Premiado pela Academia de Medicina de São Paulo e integrante do Programa Jovens Lideranças Médicas, o Alumni USP é egresso da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
O pesquisador e cirurgião plástico Vitor Penteado Figueiredo Pagotto foi premiado em julho deste ano pela Academia de Medicina de São Paulo (AMSP). Seu estudo intitulado “Aplicação de células-tronco de gordura para o tratamento de fístula enterocutânea em modelo experimental murino” foi eleito trabalho vencedor da categoria “Médicos com CRM do Estado de São Paulo” na edição 2024 dos Prêmios Científicos da Academia. Com a premiação, Pagotto terá seu trabalho publicado e divulgado nacionalmente, será diplomado pela Academia, e palestrante convidado em Tertúlia da AMSP.
O estudo, produto de sua tese de doutorado defendida em 2024 no Programa de Pós-graduação em Anestesiologia, Ciências Cirúrgicas e Medicina Perioperatória da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), abre portas para novas possibilidades para o tratamento de fístulas enterocutâneas a partir da aplicação de células-tronco. Demonstrando resultados positivos, como redução do diâmetro das fístulas e aumento da densidade vascular na região, sua pesquisa contribui para o desenvolvimento de novas terapias para esta patologia.
Pagotto recebeu outros dois prêmios pelo trabalho em eventos científicos; no Simpósio de Tratamento de Feridas da Faculdade de Medicina da USP foi eleito Melhor Trabalho em 1° Lugar, e no Gastrão 2024 — evento internacional promovido pela FMUSP que reúne médicos e pesquisadores de referência na área da saúde do aparelho digestivo — foi premiado como 1° Lugar na categoria de Melhor Tema Livre. Recentemente, o Alumni USP foi convidado para compor o Programa Jovens Lideranças Médicas da Academia de Medicina, que visa a implantação e viabilização de ações inovadoras na medicina através da colaboração de médicos em destaque no cenário nacional.
Seu vínculo com a USP começou na graduação, na Faculdade de Medicina (FMUSP) em São Paulo. Após a conclusão do curso em 2014, o egresso realizou residência médica nos programas de Cirurgia Geral (2018) e Cirurgia Plástica (2021) do Hospital das Clínicas da FMUSP, onde se destacou como Preceptor do Serviço de Cirurgia Plástica em 2022. Na mesma instituição concluiu seu doutorado este ano.
Em meio a grandes avanços e conquistas, Pagotto expressa a relevância da formação acadêmica recebida para o sucesso de sua trajetória profissional. O ensino de excelência em nível internacional da USP o levou a realização de intercâmbios e estágios em universidades como a Harvard University (EUA) e o Instituto Tonnard & Verpaele (Bélgica), além da formação de uma ampla rede de relacionamentos profissionais. O alumni reforça a importância do incentivo à pesquisa da Faculdade de Medicina para o desenvolvimento de sua carreira, e lembra com carinho de seus dois supervisores, Prof. Dr. Rolf Gemperli e Prof. Dr. Silvano Raia, fundamentais em suas pesquisas.
As atividades extracurriculares também foram parte importante da vida de Vitor Pagotto dentro da Universidade de São Paulo. Foi presidente da Liga de Técnica Cirúrgica e Cirurgia Experimental, o que contribuiu para seu aprimoramento técnico, e atleta da Associação Atlética Acadêmica Oswaldo Cruz e Seleção USP de atletismo, onde o esporte universitário o ensinou sobre determinação e organização. No Projeto Bandeira Científica — extensão universitária com visão biopsicossocial que visa a prevenção e promoção da saúde em diversas regiões e comunidades brasileiras —, Vitor foi presidente de uma expedição para Inhambupe, na Bahia. Valorizando as experiências extracurriculares em sua trajetória, ele incentiva a Universidade a desenvolver projetos de extensão que busquem cada vez mais o diálogo entre a USP e as comunidades externas, de forma a atrair financiamento e apoio para multiplicar o trabalho já realizado pela instituição.
Atualmente, Pagotto desenvolve seu pós-doutorado na FMUSP no projeto de xenotransplantes de suínos geneticamente modificados, compõe a Câmara Técnica de Cirurgia Plástica do Cremesp, e atua como diretor adjunto do DENADE-SBCP. É também cirurgião plástico sócio-fundador da Sartor, clínica de saúde idealizada por egressos da USP que visa dar continuidade à abordagem interdisciplinar da Faculdade de Medicina da USP.
O egresso manifesta a sua felicidade pelo reconhecimento de suas atividades profissionais e destaca que as nomeações e prêmios recebidos como “grandes oportunidades de aprendizado e colaboração com todos os membros da instituição e também seus parceiros”, além do incentivo à pesquisa e aos trabalhos acadêmicos. Os títulos também têm um significado simbólico para o cirurgião, afirmando e estimulando sua carreira que, há mais de dez anos, prioriza a combinação entre a inovação e a tradição científica na medicina.
O Programa Alumni USP parabeniza o egresso pelo caminho trilhado e deseja sucesso no restante de sua jornada profissional!
Texto por Ana Beatriz Marka Fraga Moreira