-se ao fato de ter iniciado sua carreira profissional aos 13 anos de idade, como Menor Aprendiz no Banco do Brasil. “Além disso, a sólida formação em bioquímica e biologia molecular  recebida me permitiu liderar vários projetos de inovação tecnológica. O grupo da DNA Consult/QGene teve cinco projetos PIPE/FAPESP aprovados, além de outros inúmeros projetos suportados por investidores e a própria empresa”, comenta.

Como estudante de escolas públicas, Matheucci ressalta a importância do ensino público no estímulo para desenvolver pesquisas para a sociedade. “Ao terminar o doutorado, me dediquei a devolver para a sociedade o que me foi investido na forma de produtos de alta qualidade tecnológica com preços abaixo do mercado”.

A importância da USP em sua carreira profissional é reconhecida e destacada, principalmente, pelos conhecimentos sólidos adquiridos, estabelecimento de ampla rede de contatos e de oportunidades para o desenvolvimento de estudos com professores renomados que contribuíram na sua formação e profissionalização.

Solicitado a contribuir com sugestões para a universidade, Euclides sugere a aplicação de ideias e projeto de startups nos cursos de graduação e pós-graduação, uma vez que “os melhores projetos poderiam sair da universidade como empresas”, ressalta o egresso.

O Escritório Alumni USP parabeniza o egresso pela exitosa carreira profissional, e deseja sucesso em sua trajetória!

Texto: Giovanna Alteparmakian