Alumni em destaque: Silvia Helena De Bortoli Cassiani

A Assessora regional de enfermagem e técnicos de saúde da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), Silvia Cassiani é egressa da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP/USP) e a segunda enfermeira brasileira a atuar no cargo ao longo de 121 anos da OPAS.

Imagem disponibilizada por Silvia Cassiani

O Escritório Alumni USP realizou entrevista com a egressa, a qual discorreu sobre sua trajetória profissional e o impacto da formação recebida na USP em sua atuação profissional.

Silvia realizou graduação em Enfermagem na EERP/USP em 1977, mesma unidade onde deu aula e realizou pós-graduação: mestrado (1988) e doutorado (1994), ambos em Enfermagem. A egressa atuou como docente da EERP no período de 1986 a 2016, quando se aposentou. Destaca-se que a professora iniciou a sua carreira como auxiliar de ensino e se aposentou como professora titular em 2015. Desde 2023 é Professora Emérita da EERP-USP.

Durante a sua atuação na USP a egressa exerceu atividades de ensino, pesquisa, extensão e de gestão universitária. Dentre as diversas funções exercidas, Silvia foi chefe do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada, membro do Conselho Universitário e diretora da EERP-USP (2010 e 2014); e na extensão destacamos a sua liderança enquanto fundadora da Rede Internacional de Enfermagem de Segurança do Paciente e da Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente (REBRAENSP) que agrega estudantes, profissionais e pesquisadores.

Atuando há mais de uma década na Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) como assessora regional, a Dra. Silvia Cassiani realiza um importante trabalho articulado com os Ministérios de Saúde dos 52 países da Região das Américas, universidades, associações e colégios profissionais; além de outras organizações internacionais para o desenvolvimento da enfermagem e dos técnicos de saúde na Região das Américas, inclusive no Brasil. Além disso, ela mantém contato regular com a equipe de enfermagem da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O seu trabalho na OPAS gera impactos fundamentais tanto na área de Enfermagem, quanto no intercâmbio de professores e estudantes de pós-graduação da Região das Américas para a USP, e vice-versa, e no estabelecimento de convênios internacionais com as Universidades.

Temos contribuído com a formação de novos enfermeiros e com a melhor capacidade de professores de enfermagem na Região das Américas. Isso resultará em melhor assistência de saúde às populações em diversos países, na medida que existem profissionais mais capacitados”, destaca a egressa.

Durante a entrevista, ela menciona a relação da Escola de Enfermagem – Centro Colaborador da OPAS/OMS – com a Organização Pan-Americana de Saúde, desde 1988. Esse título único no Brasil, carregado pela EERP/USP, favorece a internacionalização da Universidade e o desenvolvimento e divulgação de pesquisas e ações da USP em outros países. Cita ainda que a USP pode aumentar muito a sua colaboração com países da América Latina e Caribe, principalmente com relação à formação de pós-graduandos, capacitação de professores de Escolas de Enfermagem e o desenvolvimento de pesquisas. Há necessidades educacionais e de investigação que a colaboração com a USP pode suprir, na América do Sul, Central e no Caribe, como já vem sendo feito com êxito pelo Centro Colaborador da OPS/OMS da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto.

A egressa destaca a importância do estabelecimento de redes colaborativas e parcerias entre a Universidade e o setor de saúde, citando como exemplo o importante potencial dessa parceria para enfrentar a recente pandemia da Covid-19. Além disso, visando a internacionalização dos cursos da área da saúde, sugere o oferecimento de disciplinas de Saúde Global, com enfoque em pensamento crítico, inovação nacional e trabalho colaborativo. Nesse sentido, menciona a relevância da realização de estágios pelos graduandos em órgãos como a própria Organização Pan-Americana de Saúde, o Banco Interamericano de Desenvolvimento, o Banco Mundial, a Organização de Estados Americanos, a Organização Mundial de Saúde e outras. A professora indica que recebeu vários pós-graduandos da EERP na OPAS, como estagiários, e eles puderam vivenciar o trabalho em uma organização internacional. Ela informa que coordena o programa de convênio entre a University of Michigan e a OPAS, e que este pode servir de inspiração para a Universidade.

A Alumni menciona com ênfase e orgulho a importância do conhecimento adquirido e das experiências vivenciadas na USP.

A USP foi minha escola, nela estive 36 anos e dela pude aprender muito e sem dúvida, seguir contribuindo. Além da formação recebida, exercer os diversos cargos na EERP me propiciaram visão de liderança e política, que hoje utilizo no trabalho com os governos e ministérios de saúde dos países”.

O Escritório Alumni USP parabeniza a Dra. Silvia Cassiani por sua trajetória profissional e pelas relevantes contribuições para a área da Enfermagem, da saúde e para a sociedade.

Texto por Giovanna Alteparmakian