Alumni USP em destaque: Cornelia Bohne

Egressa do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQ-USP), é eleita Fellow da Royal Society of Canada

Foto: University of Victoria

A Alumni USP, Cornelia Bohne, egressa do Instituto de Química da Universidade de São Paulo e Professora Titular do Departamento de Química da University of Victoria no Canadá, foi eleita recentemente Fellow da Royal Society of Canada (RSC),  honraria acadêmica de mais alto destaque no país. A RSC, fundada em 1882, tem como propósito reconhecer a excelência de intelectuais, acadêmicos, pesquisadores e líderes, além de incentivá-los para que promovam o avanço do conhecimento para construir um futuro melhor no Canadá e no mundo. A instituição ainda presta assessoria ao governo e à sociedade e promove inovação e cultura.

A pesquisadora recebeu a distinção e o reconhecimento da RSC por sua pesquisa ser referência na área de Química Supramolecular e pelo desenvolvimento de técnicas especializadas para o entendimento desses sistemas, causando impacto e se tornando referência para a continuação dos estudos da área. Cabe destacar que, em sua trajetória profissional, a Dra. Cornelia recebeu várias distinções e, em 2011, foi eleita Fellow do Chemical Institute of Canada.

Em entrevista concedida ao Alumni USP, a pesquisadora ressalta que os seus estudos foram desenvolvidos com colaboradores ao redor do mundo, inclusive do Brasil, e estes foram importantes para o fortalecimento de sua linha de pesquisa, da qual as evidências científicas obtidas contribuíram para a sua nomeação como Fellow da RSC. Além disso, oferece também oportunidades de pesquisa e intercâmbio e, em suas vindas ao Brasil, promove atividades fundamentais que vão além da sala de aula para os alunos, como cursos de pós-graduação.

Ao discorrer sobre a formação recebida no IQ-USP no curso de graduação (1982) e no doutorado em Bioquímica (1987), Cornelia destaca a importância da formação na USP para a sua carreira profissional. “A minha formação, tanto na graduação como na pós-graduação, foi excelente e com frequência eu tenho recordações dos professores que influenciaram a minha atuação profissional e científica”. Segundo ela, a formação rigorosa e abrangente recebida na graduação, as oportunidades e o apoio recebido para o desenvolvimento de pesquisa, lhe possibilitou dar continuidade à formação na pós-graduação e, posteriormente, no desenvolvimento de sua linha de pesquisa e em sua atuação profissional, desde 1992, na University of Victoria.

O Escritório Alumni USP parabeniza a egressa pela exitosa trajetória profissional.

Texto: Giovanna Alteparmakian