Conheça os egressos da USP vencedores do prêmio Jabuti 2023

O 65º Prêmio Jabuti premiou cinco egressos da Universidade de São Paulo em sua edição de 2023.

O Prêmio Jabuti, um dos mais importantes prêmios literários do país, reconhece personalidades e feitorias relevantes para ampliação e aclamação da cultura do país. Em sua 65º edição, premiou trabalhos significativos em quatro eixos: Literatura, Não Ficção, Produção Editorial e Inovação. Neste ano, seis ganhadores do prêmio são egressos da Universidade de São Paulo, o que confere excelência e prestígio à Universidade.

Neste ano, cinco ex-alunos da USP (quatro da FFLCH e um da ECA), foram agraciados com o Prêmio Jabuti, sendo um deles o principal prêmio da categoria: Livro do Ano. O principal vencedor recebe R$ 70 mil e uma viagem para a próxima Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha. Os demais vencedores recebem R$ 5 mil cada um.

Conheça os ganhadores e seus trabalhos a seguir:

Fabrício Corsaletti

Fabrício Corsaletti, formado em Letras pela FFLCH/USP, recebeu o prêmio na categoria Poesia, do Eixo Literatura e em Livro do Ano com o livro Engenheiro Fantasma, publicado em 2022.

Paulo Fehlauer

Graduado em Jornalismo pela ECA/USP, Paulo Fehlauer recebeu o prêmio de Escritor Estreante no Eixo Inovação, com o romance Eixo Oeste.

Lilia Moritz Schwarcz

Lilia Moritz Schwarcz, graduada em História e Doutora em Ciências Sociais – além de professora titular no Departamento de Antropologia pela FFLCH/USP – recebeu o prêmio com o título Óculos de cor: ver e não enxergar, na categoria Juvenil, Eixo Literatura.

Sergio Burgi

Formado em Ciências Sociais pela FFLCH/USP, Sergio Burgi recebeu o prêmio da categoria Artes, no Eixo Não Ficção, com a obra Walter Firmo: no verbo do silêncio a síntese do grito.

Marcos Severino Nobre

Marcos Nobre, formado em Ciências Sociais pela FFLCH/USP e mestre e doutor em Filosofia pela FFLCH, foi premiado pelo livro Limites da democracia: de junho de 2013 ao governo Bolsonaro, na categoria Ciências Sociais, Eixo Não Ficção.

Texto: Giovanna Alteparmakian