Alumni em destaque: Rosana Hermann

A Alumni USP, Rosana Hermann, se destaca profissionalmente pelo importante trabalho realizado como roteirista, jornalista e apresentadora de programas em todas as emissoras abertas de televisão no Brasil. Atualmente, é colunista da Folha Online.

Imagem disponibilizada por Rosana Hermann

Em entrevista concedida ao Alumni USP, a egressa Rosana Hermann ressaltou como o caminho percorrido e a sua formação na Universidade de São Paulo (USP) foi essencial para a sua vida pessoal e profissional.

A egressa se graduou em Física, no Instituto de Física da USP, em 1978, onde também cursou o programa de mestrado em Física Nuclear, não chegando a defender a sua dissertação de mestrado. Posteriormente, cursou por dois anos o curso de Comunicação Social na Escola de Comunicações e Artes da USP, realizou um curso de pós-graduação e mudou de carreira e a sua trajetória profissional.

Rosana foi roteirista da TV Cultura, TV Globo – em programas como Sai de Baixo e Vai que Cola, do Multishow – trabalhou como âncora do jornal Fala Brasil e prestou serviços como roteirista e apresentadora nas emissoras abertas da TV brasileira. Sua atuação profissional gera impactos ativos na sociedade, principalmente na área educativa; como roteirista de programas da TV Cultura e do Telecurso 2º Grau da Fundação Roberto Marinho, a egressa tem papel fundamental na transmissão da informação de forma acessível e para todos.

Trabalhando com temas como mídia e comunicação, Rosana opera profissionalmente na internet desde 1995, onde atuou como colunista de vários blogs – incluindo o Querido Leitor, que lhe proporcionou o prêmio The BOBs (Best of Blogs) em 2008. Em 2023, fez parte da lista Forbes Over 50, enaltecida como uma das maiores vozes das redes sociais brasileiras. Atualmente, a ex-aluna ocupa o cargo de Colunista de Entretenimento da Folha de São Paulo.

Rosana define seu período de estudante na USP como a etapa mais importante de sua formação como cidadã. “Minha formação na USP foi essencial. A visão de mundo, a consciência social, a convivência com a realidade do Brasil foram pilares fundamentais para minha formação pessoal e profissional.

Ao discorrer sobre a atuação da USP em sua formação, a egressa menciona que continua fazendo cursos na USP pelo projeto 60+, para se manter atualizada de mudanças sociais dentro da Universidade. “Convivo com alunos jovens, com uma USP mais diversa e menos elitista do que foi na época em que me formei. Isso me mantém ligada ao nosso zeitgeist, essencial para qualquer jornalista.”

Como sugestões aos atuais alunos, professores e gestores da USP, Rosana destaca a necessidade da Universidade de atender os anseios de estudantes mais jovens, modernizando as salas de aula e estimulando os professores a buscarem informações além da academia. Elogiou, ainda, os projetos desenvolvidos pela USP e o seu poder de alcance na população, mas ressalta que eles precisam ser mais divulgados.

O Escritório Alumni USP parabeniza a egressa pela brilhante trajetória profissional e suas contribuições para a área da comunicação brasileira.

Texto por Giovanna Alteparmakian